Nossos deveres incluem ensinar o evangelho, batizar, administrar o sacramento, visitar os membros, ordenar outros ao Sacerdócio Aarônico, e realizar o trabalho missionário.
Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino.
A missão de um sacerdote é o serviço, a doação e ele deve ser um sinal da presença de Jesus Cristo no meio de todo povo, anunciando o evangelho, zelando pelos irmãos, ajudando-os a crescer na Fé. Uma demonstração de todo esse amor de dedicação ao próximo e a Igreja é o padre que se dedica ao trabalho missionário.
“O dever do sacerdote é pregar, ensinar, explicar [e] exortar” (D&C 20:46). Isto quer dizer que um sacerdote é chamado para ensinar aos outros os princípios do evangelho. E, a fim de ensinar os princípios do evangelho, é claro que primeiro ele precisa aprendê-los.
Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.
OS SACERDOTES - suas funções no Velho e no Novo Testamento
Qual o poder do sacerdote?
Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.
Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.
Como sacerdotes, temos todas as responsabilidades e deveres de um diácono e mestre. Além disso, nossos deveres incluem ensinar, batizar, administrar o sacramento, visitar os membros, ordenar outros ao Sacerdócio Aarônico e auxiliar no trabalho missionário.
Para que uma família esteja diante de Deus, o servo sacerdote do lar precisa se posicionar, observar os conselhos de Paulo em I Coríntios 11.3 e Efésios 5.25-26, reconhecendo seu papel como líder e guia espiritual, amando e protegendo sua casa com humildade à exemplo de Cristo.
O sacerdote é um servo de Cristo, pertencendo totalmente a Ele. E acrescenta o Papa: “Precisamente porque pertence a Cristo, o presbítero encontra-se radicalmente ao serviço dos homens: é ministro da Sua salvação, nesta progressiva assunção da vontade de Cristo, na oração, no 'estar coração a coração' com Ele”.
O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um sacerdote consagrado por um bispo cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia (missa), ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura, abençoar os fiéis, entre outras funções.
Qual a importância do sacerdote para nossa comunidade?
Os padres são chamados a ser pastores que cuidam do rebanho de Cristo. Eles nos guiam na fé, celebram os sacramentos e nos oferecem orientação espiritual. Através do sacramento da Eucaristia, eles nos alimentam com o Corpo e Sangue de Cristo, renovando diariamente o mistério da nossa redenção.
Ser padre é expressão de uma convocação particular para uma missão específica a serviço do Povo de Deus. A vocação presbiteral não é mérito pessoal, mas escolha do Senhor: “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu é que vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto” (Jo 15,16).
Jesus, nosso sumo sacerdote, tocou em mortos. Mas Ele, unicamente, era puro e capaz de devolver vida. Os sacerdotes não podiam raspar a cabeça, nem aparar a barba, nem fazer cortes no corpo. Esses eram costumes pagãos.
Sacerdote é o mesmo que padre. Este termo se refere ao homem que recebeu o sacramento da Ordem Sacerdotal e que, por isso, pode celebrar a Eucaristia. Os sacerdotes – também chamados de padres ou presbíteros – são representantes legítimos de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote.
O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada. É o dever do representante de qualquer grupo ou organização empenhar-se para representar honrosamente esse grupo ou organização.
resposta: Os sacerdotes intermediam a relação com os deuses e realizavam rituais; os militares protegiam a sociedade e mantinham a ordem, enquanto os camponeses garantiam a produção de alimentos e a subsistência da população.
Onde na Bíblia diz que o homem é o sacerdote do lar?
O homem é autoridade para abençoar sua família. Além de ensinar a orar, o homem deve orar e interceder a Deus por cada um de sua casa. A oração é a chave da vitória (Mt 6.6; Mt 21.22; Mc 11.24; Rm 12.12; 1Ts 5.17).
O sacerdócio é o poder eterno e a autoridade de Deus. Por meio do sacerdócio, Ele criou e governa os céus e a Terra. Por esse poder, o universo é mantido em perfeita ordem. Por esse poder, Ele realiza Sua obra e glória que é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).
Ele deve ensinar e instruir os filhos, servindo como exemplo de fé e integridade. Infelizmente, ao longo dos séculos, os homens abandonaram essa responsabilidade, levando a uma crise familiar. No entanto, todo homem, mesmo sem filhos, tem o chamado de Deus para liderar a casa como sacerdote, comunicando Sua palavra.
Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).
Pelo sacramento da Ordem, o sacerdote torna-se o representante legítimo de Cristo, o ungido do Senhor. Quando preside a celebração dos sacramentos, principalmente a Eucaristia e a reconciliação, ele age in persona Christi, ou seja, na Pessoa de Cristo, fonte de onde provém a vida para todos os membros da Igreja.
O apóstolo Pedro nos descreveu no capítulo 2 de I Pedro, versículo 9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.