O que a psicopedagoga pode fazer?
A atuação no campo preventivo da psicopedagogia ocorre em diferentes instituições, como escolas, hospitais e empresas. O objetivo do psicopedagogo que atua nesse campo é identificar os obstáculos e elementos facilitadores do processo de aprendizagem e ensino, prevenindo a instalação da dificuldade de aprendizagem.O que o psicopedagogo pode diagnosticar?
No diagnóstico psicopedagógico clínico é necessário identificar como acontece o processo do desenvolvimento do sujeito assim como seus aspectos emocionais, cognitivos, relação familiar e grupos sociais em que ele vive para que possa compreender sintomas.Quando se deve procurar um psicopedagogo?
Quando procurar atendimento psicopedagógico?
- Aquisição lenta de vocabulário;
- Falta de interesse em ouvir histórias;
- Dificuldade de seguir rotinas;
- Hiperatividade;
- Dificuldade de adaptação na escola;
- Inversão de letras, sílabas ou palavras;
- Adição ou emissão de sons;
- Leitura e escrita lenta para a idade;
O que é psicopedagoga trata?
O trabalho do psicopedagogo é analisar os processos de ensino-aprendizagem e como os fatores psicológicos influenciam eles, com o objetivo de buscar melhores formas ou estratégias de assimilação de conhecimento. Como cada pessoa é única, esse tipo de orientação também precisa ser personalizada.Psicopedagogia?? Você sabe o que é?
O que a psicopedagogia faz?
Seu papel fundamental é analisar o processo de aprendizagem humana e desenvolver estratégias para superar deficiências e dificuldades no aprendizado.O que o psicopedagogo faz na primeira consulta?
Durante a primeira consulta, o psicopedagogo procura compreender os elementos que desfavorecem o processo de aprendizagem do paciente.Como é o exame psicopedagógico?
Aplicação das técnicas projetivasSão análises de desenhos que o sujeito faz, guiado pelo psicopedagogo. Essa aplicação tem o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito tem. Os três vínculos analisados são o escolar, o familiar e o vínculo consigo mesmo. Também podem durar de uma a duas sessões.
Quem precisa de psicopedagoga?
Se você suspeita que o seu filho pode ter um transtorno de aprendizagem ou deseja receber uma opinião profissional, não hesite em agendar uma consulta com um psicopedagogo.Como saber se o meu filho precisa de um psicopedagogo?
Quando se trata de transtornos mentais ou condições neurológicas, a resposta é sempre “o mais cedo possível”. Assim que os pais identificarem desafios recorrentes no processo de aprendizagem dos filhos, já podem buscar este profissional.Quais transtornos o psicopedagogo atende?
A Psicopedagogia é uma abordagem de fundamental importância para intervir nos Transtornos de Aprendizagem. Os Transtornos de Aprendizagem mais comuns são: a Dislexia, a Discalculia e o Transtorno de Déficit Atenção Hiperatividade – TDAH, mas existem outras dificuldades de aprendizagens mais brandas ou mistas.Quais são os testes que uma psicopedagoga faz?
Aqui estão alguns testes e avaliações comumente utilizados:
- Avaliação Psicomotora:
- Avaliação Cognitiva:
- Avaliação Emocional e Social:
- Avaliação Fonológica:
- Avaliação da Percepção Visual:
- Avaliação da Linguagem Oral:
- Avaliação Socioemocional:
O que o psicopedagogo não faz?
Então, no diagnóstico, a observação é um instrumento que o psicopedagogo utiliza-se para atuar na instituição escolar. Porque, na escola, o psicopedagogo não vai fazer testes com os alunos, nem com ninguém. Além de considerar os aspectos de comunicação e interação essenciais para o processo de aprendizagem.Quem fez psicopedagogia pode clinicar?
Com a formação institucional você poderá trabalhar em escolas, ong´s, empresas, mas não poderá clinicar.Qual é o foco do psicopedagogo?
Seu objeto de estudo é a aprendizagem humana. Para SCOZ (1991), a psicopedagogia é uma área que estuda o processo de aprendizagem e suas dificuldades e que, numa ação profissional, deve integrar vários campos do conhecimento com o objetivo de compreender esse processo e os problemas encontrados.Quanto tempo dura uma consulta com psicopedagogo?
Cada sessão tem a duração de 40 a 50 minutos, conforme combinado com a família, e estas sessões podem acontecer uma ou duas vezes por semana. A avaliação em um consultório psicopedagógico poderá confirmar ou não as suspeitas do psicopedagogo frente a queixa formalizada pelos pais ou pela escola.Quando a psicopedagogia é indicada?
É indicado, caso se perceba que a criança ou o jovem apresenta dificuldades que não se justificam como proveniente de problemas de correção visual ou auditiva; possuem baixo desempenho acadêmico mesmo com acompanhamento e reforço escolar, aliada a dificuldade acentuada em atividades lecto-escritas, de raciocínio lógico ...O que a psicopedagoga trata?
A Psicopedagogia é uma área que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional trabalha tentando entender dificuldades e melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Pode atuar tanto com a educação formal, em escolas, quanto com aquisição de novas práticas no mercado de trabalho.Quantos anos dura a faculdade de psicopedagogia?
O curso de Psicopedagogia tem uma duração média de 6 semestres (3 anos), com uma grade curricular que aborda temas, conceitos e metodologias que permeiam os campos da Psicologia e da Pedagogia.Quais os testes psicopedagógicos para TDAH?
- BDEFS - Escala de avaliação de disfunções executivas de barkley. NÃO-RESTRITO.
- EPF-TDAH - Escala de Prejuízos Funcionais. NÃO-RESTRITO.
- ETDAH-AD - Escala de transtorno do déficit de atenção e hiperatividade. NÃO-RESTRITO.
- VINELAND 3 - Escalas de Comportamento Adaptativo Vineland. NÃO-RESTRITO.
Quando um adulto deve procurar um psicopedagogo?
CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA DO ADULTODe um modo geral é o adulto quem procura a ajuda do psicopedagogo quando, por vezes, descobre sozinho, que tem alguma dificuldade para aprender.
Como é feito o atendimento psicopedagógico?
O psicopedagogo conversa com os responsáveis pela criança em uma consulta individual. É neste momento que devem relatar preocupações e observações em relação ao filho. Caso a escola tenha chegado a contatar os pais sobre a dificuldade de aprender do mesmo, essa informação também deve ser repassada ao profissional.Qual o público-alvo da psicopedagogia?
pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas e altas habilidades”, modificando a terminologia de portador de deficiência para portador de necessidades especiais.Qual o olhar do psicopedagogo?
Entende-se que a função do psicopedagogo é investigar todas as variáveis possíveis existente no processo de aprendizagem, a fim de orientar as famílias para a resolução de conflitos, inclusive de natureza afetiva-emocional. O adolescente vive hoje em um mundo cada vez mais complexo, globalizado e veloz.Quantas sessões com a psicopedagoga?
Como funcionaO diagnóstico é composto de aproximadamente 8 a 10 sessões, com frequência a ser definida pelo profissional de acordo com a necessidade da criança.