O que é PIX? O PIX é um meio de pagamentos do Banco Central. Por meio dele, você efetua transações de transferência de dinheiro de modo instantâneo, seja para pessoas físicas, seja para jurídicas.
O Pix foi idealizado pelo Banco Central do Brasil e começou a ser desenvolvido por um grupo de estudos do órgão em 2018. Em 2020 ocorreu o lançamento do sistema de pagamentos. Até o fim do ano de 2022, 133 milhões de pessoas físicas já tinham feito ou recebido pelo menos um Pix.
O que é Pix? Ouça o texto abaixo! O Pix é um meio eletrônico e instantâneo de pagamentos e transferências bancárias que foi criado pelo Banco Central do Brasil. Transações bancárias podem ser feitas pelo celular a qualquer hora e dia, a partir de conta-corrente, poupança ou de pagamento.
O FUTURO DO PIX, com base na CHINA! Fim do dinheiro?
Quem criou o Pix Bolsonaro ou temer?
Afinal, quem criou o Pix? O Pix foi pensado e desenvolvido pelo Banco Central (BC) entre 2016 e 2020. O grupo de trabalho que criou o Pix, entretanto, foi instituído somente em maio de 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, com cinco subgrupos destinados a debater temas específicos como segurança e agilidade.
O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, lançou o FedNow, um sistema de pagamento instantâneo que funciona de maneira semelhante ao Pix no Brasil.
Apesar de ser uma palavra com apenas três letras, Pix não é uma sigla nem significa um conceito específico. De acordo com o Banco Central, o novo meio de pagamentos foi batizado com o nome Pix porque o termo lembra tecnologia, transações e pixels (os pontos luminosos de uma tela).
Pix é a modalidade de pagamento instantâneo desenvolvida e administrada pelo Banco Central do Brasil. Pagamentos e transferências são realizados em segundos. Além disso, a plataforma Pix é ininterrupta. Não há restrições de horários e nem de dias (incluindo feriados).
O Pix não é um método presente apenas no Brasil. Existem outros sistemas semelhantes que funcionam ao redor do mundo, como, por exemplo, o MB Way, em Portugal, o Bizum, na Espanha, e o Zengin, no Japão – um dos primeiros países a implantar.
A China é quase uma sociedade sem dinheiro físico, com US$ 434 trilhões em transações eletrônicas anualmente. E mais de 80% das transações de consumo diário acontecem em plataformas online, segundo dados da empresa chinesa de pagamentos com cartão UnionPay.
Para usar o Pix, você precisa ter uma conta bancária e criar uma chave. A chave pode ser um código fixo, como um e-mail, número de telefone, CPF ou CNPJ – no caso das empresas. Na hora de fazer a transferência, você informa a chave da pessoa que vai receber o dinheiro e o Pix é enviado na hora.
Conheça o FedNow, o pagamento instantâneo dos EUA. Será que o FedNow pode se tornar o equivalente americano do Pix? Descubra as semelhanças e diferenças nos sistemas de pagamento instantâneo dos EUA e do Brasil.
O maior Pix já feito desde quando o sistema instantâneo de pagamentos foi ao ar, em novembro de 2020, é de R$ 1,2 bilhão, segundo relatório do BC (Banco Central) divulgado hoje.
É possível fazer Pix dos Estados Unidos para o Brasil?
É possível fazer Pix dos EUA para o Brasil? Não é possível fazer um Pix de uma conta dos Estados Unidos para o Brasil, afinal, o Pix só funciona no Brasil. Agora os EUA têm o FedNow, um sistema semelhante.
Não existe Pix em outros países, já que o sistema brasileiro é restrito a instituições reconhecidas pelo Banco Central. Porém, existem vários sistemas de transferência instantânea pelo mundo. Segundo pesquisa, mais de 70 países contam com transferências instantâneas, sem contar outros em fase de implementação.
As transações no Zelle são realizadas por meio de um dispositivo móvel (como um celular) ou pelo site de uma instituição bancária participante. Os beneficiários são identificados no serviço por uma associação entre a conta bancária do destinatário e um endereço de e-mail ou número de telefone.
Como uso o Zelle®? Você pode enviar, solicitar ou receber dinheiro com Zelle®. Para começar, entre no serviço bancário on-line do Banesco USA ou no aplicativo para dispositivos móveis (BanescOnline ou BanescoMobile), vá para “Transferir e pagar” e selecione “Zelle®”.
Sistema é capaz de gerar renda em reais a partir da variação da moeda americana. A melhor parte é que os usuários dessa ferramenta não precisam esperar até o final do mês para ver o seu dinheiro render.
O Pix é 100% seguro e segue os mesmos protocolos de defesa usados em transações como TED e DOC. Segundo o Banco Central, essa modalidade de pagamento conta com outras camadas de proteção oferecidas pelos próprios bancos, como reconhecimento facial, biometria e outros.
“Essa modalidade tem que utilizar o CPF do constituinte e, neste ano, ele entrará como prioridade para receber a restituição.” A Receita vê o Pix como vantagem porque “muitas pessoas erram o número da conta, agência e até banco, então isso fazia com que o pagamento demorasse para ser liberado.”
E muitos desinformados dizem que o pix é sujeito a falhas e vazamentos, e que não é seguro... mas o maior perigo envolvendo pix está na chamada engenharia social, isto é, quando o golpista usa a informação para ludibriar e persuadir a pessoa a informar seus dados e então fazer a vítima liberar o ao acesso de sua conta.