Pai aos 11 anos: conheça o brasileiro que teve a paternidade mais jovem do mundo. Uma história inacreditável voltou a viralizar nas redes sociais nesta semana. Mateus Teotônio veio ao mundo quando seu pai, José Henrique Prudêncio, tinha apenas 11 anos de idade.
Não existe uma "idade ideal" universal para a paternidade. Enquanto a juventude pode oferecer vantagens físicas, a maturidade traz estabilidade emocional e financeira. O momento certo para cada homem depende de uma combinação de fatores pessoais, profissionais e de saúde.
Lina Medina, natural do Peru, entrou para a história mundial ao se tornar a mãe mais jovem do mundo. Nascida em 27 de setembro de 1933, ela teve um filho aos cinco anos de idade, conforme informações Aventuras na História.
A idade ideal para ser pai, de acordo com os médicos
Para que não haja risco de complicações, muitos médicos dizem que a idade máxima para ser pai é, em média, aos 40 anos. Mas não por causa de complicações para a criança, mas sim relacionado com a possibilidade de mortalidade precoce do pai, quando ele é mais velho.
Uma história inacreditável voltou a viralizar nas redes sociais nesta semana. Mateus Teotônio veio ao mundo quando seu pai, José Henrique Prudêncio, tinha apenas 11 anos de idade. O morador de Minas Gerais se considera o pai mais novo do mundo.
PAI MAIS JOVEM DO BRASIL: homem revela que teve filho com 11 anos | BALANÇO GERAL MINAS
É possível ser pai aos 80 anos?
Segundo o pesquisador, os homens têm vantagens em relação às mulheres porque podem ser pais em qualquer idade, mas o fenômeno de pais mais velhos como conhecemos atualmente é algo recente.
Nos homens, o período ideal para fecundação dura um pouco mais. As boas taxas de fertilidade duram até os 35 anos e começam a cair após os 50. A partir dessa idade, os espermatozoides começam a perder a qualidade, se tornam mais lentos e tendem a nada com menor desenvoltura até o útero, dificultando a gravidez.
Do ponto de vista biológico, o melhor momento para uma mulher ter filhos é entre os 18 e os 30 anos. Após os 30 anos, a capacidade reprodutiva começa lentamente a declinar, devido ao envelhecimento e à perda da reserva de óvulos, armazenados no ovário desde a vida intrauterina.
O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.
Foram 40 anos de tentativa até conseguir engravidar.
Em 2019, a indiana Erramatti Mangayamma deu à luz a gêmeos aos 74 anos, também por meio de fertilização in vitro, tornando-se a mãe mais velha do mundo.
Fetos são bebês? A especialista esclarece que uma gestação que ocorre entre 10 e 18 anos é de risco. "Quanto mais nova for, maior é o risco. Uma menina de 11 anos ainda está em fase de desenvolvimento, sem nenhum preparo físico ou mental para cultivar uma gravidez", explica a médica.
Lina Marcela Medina de Jurado (Ticrapo, 27 de setembro de 1933) é uma peruana e a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina. Teve um filho aos cinco anos de idade, sete meses e 21 dias.
A capacidade fértil feminina geralmente começa a diminuir com a aproximação do final dos 20 anos. Sendo que, os maiores índices de fertilidade estão entre os 20 e 24 anos de idade. Após os 35 anos, a probabilidade de uma mulher engravidar naturalmente reduz em 50% comparado aos 24 anos.
Diante da pergunta: “Qual a idade ideal para se casar?", 56.095 jovens, de 15 a 26 anos, em todo o Brasil se manifestaram. Para a maioria, o assunto não passa pela cabeça antes dos 25 anos. O levantamento ocorreu entre 4 e 15 de março de 2019. Para 62,68%, ou 35.163 pesquisados, o melhor é “entre 25 e 35 anos”.
De acordo com as condições fisiológicas do corpo os médicos recomendam a gravidez entre os 20 e 30 anos de idade, esse período é considerado o cenário em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar. Conforme o tempo passa, diminui a produção dos óvulos e pode dificultar a gravidez.
Hoje, o Código Civil permite o casamento do homem e da mulher aos 16 anos, desde que autorizado pelos pais, enquanto não atingida a maioridade civil aos 18 anos, mas não há norma que estipule uma idade mínima para estabelecimento da união estável.
“Os espermatozóides têm mais qualidade no início da manhã, então este pode ser o melhor horário para engravidar, por poderem ser usados para melhorar a fertilidade natural”, justifica ela. Além disso, foi constatado que esse sêmen também pode ser mais potente para tratamento de fertilidade.
O trabalho de Corry Gellatly, pesquisadora da universidade, mostrou que os homens herdam a tendência de ter mais filhos ou mais filhas de seus pais. Isso significa que um homem com muitos irmãos é mais propenso a ter filhos, enquanto um homem com muitas irmãs tem mais probabilidade de ter filhas.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
Muitos casais pensam que engravidarão rapidamente. Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar. Quanto tempo demora?
Mas afinal, existe uma idade limite para a fertilidade dos homens? Diferente da mulher, o homem tem o período fértil constante. Ele é capaz de reproduzir até o final de sua vida, embora a partir dos 60 anos os níveis de testosterona e a produção de espermatozoides diminuem bastante.
O espermatozoide "velho" não tem a mesma qualidade porque fica por mais tempo exposto aos radicais livres e aos danos que essas moléculas causam aos gametas.