A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.
Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.
Porém, do mesmo jeito as mulheres, entre os 20 e os 40 anos, o homem tem uma facilidade maior de reprodução”, salienta o urologista Ulisses Albuquerque. Depois dos 45 anos, o homem já está com idade masculina avançada ou idade paterna avançada, que acaba dificultando a reprodução.
Teoricamente, não há limite para o número de filhos que um indivíduo pode gerar. Se ele dormir com uma parceira diferente por dia (ou por hora, vai que né…), cada ato pode acarretar uma gravidez.
O período fértil no homem só acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides diminui. Mas, apesar disso, existem casos de homens com mais de 60 anos que conseguem engravidar uma mulher.
A posição em que a mulher se encontra de quatro é geralmente chamada de “cachorrinho”, sendo uma das favoritas da maioria dos casais, tanto pela sua praticidade quanto por sua eficácia. O motivo de tal posição ser tão recomendada para quem quer engravidar é simples: ela é ideal para quase todas as mulheres.
O sêmen saudável é geralmente de consistência viscosa, esbranquiçado e opalino, às vezes amarelado. Espesso na ejaculação, dilui após estar fora do organismo e possui um odor semelhante a alvejante, devido ao seu conteúdo de substâncias alcalinas, que protegem os espermatozoides do ambiente ácido da vagina.
É possível obter a gravidez da esposa através de uma técnica chamada PESA (aspiração de espermatozoides do epidídimo). Nesse caso, sob sedação, aspiramos os espermatozoides necessários para fecundar os óvulos retirados de sua mulher (ver FIV passo a passo – ICSI) com uma agulha de insulina.
2 - É normal ter mau cheiro? O cheiro do sêmen é característico, lembra água sanitária. Dependendo da dieta do homem, à base de muito alho ou corante, por exemplo, pode se alterar levemente. Porém, quando é muito diferente –parecido com peixe ou queijo–, o problema pode estar na pele da glande ou na vagina da parceira.
Quais doenças que podem deixar o homem estéril? Dentre as doenças mais conhecidas podemos citar: infecção dos testículos pelo vírus da caxumba, câncer de testículo, linfomas e leucemias, tumores do sistema nervoso central, tumores de retroperitônio, diabetes e infecção na próstata.
O que significa quando o homem ejacula muito pouco?
Idade, hidratação, dieta e fatores ligados à saúde influenciam nessa quantidade. Quando há diminuição do volume, geralmente associamos à desidratação, aumento de próstata, maior concentração de sódio no organismo e o uso de medicamentos.
Quando o homem ejacula pela segunda vez pode engravidar?
A chance de engravidar não é igual em todas as ejaculações. Geralmente, a primeira ejaculação tem maior probabilidade de resultar em gravidez, pois há mais espermatozoides. Nas ejaculações subsequentes, a quantidade de espermatozoides pode ser menor, o que diminui um pouco as chances.
Os espermatozoides podem sobreviver até cinco dias dentro do corpo da mulher. Por isso, mesmo que a relação sexual aconteça cinco dias antes da ovulação, a mulher terá chances de engravidar, uma vez que os espermatozoides poderão permanecer vivos durante todo esse período e fertilizar o óvulo.
O risco de gravidez acontece quando existe penetração com ejaculação dentro da vagina, ou quando você e seu parceiro acabam introduzindo o dedo sujo de sêmen fresco dentro do canal vaginal. Já se o dedo sujo tiver passado somente na coxa, na vulva, ou no clitóris, não há risco de gravidez.
Qual é o máximo de filhos que uma pessoa pode ter?
“A espécie humana e os mamíferos de maior porte, em geral, têm gestação única ou, no máximo, dupla”, diz o ginecologista Caio Parente Barbosa, professor de genética e reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC.
Jonathan Jacob Meijer diz ter mais de 500 filhos em todo o mundo. Segundo o The Mirror, cerca de 375 deles vivem na Holanda, 80 na Alemanha, 35 na Bélgica, quatro na Argentina e dois na Austrália.
Doador de esperma com mais de 500 filhos não pode doar em seu país natal. Jonathan Jacob Meijer, um holandês de 41 anos conhecido por suas numerosas doações de esperma, foi impedido pelo tribunal holandês de doar o material em território nacional.
Algumas formas para engravidar de gêmeos, incluem tratamentos médicos como uso de remédios que estimulam a ovulação ou reprodução assistida como inseminação artificial ou fertilização in vitro, por exemplo, mas também alguns fatores como histórico de gêmeos na família ou ter filho após os 30 anos podem contribuir para ...
Lina Marcela Medina de Jurado (Ticrapo, 27 de setembro de 1933) é uma peruana e a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina. Teve um filho aos cinco anos de idade, sete meses e 21 dias.