Os ecossistemas dos grandes biomas têm a capacidade de influenciar diretamente o clima mundial. Portanto, quando os seres humanos degradam as matas, caçam os animais, queimam e desmatam grandes áreas nativas, acabam interferindo na ciclicidade natural de elementos que garantem a nossa própria sobrevivência.
A preservação e a recuperação do bioma são de grande importância para todos nós, pois contribuem diretamente para a melhora na qualidade de vida da população.
O Bioma abriga ainda nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil e da América do Sul, um significativo potencial hídrico que favorece sua biodiversidade. O Cerrado tem grande importância para o clima mundial como sumidouro de carbono, com um reservatório estimado em 265 toneladas de carbono por hectare.
Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes. Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.
Os biomas têm uma incrível capacidade de satisfazer e conservar as necessidades básicas da vida no planeta, pois permitem o desenvolvimento da diversidade biológica, fornecendo recursos vitais para a subsistência como oxigênio, carbono e matérias-primas como alimentos ou outros produtos.
Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de ...
Os biomas são importantes, pois representam um recorte espacial que possui ampla diversidade de espécies animais e vegetais. Ademais, eles também influenciam na composição de diferentes aspectos físicos do planeta, como a formação do clima e a ocorrência de chuvas.
Os biomas do Brasil são verdadeiros patrimônios naturais, ricos em recursos e biodiversidade. Além de fornecerem uma ampla gama de produtos naturais, esses biomas têm uma importância global significativa devido à sua capacidade de sequestro de carbono e regulação climática.
O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da flora e da fauna.
A Caatinga deve ser considerada patrimônio biológico de valor incalculável e ser preservada e protegida, pois ela só existe no Brasil. A vegetação tem como finalidade proteger o solo. Sem ela, o terreno sofre o processo de erosão, causado pelo vento e pela água que arrastam os sedimentos (terra, detritos vegetais).
Também chamado de “reino das águas”, esse imenso reservatório de água doce é muito importante para o suprimento de água, a estabilização do clima e a conservação do solo. O Pantanal é a maior área úmida continental do planeta.
Os ecossistemas dos grandes biomas têm a capacidade de influenciar diretamente o clima mundial. Portanto, quando os seres humanos degradam as matas, caçam os animais, queimam e desmatam grandes áreas nativas, acabam interferindo na ciclicidade natural de elementos que garantem a nossa própria sobrevivência.
Atuação em prevenção e combate às queimadas também é uma frente necessária para a conservação do bioma. Seja com o monitoramento, efetiva gestão territorial e das bacias hidrográficas, ações preventivas e educativas e, ainda, com capacidade de intervenção quando as queimadas descontroladas acontecem.
Por que os biomas são importantes para a agricultura?
Um bioma é uma grande área de terra caracterizada por clima, vegetação e animais distintos. A classificação é importante para as práticas agrícolas porque determina as condições climáticas e o tipo de solo disponível em uma região, influenciando a seleção de plantas e animais que podem ser cultivados e criados.
A Mata Atlântica é considerada uma das áreas mais ricas em biodiversidade do mundo. Contudo, 90% de sua extensão original está destruída, tornando-a o bioma brasileiro mais ameaçado. O Brasil comemora, em 27 de maio, o Dia Nacional da Mata Atlântica, criado por decreto federal, de 21 de setembro de 1999.
– Assegura a fertilidade do solo da região. – Controla o equilíbrio climático. – O bioma garante o abastecimento de água para mais de 100 milhões de pessoas. – É fonte de alimentos e plantas medicinais.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bioma é “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos ...
As áreas verdes são normalmente destinadas a proteger a biodiversidade, melhorar a qualidade do ar e dos recursos hídricos, aumentar os serviços ecológicos, diminuir as temperaturas e melhorar a saúde dos seres humanos.
Questão O termo bioma pode ser conceituado como: O conjunto formado por seres bióticos e abióticos que interagem entre si, formando um sistema equilibrado.
Quem criou a primeira definição de bioma? O termo bioma (biome, em inglês) foi usado pela primeira vez em 1916 pelo ecologista americano Frederic E. Clements, a fim de descrever plantas e animais em um determinado habitat.