Manter o foco é extremamente desafiador, mas é fundamental para que você e o seu time alcancem bons resultados. Foco nos permite ter certeza que estamos trabalhando na coisa certa, nos permite terminar o que nos propomos, aprender com os nossos erros e acertos e ganhar confiança para focar na próxima grande coisa.
Ter foco é fundamental, porque ele faz com que tudo ao seu redor colabore para isso! Faça as coisas com calma e no tempo que conseguir. A união de foco e frequência, ou seja, fazer o que precisa e diariamente ou quando estiver determinado será responsável por impulsionar você em direção à realização de suas metas.
O que significa "ter foco"? É ter a habilidade nata ou adquirida de estabelecer prioridades e se concentrar em objetivos. Na hora de elaborar um projeto, é definir as metas que se quer alcançar dentro de um cronograma.
O foco no trabalho é a capacidade de se concentrar nas tarefas e nos objetivos profissionais com total atenção e evitando interrupções. Essa habilidade permite que os colaboradores diminuam as distrações e permaneçam totalmente engajados em suas atividades, otimizando, assim, a produtividade e a eficácia.
O foco é um conceito importante na Bíblia, que se refere à concentração e direcionamento da atenção em algo específico. Ter foco na Bíblia significa direcionar toda a nossa energia e atenção para Deus e para os ensinamentos sagrados.
Para muitos “ter foco” significa manter-se concentrado a maior parte do tempo em todas as tarefas, realizando as coisas com atenção e sem distrações momentâneas. Na prática sabemos que, para alcançar, passamos por muitos erros e acertos, escolhas e caminhos que por vezes não nos levam ao alcance do nosso objetivo.
Basicamente, ter foco é querer alcançar uma meta, portanto, significa direcionar sua atenção e esforços para a conquista desse objetivo. No entanto, manter o foco não é uma tarefa tão fácil. A falta de foco nos afeta nas mais diversas áreas na vida.
A falta de concentração é um fator que pode prejudicar muito a produtividade no trabalho ou nos estudos. Você não consegue passar muito tempo focado em uma tarefa, se distrai com facilidade ou, ainda, não consegue terminar o que começou.
O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.
Jesus é o maior exemplo disso. Seu propósito era entregar a vida em resgate da sua igreja. Ele veio especificamente para isso: morrer na cruz para pagar o preço do nosso pecado e salvar-nos do inferno presente, futuro e eterno. Não perdeu o foco do seu chamado, apesar dos ataques terríveis que recebeu.
Focar em Jesus é uma atividade que precisa ser desenvolvida. É uma decisão que precisa ser tomada e só pode ser executada através de uma vida que valoriza e se submete ao Espírito Santo de Deus. Que nossa escolha seja por uma vida que tem Jesus Cristo como foco principal, não importa em qual plano Ele esteja.
O verdadeiro discipulado exige foco na vontade de Deus. De que maneira poderíamos ser classificados como discípulos de Jesus? Leia a história que está em João 1:35-42. Ela pode nos ensinar um pouco sobre isso.
Quais são os benefícios psicológicos de manter o foco em uma tarefa?
O foco é essencial para que consigamos lidar com tarefas difíceis, pensar criativamente e trabalhar com mais eficiência. Ele pode nos ajudar a trabalhar melhor e mais rapidamente, evitar o esgotamento psicológico e terminar cada dia com uma sensação de que realizamos algo.
Segundo o psicólogo Robert J. Sternberg, ela pode ser definida como “o fenômeno pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informações do enorme montante disponível através de nossos sentidos, de nossas memórias armazenadas e de outros processos cognitivos”.
Uma vez que direcionamos nossa atenção para um estímulo ou atividade específica, é necessário sustentar essa atenção ao longo do tempo. Por fim, o foco é alcançado como resultado da combinação entre atenção e concentração.
Água. A água é item fundamental para o desempenho cerebral, favorecendo o foco e a cognição, além de estar relacionada ao bom funcionamento do organismo, com capacidade de mediar reações bioquímicas no interior e entre as células.
Virtuoso (ISTP) O virtuoso é introspectivo, sensorial, racional e perceptivo, sendo uma pessoa muito prática, focada, racional e objetiva. Ele é aquele que se volta para a resolução de problemas, procura de soluções, e que adora desafios.