Qual é a interpretação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 54 ADPF 54 em relação ao aborto de fetos anencéfalos?

Com efeito, em recente decisão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 54, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que é inconstitucional a interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo constitui aborto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

O que diz a decisão do STF sobre a interrupção da gravidez de feto anencefálico?

Em abril de 2012, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a gestante tem liberdade para decidir se interrompe a gravidez caso seja constatada, por meio de laudo médico, a anencefalia do feto - condição caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais foram os argumentos principais utilizados pelo STF para fundamentar a decisão de procedência da ADPF 54?

Assim, os principais argumentos utilizados pelos que foram favoráveis à ADPF 54 estavam voltados para o fato do Brasil ser um Estado laico, visto que a Igreja abomina qualquer tipo de aborto, seja ele decorrente de estupro ou se o feto obtiver qualquer tipo de anomalia, não desenvolvendo o sistema nervoso, como é ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Qual a finalidade da arguição de descumprimento de preceito fundamental?

"A arguição de descumprimento de preceito fundamental foi concebida pela Lei 9.882/99 para servir como um instrumento de integração entre os modelos difuso e concentrado de controle de constitucionalidade, viabilizando que atos estatais antes insuscetíveis de apreciação direta pelo Supremo Tribunal Federal, tais como ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

É inconstitucional a interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo seria conduta tipificada nos arts 124 126 e 128 Ie II do Código Penal?

O STF, AO JULGAR A ADPF Nº 54, DECLAROU A INCONSTITUCIONALIDADE DA INTERPRETAÇÃO SEGUNDO A QUAL A INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ DE FETO ANENCÉFALO É CONDUTA TIPIFICADA NOS ARTIGOS 124 , 126 E 128 , INCISOS I E II , DO CÓDIGO PENAL .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Julgado Penal: ADPF 54 (Aborto de fetos anencéfalos)

O que fala a ADPF 54?

Com efeito, em recente decisão na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 54, o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que é inconstitucional a interpretação segundo a qual a interrupção da gravidez de feto anencéfalo constitui aborto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

Qual foi a posição do STF na ADPF 54?

STF conclui o julgamento da ADPF 54, julgando procedente a ação para garantir que gestantes de fetos anencéfalos tenham o direito de interromper a gravidez.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Para que serve a argüição de descumprimento de preceito fundamental?

O que é uma ADPF? A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é um instrumento jurídico previsto na Constituição Federal Brasileira de 1988, e regulamentada pela Lei n. 9.882/1999, que permite ao Supremo Tribunal Federal (STF) atuar como guardião dos princípios mais essenciais da ordem constitucional.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em aurum.com.br

Quando cabe argüição de descumprimento de preceito fundamental?

O uso da ADPF é subsidiário: ela tem cabimento quando não for o caso de ADI, ADC ou ADO. As decisões definitivas de mérito nessa ação têm eficácia contra todos e efeito vinculante no âmbito dos demais órgãos do Poder Público (cf.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

O que significa a arguição de descumprimento?

Uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) é proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) com o objetivo de garantir a efetivação dos preceitos fundamentais estabelecidos pela Constituição Federal e combater, reaver ou evitar atos que os desrespeitem.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

Quais os efeitos da decisão da ADPF?

Efeitos da decisão em ADPF

Assim como a ADI e a ADC, a decisão que julgar procedente ou improcedente o pedido em arguição de descumprimento de preceito fundamental é irrecorrível , não podendo ser objeto de ação rescisória.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em estrategiaconcursos.com.br

Quais os requisitos para ajuizar uma ADPF no STF?

Para o cabimento da ADPF, no entanto, a lei prevê o cumprimento do requisito da subsidiariedade, ou seja, a ação somente deve ser admitida quando não houver outro meio eficaz capaz de sanar a lesividade apontada.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quais foram as principais determinações do STF ao deferir parcialmente a liminar ADPF nº 347 DF )?

O acórdão deste julgamento reconheceu a existência do “estado de coisas inconstitucional” e determinou, entre outras coisas, a implementação das audiências de custódia em até 24 horas após a prisão e o descontingenciamento dos recursos do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional) .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conectas.org

O que está em discussão no STF sobre aborto?

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe a utilização de uma técnica clínica (assistolia fetal) para a interrupção de gestações acima de 22 semanas decorrentes de estupro.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.stf.jus.br

Quem propôs a ADPF do aborto?

A ADPF foi proposta pelo Psol em 2017 e está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria da ministra Rosa Weber.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

Porque o aborto é inconstitucional?

A legislação brasileira sobre aborto parte do pressuposto de que o feto tem direito à vida desde a concepção, uma vez que a interrupção da gravidez é considerada, em regra, crime. Mesmo assim, o Código Penal autoriza a realização do aborto quando a gravidez é resultante de estupro, o chamado aborto sentimental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em teses.usp.br

O que o STF entende como preceito fundamental?

176/STF). Valemo-nos, então, de algumas sugestões da doutrina: Para o Professor Cássio Juvenal Faria, preceitos fundamentais seriam aquelas “normas qualificadas, que veiculam princípios e servem de vetores de interpretação das demais normas constitucionais, por exemplo, os 'princípios fundamentais' do Título I (arts.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É verdade que a ADPF pode ser autônoma ou incidental?

É incidental porque a controvérsia só pode ser aquela que se apresenta em juízo, e a prévia demonstração deste requisito (controvérsia constitucional relevante) é exigida apenas nesta modalidade, não sendo necessária para a propositura da arguição autônoma.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como identificar uma ADPF?

Para determinar se, no caso concreto apresentado pela prova cabe a ADPF, deve-se seguir o roteiro a seguir:
  1. Existe violação a preceito fundamental? ...
  2. O ato impugnado é municipal ou anterior à Constituição de 1988? ...
  3. Existe outro meio eficaz de sanar o vício ou impugnar o ato?
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quem criou a ADPF?

Em janeiro de 2000, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) ajuizou a ADPF 1 no Supremo Tribunal Federal para questionar lei do Município do Rio de Janeiro. A mais recente a ser ajuizada foi a ADPF 329, pelo partido Democratas, com o objetivo de questionar o Decreto Presidencial 8.368/2014.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando é cabível a ADO?

Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) é proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) para efetivar as normas estabelecidas pela Constituição Federal quando há omissão de algum dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ou de órgãos administrativos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em alana.org.br

É cabível a Arguição de Descumprimento a Preceito Fundamental mesmo quando houver outra medida eficaz para sanar a lesividade?

§ 1o Não será admitida argüição de descumprimento de preceito fundamental quando houver qualquer outro meio eficaz de sanar a lesividade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Para que serve a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental?

Importante ADPF em defesa do Estado Democrático de Direito, ela surgiu com objetivo de revogar a Lei de Imprensa. Esta foi elaborada antes da promulgação da CF 88 e por óbvio, continha dispositivos não recepcionados pela Constituição.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em projuris.com.br

Quando foi julgada a ADPF 54?

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 54 (ADPF 54) foi ajuizada em 2004 pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) perante o Supremo Tribunal Federal (STF), com assessoria da ANIS (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero) para questionar a constitucionalidade da interpretação ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em scielo.br

Quem votou a favor da ADPF 54?

Sob o argumento de que a questão deveria ser resolvida pelo Congresso Nacional, intérprete dos “valores culturais da sociedade”, o ministro Cezar Peluso votou contra a admissibilidade da ADPF. Votaram no mesmo sentido os ministros Eros Grau, Ellen Gracie e Carlos Velloso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br