Susto com pepino causa trauma e estresse “Tudo que é colocado de repente na frente dos gatos, de forma inesperada e invasiva, acaba gerando susto e estranhamento.
Os sons de fogos são aterrorizantes para os gatos, assim como os barulhos de uma tempestade, e como são mais previsíveis que os trovões, você pode preparar o felino para não sofrer tanto. Brinque bastante com o gato e leve-o para o cantinho da casa que ele mais gosta.
No entanto, mesmo um bichano saudável pode se assustar em algumas situações. O Dr. Ítalo explica que qualquer elemento surpresa, como fogos de artifício, buzinas ou mesmo a queda de um objeto podem ser coisas que gato tem medo.
Está explicado por que o gato tem medo de fogos: o que os tutores escutam não chega nem perto do que eles ouvem. Então, pense no barulhão que os rojões causam!
“Os gatos estão sempre em vigia, mesmo quando andam tranquilamente até o pote de comida”, comenta o Dr. Ítalo. Entretanto, o veterinário reforça que esse aspecto não deve prejudicar a vida do bichano. Um gato assustado “do nada” certamente está sob altos níveis de estresse.
SOM QUE ASSUSTA GATO. ASSUSTE SEU GATO COM ESSE SOM.
O que pode ser quando o gato fica assustado?
A ansiedade do gato pode ser causada por dor ou doença, exposição a algo tóxico ou doenças infecciosas que afetam o sistema nervoso. Um gatilho psicológico pode ser o culpado, como uma experiência traumática, falta de socialização adequada ou uma história de abuso ou negligência.
Acessórios de gatificação podem ajudar. O gato assustado pode apresentar pelos eriçados, postura arqueada e a cauda ereta. Em seguida, depois de controlar o ambiente, fique por perto e tente conversar com seu bichinho. A voz dos tutores ou das pessoas da família farão com que ele se acalme.
Especialistas alertam que assustar os bichanos com pepino pode causar traumas e estresse. Provavelmente, você já se deparou com diversos vídeos engraçados de pets nas redes sociais, mas, entre os campões de visualização, estão aqueles que mostram gatos se assustando com pepinos.
Entre as mais eficientes, podemos destacar o alecrim, a alfazema e o capim-limão, Outros repelentes: há outros itens naturais que também têm o poder de espantar gatos! O melhor é que eles são facilmente encontrados em qualquer casa. Vinagre, borra de café e tabaco são exemplos de repelentes naturais.
Ao identificar esses sinais, é válido que o tutor analise o que pode estar causando medo no gato. Conforme Erica, as causas mais comuns são: relação com pessoas estranhas no ambiente, presença de outros animais no espaço, objetos diferentes em casa, cheiros que não são familiares ou barulhos altos.
Sons suaves de música ou de ruído branco também podem ajudar a mascarar o som dos trovões. Sons urbanos, como buzinas de carros e sirenes de ambulâncias e viaturas policiais são comuns, mas igualmente irritantes para os gatos.
Os felinos são muito sensíveis a cheiros fortes, mesmo que seja de um pouquinho de canela. Muitos temperos com odor forte são considerados repelentes naturais para gatos. Aliás, o olfato do bichano não lida muito bem com fragrâncias fortes, como a de canela, cravo, alecrim ou cominho.
Gatos são muito apegados à rotina e podem sentir bruscamente a falta de algo. A ausência de brinquedos e arranhadores que estimulem suas atividades, a ausência de algum familiar ou de outro pet que era sua companhia, a solidão ou até mesmo a saudade, são fatores que podem mexer com o humor do bichano.
Banana. Enquanto alguns cães adoram banana, qualquer gato passa longe dela por conta do cheiro. Essa fruta é muito desagradável ao olfato sensível dos felinos.
Embora a naftalina funcione como um bom repelente para a maioria dos gatos, não é bom que os gatos cheirem a naftalina. Isso ocorre porque as bolas de naftalina são feitas de ingredientes químicos que podem ser prejudiciais aos gatos.
Gatos costumam evitar o cheiro cítrico, presente em frutas como limão e laranja. Isso se deve à sensibilidade dos felinos aos óleos essenciais encontrados nesses alimentos, que podem ser irritantes para seu sistema respiratório e podem causar desconforto nasal.
Assim como os cães, os gatos também podem ficar tensos quando se encontram em situações fora da rotina. Além de mudar-se para uma casa nova, a visita ao veterinário e outros ambientes desconhecidos também são fatores que, muitas vezes, desencadeiam estresse emocional.
Os gatos, assim como todos os outros animais domésticos, podem ser reservatórios de parasitas, fungos, bactérias e vírus, que podem ser transmitidos para as pessoas, principalmente quando entram em contato com as suas fezes, saliva, urina ou pelo, podendo levar ao desenvolvimento de doenças.
Esse objeto é um objeto que faz barulho. que acaba trazendo uma hipersensibilidade pras patas. que são super sensíveis. e também reflete a luz, causando realmente esse sobre assalto de medo e susto.
Susto. Assustar ou amedrontar pode prejudicar seu gato. Esses atos deixam seus níveis de estresse altíssimos. E, como consequência, eles podem arranhar, morder e até se machucar se saltarem alto por causa do medo.
Se pensar um pouco acerca da linguagem corporal dos gatos, poderá facilmente identificar gatos ansiosos: andam dobrados, com o pelo eriçado e desalinhado. Raramente têm a iniciativa de se dirigir a outros gatos ou objetos novos, são desinteressados e assustadiços.
O pepino tem um formato verde e alongado, podendo ser facilmente confundido com um animal peçonhento. Ou seja, para o gato, pepino se assemelha a uma cobra e por isso os bichanos levam um susto quando jogam o alimento em sua direção. É instintivo e praticamente um reflexo do comportamento felino.