Por que a lã merino é tão boa? É mais macia e fina do que as lãs comuns. Por isso, é confortável, pois o diâmetro de suas fibras é bem mínimo, de 14 a 24 mícrons, o que confere ainda resistência e capacidade para aquecer.
Independentemente da raça do carneiro, a lã virgem é a que tem melhor qualidade por ser mais macia, elástica e hipoalergênica. É por isso que ela é frequentemente usada na confecção de roupas que entram em contato com a pele, como uma blusa de lã mais justinha, suéter ou casaco lã batido, como os da Red Valentino.
Merino. Lã de alta qualidade originada de uma raça de ovelha, a merino. Dentre suas principais qualidades, estão maciez, resistência, durabilidade, não pinica, baixo índice de reações alérgicas, não cria odores e alta retenção de tingimento e da forma depois de blocada.
Por ser mais fina que as outras lãs, o merino tem toque suave e, por isso, não provoca desconforto e irritação na pele. Até em peles mais sensíveis, a sensação de “pinicar” é muito menor do que a lã comum.
Mas afinal, a lã Merino merece ser reconhecida como a melhor lã do mundo? Para alguns, a resposta pode surpreender: sim! Ela não só merece, como deve ser reconhecida dessa forma. Por ser uma fibra 100% natural, ela não afeta o meio ambiente, diferentemente das lãs sintéticas, que trabalham diretamente com o plástico.
Comece por tratar as camisolas que picam com um pouco de vinagre diluído em água. Vire as peças do avesso e mergulhe-as numa bacia ou lavatório com uma quantidade generosa de água e algumas colheres de vinagre. Deixe ficar cerca de 15 minutos, enxague com água limpa e deixe escorrer sem espremer.
A caxemira (da cabra-da-caxemira) é incrivelmente suave, mas dispendiosa, pois uma cabra produz apenas lã suficiente para fabricar um cachecol por ano. A lã Merino é o equilíbrio ideal entre o calor e a suavidade.
Já os tecidos com 200 a 400 fios são mais delicados e macios. É comum que esses tecidos já sejam feitos com algodão puro, o que deixa a peça com um toque mais acetinado e fresco.
A área da seção transversal do fio refere-se à espessura ou bitola do fio. Quanto mais grosso for um fio ou quanto menor a bitola, menor será a resistência.
A lã de vucana é considerada a mais cara do mundo porque as ovelhas só podem ser tosquiadas a cada três anos. Este tecido pode ser usado tanto para o vestuário, quanto para decoração. A faixa de lã vucana vai de US $ 1.800 a US $ 3.000 por metro.
A MELHOR LÃ DO MUNDO. São diversos motivos que tornam a lã merino única. Durável, leve e macia, a fibra natural é quente no inverno e fria no verão. Também é uma escolha sustentável para você e para o mundo.
Essa fibra natural é obtida através de uma raça específica de ovelhas e carneiros, sendo hoje uma das queridinhas na hora de escolher peças altamente duráveis e multifuncionais. A lã merino, diferentemente da lã comum, se caracteriza pela sua maciez e brilho. Ela é ótima para regular a temperatura e absorver a umidade.
Lãs com fibras mais longas são menos propensas a formar bolinhas. Fibras curtas tendem a se soltar mais facilmente, resultando na formação de pequenos aglomerados de fibras, conhecidos como bolinhas. Portanto, ao escolher uma lã, optar por aquelas com fibras mais longas pode ajudar a minimizar esse problema.
Também é importante se atentar ao tipo de ponto e a espessura do tricot, quanto mais fechadinho o ponto e mais grossa a trama, mais chances de manter a temperatura corporal. Um bom tricot é aquele que vai durar no seu guarda-roupa e fazer bem o seu papel conforme o objetivo que você definiu.
A lã de ovelha mais fina e macia é o merino, proveniente da ovelha Merino. É a raça mais popular de ovelhas usada para roupas e produz a lã mais luxuosa.
Não sabe o que é TEX? Eu explico: é uma medida que indica a espessura do fio baseada no peso do produto. Quanto mais fino o fio, menor é o TEX, ou seja, a sua espessura. E essa informação de peso, metragem e composição do fio, assim como a agulha indicada, está no rótulo do produto.
Após analisar os pontos acima, podemos concluir que a Lã de Rocha oferece um desempenho geralmente superior em termos de isolamento térmico, resistência ao fogo, sustentabilidade e durabilidade.
Fios de algodão são ideais para produzir roupas de tricô e crochê nas regiões mais quentes do Brasil, principalmente porque eles são leves, têm um toque macio e permitem que a pele respire, mantendo-a fresca e seca.
Encha uma bacia com água fria, pegue a peça a mergulhe até que fique completamente molhada. Esvazie o recipiente e torça a roupa para retirar o excesso de água. Depois aplique uma quantidade generosa de condicionador de cabelo na peça, esfregando as fibras com as mãos.
Para lavar lã à mão, dissolva 1 tampinha de amaciante líquido para roupas delicadas em um balde ou tanque cheios de água. Lave a peça nesta solução dando apertadinhas de leve - evite esfregar. Enxague e repita o mesmo procedimento para usar o amaciante de roupas.