A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) é a maior ferrovia do Brasil. Conectando sete estados e o Distrito Federal, as linhas da FCA são a principal via de integração entre as regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
A Transnordestina é a maior obra ferroviária linear em execução no Brasil. Com 1.753 km de extensão em linha principal, a ferrovia de classe mundial passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco.
A equipe também embarcou numa viagem de 900 quilômetros da capital maranhense até Parauapebas, no Pará. Esse é o trajeto mais longo feito por um trem de passageiros no Brasil. A ferrovia cruza 27 municípios e demora ao menos 16 horas, com dez estações de embarque e desembarque no caminho.
O maior trem do mundo na EFC não é apenas uma realização recente;, é o resultado de um ambicioso programa chamado Grande Carajás, criado durante o governo do presidente João Batista Figueiredo. O programa teve início em 1982, e as obras da ferrovia foram concluídas em 1985.
Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão. Mas a chegada da via à Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, ocorreu somente em 1886.
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
LOC: Na matéria de hoje vamos acompanhar o fim de um sonho: um Brasil envolvido por ferrovias. A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Na malha da Ferrovia Tereza Cristina, que com 164km é o menor corredor ferroviário do Brasil, todos os dias dezenas de trens transportam os mais variados produtos.
O país possui hoje 30.000 km de ferrovias para tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3, 1 metros por km²; é bem pequena em relação aos EUA (150m/km²) e Argentina (15m/km²). Apenas 2.450 km são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas, estando 52% localizadas na Região Sudeste.
Qual a principal ferrovia em construção no Brasil?
Uma das entregas mais importantes de 2023 foi a Ferrovia Norte-Sul, um empreendimento com 2.257 quilômetros de trilhos, que atravessa quatro regiões brasileiras. A obra, que conecta os portos de Itaqui (MA) e de Santos (SP), era esperada há quase quatro décadas.
Inaugurada em 1861, um dos primeiros trajetos macadamizados do Brasil, a Estrada União e Indústria, que ligava Petrópolis (RJ) a Juiz de Fora (MG), foi a mais importante dessa época.
A estação Guia de Pacobaíba, antiga Estação Mauá, foi a primeira estação de trens do Brasil, inaugurada em 30 de abril de 1854 como estação inicial da Estrada de Ferro Mauá.
A Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi formalmente constituída em 1871, por um grupo de empresários e cafeicultores interessados em promover uma ligação ferroviária com a São Paulo Railway, que detinha o monopólio do transporte por trens até o porto de Santos (1).
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros, que inclui a cidade de Jundiaí.