No entanto, em outras partes e regiões da China, como Macau e Hong Kong, os motoristas dirigem do lado esquerdo da via, devido à influência de Portugal e Inglaterra, países que colonizaram estas nações no passado. Os portugueses dirigiam naquele lado durante aquele período.
Porque o Japão adota a mão inglesa? O Japão nunca foi colonizado pela Inglaterra, mas também conduz seus veículos pela mão inglesa. Isso pode estar ligado aos samurais, que, assim como os cavaleiros ingleses, portavam suas espadas do lado esquerdo da cintura e caminhavam pela esquerda nas vias.
Quais países dirigem do lado direito? São mais de 50 países que se utilizam da mão inglesa, sendo os principais: África do Sul, Austrália, Bahamas, Barbados, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irlanda, Jamaica, Japão, Namíbia, Nepal, Nova Zelândia, Reino Unido, Singapura e Tailândia.
Por que os carros tem o Volante do lado direito em alguns países ? | 📺 208
Porque no Japão o volante e do lado direito?
Também há casos que não se enquadram nesse cenário, a exemplo do Japão, onde os condutores têm o volante posicionado ao lado direito do veículo por consequência das obras das ferrovias no país terem sido realizadas por engenheiros britânicos, o que expandiu o sistema para outros modais.
Já o Japão, mesmo sem ter sido dependente da Inglaterra, tem a mão inglesa. Uma explicação é que os samurais, como os cavaleiros ingleses, portavam as espadas do lado esquerdo da cintura e andavam pelo lado esquerdo nas ruas, firmando uma tradição que se perpetuou. Na Ásia, outros países também têm mão inglesa.
Atualmente a circulação pela esquerda ("mão-inglesa") se dá em sete lugares na Europa: Reino Unido, Irlanda, Ilha de Man, Guernsey, Jersey, Malta e Chipre. Nenhum desses lugares mantém fronteira terrestre com países que tenham circulação pela direita e todos fizeram parte do Império Britânico.
Por outro lado, alguns países já mudaram essa prática ao longo da história. Portugal, por exemplo, trafegava pelo lado esquerdo até 1928. Outros exemplos são a Itália, que adotou o sistema até 1920, enquanto a Argentina seguiu o modelo britânico até 1945.
Na Alemanha dirige-se pelo lado direito da pista. Nas Autobahns, se você não está disposto a dirigir mais de 160 km/h , evite a faixa esquerda. Em cruzamentos onde não á indicação ou placas, o condutor da direita sempre tem prioridade.
É possível ter um carro com volante do lado direito no Brasil?
Veículos originais com mais de 30 anos não estão incluídos na medida. Uma resolução publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (20) proíbe o registro de licenciamento de veículos automotores com o volante de direção no lado direito.
Porque os carros ingleses têm o volante do lado direito?
A mão inglesa tornara-se obrigatória em 1773. Isto porque, em tempos onde o cavalo era o único meio de transporte, a circulação à esquerda era mais conveniente, já que a maioria dos cavaleiros eram destros. Sendo assim, ficava muito mais fácil para contra-atacar qualquer inimigo que viessem à frente.
Vale destacar que alguns países já adotaram carros com volante do lado direito no passado, mas deixaram de usá-los. É o caso da Itália (até 1920), Portugal (até 1928) e Argentina (até 1945).
A origem desses termos é curiosa! Antigamente, na Inglaterra medieval, a maioria dos cavaleiros eram destros. Ou seja, era mais fácil e seguro montar a cavalo do lado esquerdo da estrada. Com isso, a mão direita ficava livre para segurar espadas ou lanças.
Mão inglesa e mão francesa são diferentes sistemas adotados em diversos países no mundo. A mais comum, presente no Brasil, é a francesa e ela consiste em dirigir do lado direito da via que se trafega. Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo.
Para dirigir na China você precisa apresentar sua habilitação do seu país válida e aplicar para o exame chinês. Se passar, terá sua carteira chinesa. Bom, mas como essa opção não seria viável para nós, acabamos deixando de lado. Países como Japão e a China não aceitam a Permissão Internacional para Dirigir nem a CNH.
Na Europa, há apenas quatro países que dirigem oficialmente à esquerda: o Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre. São mais 13 na África e 15 na Ásia, incluindo Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Singapura. Leia também: 8 curiosidades sobre universidades do mundo.
É permitido dirigir em Portugal com CNH brasileira?
De acordo com Leônia Pinheiro, sócia diretora da CV Assessoria Internacional, empresa especializada em assessoria em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, diferente de outros países da Europa, a CNH brasileira é válida em Portugal até o término de sua validade, proporcionando liberdade de condução.
O nome mão francesa existe por conta da origem desse tipo de peça, que teve o início de sua utilização na França, sendo utilizado em forma de braço ou mão, para fazer o suporte, principalmente para vasos.
Dirigir na mão inglesa parece ser complexo, mas é questão de costume. No começo você estará um pouco travado, mas depois já pegará o jeito. O importante é entender como dirigir na mão inglesa e redobrar a atenção, pois dessa forma evitam multas, buzinadas e acidentes.
No Brasil, a mão esquerda se popularizou por conta das montadoras de automóveis americanas. Adotar o sentido de dirigir contrário ao dos colonizadores era uma forma de resistência, que foi incorporada também pelos países onde os possantes foram importados.
Pode ter carro com volante do lado direito no Brasil?
Uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em maio de 2015 veta o registro de licenciamento de veículos com o volante de direção no lado direito.
Isso culminou na criação de uma lei, em 1794, que obrigava os parisienses a dirigir pela direita. O Brasil, por sua vez, seguindo a influência francesa e europeia, adotou o sistema de “mão francesa”, onde os carros circulam pela direita das vias e o volante dos veículos está à esquerda.
"É um dos gestos de insulto mais conhecidos", diz o antropólogo Desmond Morris. "O dedo médio é o pênis, e os dedos recolhidos ao lado são os testículos. Ao se fazer o movimento, você está oferecendo um gesto fálico a alguém.