A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.
Qual era o deus mais poderoso da cultura dos incas?
Viracocha, Wiracocha ou Huiracocha (em quíchua: Apu Kun Tiqsi Wiraqutra) é a divindade invisível, criadora do mundo na cosmovisão inca, considerado como o esplendor original, o Senhor, Mestre do Mundo, sendo o primeiro deus dos antigos tiahuanacos, que provinham do lago Titicaca, de cujas águas teria surgido (senão da ...
Os incas tinham uma concepção panteísta do mundo. Ou seja, o sol, a lua, a terra, as plantas, os animais e tudo o que os rodeia são seres divinos que têm vida. Seus principais deuses eram o sol (Inti), a terra (Pachamama), a lua (Killa), o raio (Illapa), as montanhas (Apus) e muitas outras divindades.
A religião inca era politeísta, com deuses baseados nos elementos da natureza. A política inca era imperial e teocrática. O imperador era tido como descendente direto do deus Sol, Inti, o que lhe garantia poderes absolutos e caráter divino.
Mitologia Inca - Deuses Principais e a Criação do Mundo
Quem é o deus Inti?
Inti, o deus Sol, era a divindade protetora da casa real. Seu calor beneficiava a terra andina e fazia as plantas florescerem. Era representado com um rosto humano sobre um disco radiante.
Usado como moeda de troca entre os astecas e considerado um alimento sagrado para os incas e os maias, o cacau foi muito importante na economia da Bahia. É da sua semente, também chamada de amêndoa de cacau, que são obtidos, dentre outros produtos, o cacau em pó, os nibs de cacau e o tão amado chocolate.
A religião dos incas era politeísta, com Inti, o deus do sol, sendo a divindade mais importante. O Sapa Inca era considerado um descendente direto de Inti, o que reforçava seu poder. Os incas também veneravam outros deuses, como Viracocha, o criador do mundo, e Pachamama, a deusa da terra.
No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.
Segundo os incas, o criador supremo do mundo era Viracocha. Ele criou os homens a partir do barro e os colocou em cavernas, de onde eles saíram para o mundo exterior. Ele também criou o sol, a lua e as estrelas a partir do lago Titicaca. A divindade mais importante para os incas, no entanto, era Inti, o deus do sol.
Os quipus foram utilizados pelos incas como sistema de escrita, para registro de histórias e cantos em língua quéchua, e também de contagem, tanto de rebanhos quanto de pessoas.
A oferta de vidas humanas era feita por estrangulamento, com um golpe na cabeça ou enterrando as vítimas vivas. A famosa múmia Juanita morreu com um golpe certeiro no crânio, quando foi sacrificada em cima do Ampato, cerca de 500 anos atrás.
O casamento tinha um valor sagrado e espiritual na época do império inca. Os casais celebravam sua união com rituais que refletiam sua visão do mundo e a dualidade andina que, para eles, era representada pelos Apus (as montanhas) e a Pachamama (a mãe terra), símbolos do homem e da mulher, respetivamente.
O contato entre incas e espanhóis logo se transformou em um verdadeiro massacre. Os espanhóis emboscaram as forças de Atahualpa após a recusa dos incas em converter-se ao catolicismo. Durante os combates, vários incas foram mortos e Atahualpa foi feito prisioneiro.
A religião do Peru é uma combinação de Catolicismo e mitologia dos Andes. Ainda que hoje 75 – 81.3% da população se identifique como católica, os rituais e cerimônias praticados no Peru devem crédito tanto aos seus ancestrais católicos quanto aos nativos.
1. Relativo ou pertencente aos quéchuas, povo indígena que ocupava uma parte da América do Sul e cujos descendentes formam parte significativa da população do Equador e do Peru. 2. [ Linguística ] Relativo ao quéchua enquanto sistema linguístico .
Quechua, também chamado de 'Runa simi', é a língua nativa mais usada na América do Sul. É falado em várias regiões do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile e Argentina. Possui vários dialetos e divisões. Era a língua dos Incas, que a espalharam por todo o império Tahuantinsuyo.
Mais que os deuses fazedores da terra, os Incas adoravam que forneceu-lhes comida, daí o casal divino da Cosmovisão Andina, composta por Huiracocha (água) e Pachamama (Mãe Terra). O deus da água fertilizada a Pachamama.
De acordo com cada ayllu, a mão-de-obra era dividida por região, com a agricultura centralizada nas áreas mais produtivas; produção de cerâmica, construção de estradas, produção têxtil e outras habilidades também faziam parte do ayllus .
A civilização inca tinha um governo monárquico e teocrático, onde a autoridade mais alta era 'o inca'. O estado inca foi dividido em quatro e cada um era responsável por um 'Tucuy Ricuy', que atuava como governador do referido território.
A arte inca foi um modelo de arte organizado, luxuoso e sofisticado que existiu junto a civilização inca no período 3000 a.C. e 1500 d.C. Os objetos produzidos pelos incas eram precisos, com técnicas detalhistas e bastante coloridos. A presença do ouro e da cerâmica também era característico.