O que é a NBR 5426? A NBR 5426, intitulada “Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos”, é uma norma técnica brasileira que estabelece diretrizes para inspeção e testes de qualidade em processos de produção.
Os planos de amostragem por atributos têm sido investigados por muitos autores; no Brasil a norma que estabelece os procedimentos de inspeção é, segundo a ABNT (1985), a NBR 5427.
Esta Norma estabelece o método para a preparação de amostras de solos para os ensaios de compactação e de caracterização, bem como o método para a determinação do teor de umidade.
Quais são os três tipos de amostragem abordados pela NBR 5426?
Planos de Amostragem – a NBR 5426 prevê três tipos de amostragem; simples, dupla e múltipla. Na norma são dadas informações gerais sobre estes tipos de planos de amostragem.
Esta Norma estabelece os requisitos exigidos para encomenda, fabricação e fornecimento de barras e fios de aço destinados a armaduras para estruturas de concreto armado, com ou sem revestimento superficial. Os documentos relacionados a seguir são indispensáveis à aplicação deste documento.
A norma fixa critérios para o registro, comunicação, estatística, investigação e análise de acidentes do trabalho, suas causas e consequências, aplicando-se a quaisquer atividades laborativas.
NBR 7182. É responsável por determinar quais os métodos serão utilizados para que seja possível identificar o teor de umidade e a massa classificada como específica, que esteja visível no solo compactado.
A primeira norma a ser desenvolvida foi a NBR ISO 9001, que é a norma mais importante e aplicada em todo o mundo, e serviu como base para a criação das outras normas de sistemas de gestão, como: a NBR ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental, NBR ISO 45001 Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, NBR ISO 50001 ...
A ABNT NBR 15079-1 foi elaborada no Comitê Brasileiro de Tintas (ABNT/CB-164), pela Comissão de Estudo de Tintas para Construção Civil para Edificações Não Industriais (CE-164:001.001).
Esta Norma classifica os resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.
Esta Norma visa proporcionar a utilização de maneira autônoma, independente e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção.
Esses elementos foram utilizados segundo sistemática própria, cabendo salientar os aspectos sublinhados na apresentação da revisão da NB-18:1975, que deu origem à NBR 14280:1999.
Esta normalização estabelece os requisitos gerais de execução de concreto para as estruturas, permanentes ou temporárias, de concreto armado, protendido e reforçado com fibras combinadas ou não com armaduras, conforme definido em projeto que tenha sido elaborado de acordo com a ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 16935.
Estes fatos comprovam que a utilização da Norma NBR 6158 pode facilitar a produção de peças mecânicas intercambiáveis, oferecendo métodos racionais para os operadores e uniformidade e conformidade ao produto, com isto, contribui-se para a qualidade e aumento da produtividade, metas, essenciais para as empresas ...
A NBR 5739:2018 – Concreto — Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos, define que o carregamento de ensaio deve ser aplicado continuamente e sem choques, com a velocidade de carregamento de (0,45 ± 0,15) MPa/s. A velocidade de carregamento deve ser mantida constante durante todo o ensaio.
Amostra e amostragem são termos que se referem à mesma ideia (total de participantes do estudo), podendo ser utilizados de modo intercambiável. A amostragem é a triagem de indivíduos para um estudo de modo probabilístico e, por sua vez, amostra é a população de onde os indivíduos foram selecionados.
As técnicas de amostragem podem ser classificadas em probabilística e não probabilística. A probabilística se subdivide em amostragem aleatória simples, sistemática, estratificada e por conglomerado. A não probabilística se subdivide em amostragem não aleatória intencional, voluntária e acidental ou não intencional.
Em um estudo estatístico, os métodos de amostragem referem-se ao modo como selecionamos membros de uma população a entrarem em um estudo. Se uma amostra não for selecionada aleatoriamente, ela provavelmente será tendenciosa de alguma forma, e os dados não representarão corretamente a população.