Há uma estimativa de que uma abelha produz cerca de 5 gramas de mel por dia. As operárias, que são a maioria numa colmeia, vivem entre 45 a 60 dias. Então dá para dizer que uma abelha pode produzir cerca de 300 gramas de mel durante a vida. Uma colônia tem entre 25 mil e 80 mil abelhas operárias.
Qual a quantidade de mel que uma abelha produz no um dia?
Um indivíduo visita dez flores por minuto e faz em média 40 voos por dia, tocando cerca de 40 mil flores e recolhendo o seu néctar . Cada abelha produz aproximadamente cinco gramas de mel por ano.
Na apicultura tradicional, o produtor colhe o mel apenas uma vez por ano, sendo cerca de 15 quilos por colmeia. Já na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais.
Mel Puro de Abelha de florada silvestre em pote de 1000g. O mel predominantemente de Silvestre é resultado da combinação de várias flores e se caracteriza pela qualidade de seus nutrientes. Tem coloração avermelhada e sabor intenso.
Normalmente, o prazo de validade do mel vendido nos mercados é de dois anos, pois após esse período pode haver, por exemplo, alterações em sua consistência, coloração, aroma e sabor. No entanto, o produto pode durar muito mais do que dois anos se bem conservado.
Quanto tempo demora para as abelhas produzirem mel?
Normalmente as abelhas operárias podem voar num raio de 3 km, mas podem ir até 6 km quando a oferta de alimento for abundante, principalmente para coleta de néctar. As abelhas levam cerca de 21 dias para produzir mel, desde o momento em que um ovo é depositado na célula até a colheita.
O que muitas pessoas não sabem, entretanto, é que as abelhas dormem de cinco a oito horas por dia. É por esse motivo que, quando a noite chega, os insetos que trabalharam a tarde toda simplesmente entram em um estado de sono.
Uma colmeia pode abrigar até 50 mil abelhas. A comunidade é formada por uma abelha-rainha, alguns zangões e milhares de operárias. Todos têm funções específicas e convivem harmoniosamente; A rainha vive até dois anos, enquanto as operárias vivem pouco: não passam de um mês e meio de vida.
O mel da abelha nativa é superior em qualidade nutricional e medicinal se relacionado ao das abelhas com ferrão. No entanto, enquanto uma espécie de abelha nativa (Jataí) produz entre 800 gramas a 1,2kg de mel por ano, uma com ferrão (Apis) pode chegar até 80kg por colmeia anualmente.
O mel mais puro do mundo. Assim pode ser classificado o mel produzido na região da Serra do Amolar, na fronteira entre Brasil e Bolívia. O trabalho é realizado por famílias ribeirinhas com incentivo da Ecoa por meio do Programa Oásis.
Quanto mais escuro o mel, mais rico em minerais, consequentemente sabor e aroma mais forte. O mel claro é considerado pobre em minerais e apresenta sabor e aroma mais agradável. O aroma e sabor do mel são o da flor de origem, vai do doce suave ao doce forte, podendo apresentar sabor ácido ou amargo.
Resumindo, os pomares de laranja possuem flores que são bem atrativas para as abelhas. No geral, o mel de abelhas da florada de laranjeira apresenta uma coloração bem clara, leve aroma e sabor cítrico. Comparando aos outros méis, o mel de laranjeira é o mais indicado para quem tem problemas com insônia.
O preço médio nacional do mel também teve queda, passando de US$ 3.577,19 por tonelada no primeiro bimestre de 2023 para US$ 2.571,00 por tonelada no mesmo período de 2024, uma redução de 28,1%.
A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal de que o mel é legítimo, 100% puro, e que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.
Com alguns testes rápidos você consegue saber se o produto que tem em casa é mel puro ou adulterado. A primeira dica é colocar uma pequena gota de mel na parte de trás da colher. Se ela escorrer, indicando muita umidade, é porque o mel é impuro. Em outro teste, coloque uma colher de mel em um copo de água.