A região glútea está localizada posteriormente à cintura pélvica e estende-se distalmente na parte superior da perna como a parte posterior da coxa. A região glútea consiste nos músculos glúteos e várias artérias, veias e nervos clinicamente importantes.
A região glútea é a área posterior à cintura pélvica, entre a crista ilíaca e a prega glútea inferior. FIGURA 4.6 | Músculos do glúteo. Fonte: acervo do autor. FIGURA 4.11 | O trato iliotibial atua como aponeurose para dois músculos da pelve, o tensor da fáscia lata e o glúteo máximo.
O glúteo médio é um músculo em forma de leque localizado na região posterior do quadril, se estendendo do osso ilíaco ao fêmur proximal. Faz parte dos músculos da região glútea, juntamente com os músculos glúteo máximo, glúteo mínimo e tensor da fáscia lata.
As nádegas, também conhecidas como nalgas e quadril, são as duas partes carnudas e globulares que formam a parte posterior e superior da coxa. Cada uma das partes é chamada nádega ou nalga.
Popularmente chamado de Bumbum, Bunda, Nádega, etc. Ele tem função essencial na estabilidade do nosso corpo, fazendo as funções de proteger o quadril, a coluna lombar e inclusive os joelhos! Funcionalmente ele serve, principalmente, para nos empurrar para frente enquanto andamos.
A fenda interglútea (crena analis, crena ani, crena interglutealis, sulcus glutealis em latim) é a fenda que separa as duas nádegas formadas pelos músculos glúteos máximos, formando um arco mediano que segue a curvatura do sacro e do cóccix, entre o períneo e a alta região do sacro.
A dor na nádega é geralmente causada por uma compressão do nervo ciático na região glútea, que ocorre principalmente por um encurtamento ou contratura do músculo piriforme (um dos rotadores externos curtos do quadril), músculo que está em íntimo contato com o nervo, e daí a chamada Síndrome do Piriforme.
O músculo piriforme é um pequeno músculo localizado na região glútea, mais especificamente na parte posterior do quadril. Ele tem origem no sacro, que é o osso triangular na base da coluna vertebral, e se estende até a parte superior do fêmur, o osso da coxa.
Localizados acima da coxa e abaixo da cintura, os glúteos são um grupo muscular usado em movimentos como andar, correr, agachar e abrir e fechar as pernas. A região das nádegas —ou o popular bumbum— é composta por três músculos principais: glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo.
Quanto tempo demora para o glúteo crescer? Quanto tempo demora para o glúteo crescer depende de qual o método selecionado. O tempo que uma pessoa leva para ganhar massa muscular, tonificar e hipertrofiar os músculos com exercícios físicos, por exemplo, é de, no mínimo, seis meses.
Locais de aplicação da injeção intramuscular no corpo humano. Na injeção no glúteo, a localização da picada é exatamente dois dedos acima da prega glútea (divisão entre os duas partes das nádegas), no quadrante superior externo, evitando assim o risco de acertar o nervo ciático.
Além disso, eles também levaram em consideração a genética, o estilo de vida, a idade e a etnia da pessoa. Como resultado, chegaram à conclusão de que há 5 tipos ou formatos de glúteos: quadrado, V, A, redondo e coração.
(2) Área dorsoglútea: para usar esse local o paciente deve ser colocado em decúbito ventral em uma superfície plana. O local é identificado desenhando-se uma linha imaginária que vai da espinha ilíaca póstero-superior até o trocanter maior do fêmur.
A região glútea está localizada posteriormente à cintura pélvica e estende-se distalmente na parte superior da perna como a parte posterior da coxa. A região glútea consiste nos músculos glúteos e várias artérias, veias e nervos clinicamente importantes.
A dor nas costas acima das nádegas no lado direito pode ser resultado de várias condições relacionadas à coluna vertebral. Uma das causas mais comuns é a tensão muscular, que ocorre quando os músculos da região lombar são sobrecarregados devido a má postura, esforço físico excessivo ou movimentos repetitivos.
O que fazer: pode-se fazer alongamentos ou utilizar terapia de frio-calor, por exemplo, pois possuem ação anti-inflamatória e analgésica ajudando a aliviar a dor.
As razões por trás da dor glútea profunda são, na maioria das vezes, decorrentes de alterações na coluna lombar ou pélvicas/ginecológicas. Alterações dos tendões dos isquiotibiais. É frequente a história de trauma na região, especialmente por quedas.
Um bom exercício é sentado, dobrar uma das pernas e esticar a outra perna, para frente. Esse exercício faz com que haja alongamento da cadeia posterior e dos glúteos. Outro exercício importante é a elevação da perna, dobrada, apoiando-se somente em uma perna, mantendo o equilíbrio do quadril.
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união de nervos menores que saem do final da coluna. Esse nervo passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, se dividindo para formar outros nervos que percorrem as pernas até os pés.
A dor no glúteo pode estar relacionada a vários fatores como patologias na coluna, no quadril e na região ginecológica. Frequentemente, está associada à inflamação do nervo ciático devido à compressão nesta região. O nervo ciático tem sua origem na coluna lombar e ramifica-se até a região dos pés.
O cóccix desempenha um papel importante na sustentação do peso do corpo quando uma pessoa está sentada. Ele também serve como ponto de fixação para vários músculos, ligamentos e tendões da região pélvica e das nádegas.