Gasolina C ou Gasolina Podium C: é a denominação dada à gasolina após a incorporação de etanol anidro. No Brasil, o teor de etanol anidro é especificado em 27%v/v para gasolina comum C e 25%v/v para a gasolina premium C, como é o caso da Podium.
Além disso, seu teor de enxofre é menor, sendo menos poluente. 4- Gasolina Podium: gasolina comercializada exclusivamente pela Petrobras, ela apresenta maior desempenho porque possui índice de octangem igual a 95, além de aditivos detergentes/dispersantes e baixo teor de enxofre.
A avançada tecnologia aplicada à Gasolina Petrobras Podium conta com um pacote contendo aditivos detergente/dispersante e modificador de atrito, que evita o acúmulo de depósitos, assegurando a limpeza, a máxima proteção ao motor e a redução de custos de manutenção.
A gasolina Petrobras Podium tem 95 octanas IAD (Índice Antidetonante) e teor de enxofre de no máximo, 30 ppm. Já a gasolina Petrobras GRID tem 87 octanas, teor de enxofre de no máximo 50 ppm, e recebe corante verde.
Sendo assim, se você tiver na sua garagem um automóvel com propulsor com taxa de compressão 10,5:0 ou superior, o recomendado é utilizar a tal da gasolina podium ou premium, afinal ela permite que o propulsor funcione com a máxima eficiência.
Gasolina aditivada ou comum? E a Podium ou Premium? Qual a melhor | Boris Feldman explica
Qual a melhor gasolina, Podium ou V-Power?
Diferenças entre as gasolinas
Na gasolina comum e na aditivada temos 95 octanas RON, enquanto na V-Power Racing (Shell) tem no mínimo 98 octanas RON, na Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON e na Octapro (Ipiranga) tem em média 103 octanas RON.
A gasolina aditivada é vantajosa para o carro porque possui componentes que melhoram a performance do motor. Os aditivos ajudam a remover resíduos originados pela combustão, melhoram a lubrificação dos componentes e também conservam os bicos da injeção eletrônica.
Sua gasolina é Petrobras Podium. Melhor Desempenho: sua altíssima Octanagem (RON 102 “de fábrica" mínimo garantido) proporciona o máximo aproveitamento da potência do motor, sendo ideal para automóveis e motos com motores de elevada taxa de compressão e/ou turboalimentados.
A gasolina Octapro tem a mesma octanagem da rival Podium e com isso agora estabelece uma concorrência com o combustível já conhecido. Em nenhum outro país a gasolina alcança níveis tão altos de octanagem, que são superados apenas por variações da gasolina de aviação.
Se formos falar em entrega também, a podium chega a ter 10% a mais de desempenho. Contudo, o valor costuma ficar acima dos 30% acima da gasolina comum. Então, pode ser que apenas o dono de um superesportivo veja vantagem.
Não há qualquer empecilho em misturar gasolina premium, aditivada ou comum, mas o motorista deve ficar atento a alguns detalhes, como ressaltou o diretor da AEA.
A gasolina que dura mais é a chamada premium, que pode ser a Podium da Petrobras ou a Octapro da Ipiranga ou a Shell R, que pode durar até oito, dez meses.
O que acontece se misturar gasolina podium com comum?
Isso é verdade? Intercalar abastecimentos de gasolina comum com abastecimentos de gasolina aditivada não acarreta dano algum ao motor. O que não se deve fazer é alterar combustíveis de octanagens diferentes.
Dynaflex é a mais avançada tecnologia da Shell, presente nas gasolinas Shell V-Power e Shell V-Power Racing que, além de limpar e proteger, traz mais performance e rendimento¹ para o seu motor. O nome Dynaflex é usado pela Shell em todo o mundo e traz a junção das palavras “dinâmica” e “flexível”.
Você já deve ter visto combustíveis premium, como a gasolina Podium da distribuidora BR, nos postos quando foi abastecer o seu carro. Talvez até tenha ouvido falar que o motivo dela ser mais cara é por conta do maior nível de octanagem.
A gasolina Podium é um combustível muito menos poluente que as demais gasolinas, por apresentar taxas de emissão de enxofre muito menores, cerca de 30 ppm (leia mais sobre ppm clicando aqui). Por isso, sua utilização promete não somente benefícios pessoais, mas também benefícios globais.
Qual é a gasolina indicada para se colocar no tanquinho de partida a frio dos carros flex? A resposta é: qualquer uma! Pode ser a comum, aditivada, premium, a Podium a Octapro… Tanto faz!
O grande diferencial da gasolina premium ou podium em relação à aditivada é a sua taxa de octanagem: como vimos, a aditivada possui um mínimo de 87 unidades, já a premium deve ter uma octanagem de pelo menos 97 unidades.
Octanagem: A V-Power Racing (Shell) possui no mínimo 98 octanas RON, enquanto a Podium (BR) tem entre 97 e 102 octanas RON. A octanagem é um indicador da resistência do combustível à detonação, e valores mais altos geralmente resultam em melhor desempenho e eficiência energética.
É o tipo de gasolina mais comercializado, e geralmente é incolor ou levemente amarelada. Tal especificação é definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), pois os processos de refino e a composição química do combustível garantem a variação.
Gasolinas de alta octanagem, como é o caso da Petrobras Podium, favorecem não apenas a performance como também a conservação do motor. E podem, dependendo do veículo, reduzir o consumo. A octanagem da Petrobras Podium é 102 pelo método de pesquisa RON (Research Octane Number).
No caso de carros mais antigos ou com uma elevada quilometragem, a recomendação é a opção aditivada . “Se você tem um carro mais antigo ou com muitos quilômetros rodados, a gasolina aditivada pode ser uma escolha sensata. Os aditivos ajudarão a manter o motor limpo e a evitar problemas de desempenho”, declara Luciana.
E o que “suja” os bicos injetores? Um dos principais fatores que sujam os bicos é falta de manutenção periódica e o uso do etanol. O etanol que você compra na bomba é chamado de hidratado, justamente pelo percentual de água.
A gasolina premium permite obter melhora de rendimento em todos os tipos de automóveis. Mas essa mudança será sensível apenas em modelos como motores superalimentados ou carros de alto desempenho. Por esse motivo, nem sempre os benefícios trazidos por esse tipo de combustível irão compensar o gasto com o abastecimento.