A memória é o fio condutor em que a cultura é transportada pelos tempos. É ela que nos permite a consciência de estarmos no presente e de já termos vivido um antes. É ela que nos permite a noção do tempo e por meio dela prosseguimos na linha de sucessões e de aprendizados compartilhados.
São conceitos que estabelecem uma relação de continuidade entre passado, presente e futuro. A memória carrega o passado, porém a partir da dinâmica do presente. A cultura traz consigo a história de um povo e é repassada a cada geração, tendo vistas no futuro.
A memória cultural é constituída por heranças simbólicas materializadas em monumentos, documentos, ritos, celebrações, objetos, textos, escrituras e outros suportes mnemônicos e possui caráter dinâmico. Além disso, ela possui um papel fundamental na construção das identidades.
Qual a ligação entre patrimônio cultura e memória?
O Patrimônio Cultural, como Lugar de Memória, é responsável por materializar esse passado para a sociedade atual, desse modo há uma intensa relação com a memória coletiva. Através do estudo de caso realizado em Ouro Branco é estabelecida a relação dos indivíduos com o patrimônio cultural a partir de suas lembranças.
Qual é a relação que existe entre memória e história?
A história não é a memória. O historiador, no trabalho científico, coleta as lembranças dos homens, compara-as entre si, confronta-as com documentos, objetos e vestígios, e estabelece os fatos. A história leva em conta a memória, mas não se reduz a ela. A história não é um objeto jurídico.
Memória e História, portanto, desde o início das origens estão intimamente relacionadas. A memória como propriedade de armazenar e atualizar informações proporciona à História narrar as ações humanas tanto do presente quanto do passado mais longínquo. A História, então surge como filha da memória.
Que relação podemos estabelecer entre memória e história?
Enquanto a história se fundamenta sobre um saber universal aceitável, para a memória a presença do passado no presente é fundamental para a legitimação de certos saberes ou hierarquizações e para articular as narrativas do passado vivido à percepção do presente pretendido, como afirma Chartier (2007).
A cultura, em suas diversas manifestações, atua sobre o homem, e este sobre ela, em processos de construção de identidades; sendo assim, o patrimônio cultural deve ser preservado ao longo das gerações como forma de conservação da memória de um povo, de sua história e tradição.
Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo. A cultura é um dos elementos de análise da Antropologia e foi desenvolvida de diferentes maneiras, de acordo com o seu local e seu povo originário.
A memória cultural é constituída, assim, por heranças simbólicas materializadas em textos, ritos, monumentos, celebrações, objetos, escrituras sagradas e outros suportes mnemônicos que funcionam como gatilhos para acionar significados associados ao que passou.
A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro.
A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las. Ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses.
A memória constitui um fator de identificação humana; é a marca ou o sinal de sua cultura. É ela que nos distancia ou que nos aproxima. Identificamos a história e os seus acontecimentos mais marcantes, desde os conflitos às iniciativas comuns.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
O estilo de vida de um povo pode ser influenciado, também, pela cultura dessa sociedade. Assim, os costumes herdados podem impactar no estilo de vida e, consequentemente, na saúde do indivíduo e da população.
Qual o papel da cultura e da memória na formação do ser humano para viver em sociedade de forma digna?
A memória tem papel fundamental para a constituição do tecido social de uma comunidade e para que ela seja reconhecida em suas tradições, heranças, valores e configuração cultural na sociedade, daí a necessidade de serem recontadas, organizadas e celebradas.
O termo “cultura” surgiu no século XIII e tem origem latina. Inicialmente, o seu primeiro uso era para designar uma parcela de terra a ser cultivada pelas pessoas que viviam no campo. Esses agricultores utilizavam técnicas como “rotação de cultura” em suas terras.
O termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo, interdependente e interatuante de conhecimentos, crenças, leis, tradições, artes, costumes e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade.
De acordo com o historiador Alfredo Bosi, a palavra cultura advém da palavra Colo, que significa em latim “eu moro, eu cultivo”. Inicialmente, a palavra designava as culturas agrícolas (de beterraba, de cenoura) e, posteriormente, o verbete passou a se referir ao conjunto de ideias e tradições de um povo.
Memória enquanto elo, enquanto fio condutor, enquanto linha de transmissão que permite que viveres, memórias-hábitos, imagens-lembranças, sejam re-existidas no tempo. A cultura em meio a isso é o conteúdo. É o que está na memória, o que está nas imagens, no cotidiano, no condicionamento.
O patrimônio possui a capacidade de estimular a memória das pessoas historicamente vinculadas a ele, e por isso, é alvo de estratégias que visam a sua promoção e preservação.
Cultura e identidade são pertinentes, pois cultura não só é um produto da vivência dos homens, é também um processo dessa produção. E identidade é constituída sempre em uma certa relação com o onde o homem está situado~ nessa relação o homem se define.
A memória é um conjunto de códigos que compreendem a identidade, pois faz o indivíduo refletir sobre si, sobre o eu, e a consciência que entende o homem a partir da sua autorreflexão, desenvolvendo o seu papel crítico-social.
A memória é um dos mais importantes processos psicológicos, pois além de ser responsável pela nossa identidade pessoal e por guiar em maior ou menor grau nosso dia a dia, está relacionada a outras funções corticais igualmente importantes, tais como a função executiva e o aprendizado.
Memória e aprendizagem são conceitos diferentes. Mesmo que alguns digam que aprenderam algo novo, quando apenas o memorizou. Entretanto, são complementares, ou seja, você aprende algo novo quando é capaz de responder a um determinado estímulo a partir de experiências anteriores (memórias).