A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.
A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.
Sílaba tônica é a sílaba da palavra que possui maior intensidade, o que faz com que seja pronunciada com mais força. Por exemplo, quando pronunciamos a palavra “engraçado”, colocamos uma força maior na sílaba “ça”, já que ela é a tônica. Essa palavra é uma paroxítona, pois “ça” é sua penúltima sílaba.
SÍLABA TÔNICA - DEFINIÇÃO, DICA de como localizar facilmente e EXERCÍCIOS de fixação.
Qual é a sílaba tônica de garrafa?
Foneticamente, ga-rra-fa; (ra, só com um r, como sabe, só poderia ser em sílaba inicial); ortograficamente, gar-ra-fa, dado que os rr se separam em fim de linha, ao contrário do que sucede, por exemplo, em espanhol, língua em que se mantêm juntos, na linha de baixo.
Como saber se é oxítona paroxítona ou proparoxítona?
1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Além disso, as sílabas emitidas de maneira mais fraca são chamadas de sílabas átonas. Exemplo: Anel (a é a sílaba átona e nel é a sílaba tônica). Nesse meio, há um conjunto de palavras que podemos classificá-las em: palavras oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
Por exemplo, uma palavra como “medico” (sem acento), deve ser lida com a penúltima sílaba tônica: “meDIco”. Quando queremos nos referir à profissão, o acento tônico recai na antepenúltima; então vamos indicar isso através de um acento: “Médico".
Na nossa língua, a sílaba tônica pode ocorrer em três posições da palavra, que será, assim, classificada como: oxítona, quando a sílaba tônica é a última sílaba da palavra (café); paroxítona, quando a sílaba tônica é a penúltima (escola); proparoxítona, quando a sílaba tônica é a antepenúltima (sábado).
São paroxítonas todas aquelas palavras que contam com acentuação tônica em sua penúltima sílaba. Exemplos: camelo, carro, automóvel, barco, revólver, serpente, fênix, álbum…
Palavras paroxítonas: têm a penúltima sílaba como tônica. Exemplos: casa, fazenda, otorrinolaringologista. Palavras proparoxítonas: têm a antepenúltima sílaba como tônica. Exemplos: pêssego, tarântula, resquício.
Porque, de acordo com as regras de acentuação da língua portuguesa, TODAS as palavras proparoxítonas, sem exceção, levam acento gráfico na sílaba forte. Vamos repetir, para ficar bem claro. A palavra PANELA apresenta apenas acentuação tônica, que ocorre na penúltima sílaba.
Nessa palavra, a sílaba tônica (pronunciada com mais intensidade) é “pás”. As demais sílabas são átonas. Identificando a sílaba tônica é possível classificar as palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona. A palavra “pássaro” é proparoxítona.
Letra E: A palavra 'guri' apresenta a sílaba 'ri' como sendo a sílaba tônica (última – oxítona); 'cama' apresenta a sílaba 'ca' como sendo a sílaba tônica (penúltima – paroxítona); a palavra 'áspero' apresenta a sílaba 'ás' como sendo a sílaba tônica (antepenúltima – proparoxítona).
E na palavra "papel", a última sílaba é a sílaba tônica. Essas palavras que possuem sua última sílaba produzida com maior intensidade são chamadas de oxítonas.