O que é a tabela SAC e como funciona? O Sistema de Amortização Constante (SAC) é um modelo de amortização de empréstimos em que o valor das prestações é decrescente ao longo do tempo. Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o saldo devedor remanescente, que diminui a cada parcela paga.
A Tabela SAC se refere ao Sistema de Amortização Constante, e é um modelo de pagamento de financiamento que ocorre de forma constante, conforme o nome sugere. Porém, neste modelo, os juros que compõem as parcelas do financiamento são definidos durante as negociações para a concessão do empréstimo imobiliário.
Saiba como funciona o Sistema de Amortização Constante (SAC)
E para calcular o valor da amortização de uma parcela pelo método SAC, é preciso dividir o valor total da dívida pelo número de meses de parcelas. Assim, se obterá o montante das amortizações e somar os juros.
Na Tabela Price, se terá um valor de parcela menor inicialmente, porém irá pagar muito mais juros no período total. Na tabela SAC, se paga uma parcela muito maior no início, mas pagam-se menos juros no período total, independente do contrato.
É possível que uma instituição ofereça uma taxa de juros bem reduzida, mas quando o valor todo é somado, seu CET pode ser maior. Isso porque, muitas vezes, quando as pequenas tarifas são somadas, acabam deixando o serviço mais caro.
QUAL O MELHOR FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO? Tabela SAC ou PRICE? Não financie um IMÓVEL sem saber disto
O que é a taxa SAC?
A Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) é um método de amortização utilizado principalmente em financiamentos. Nesse sistema, as parcelas são calculadas de forma que a amortização seja constante ao longo do período de pagamento, enquanto os juros são calculados com base no saldo devedor.
A Tabela Price oferece parcelas fixas, com juros mais altos no início. O SAC tem parcelas decrescentes, com amortização constante e juros menores ao longo do tempo. A Tabela Price é mais previsível, enquanto o SAC geralmente resulta em pagamentos menores a longo prazo.
Qual tabela é melhor para amortizar financiamento?
A Tabela SAC é um bom método para quem quer financiar um bem de valor alto, pois as parcelas são maiores no início e menores no final, e isso permite que o financiado tenha mais controle sobre o orçamento, visto que há uma amortização mensal do financiado.
Isso quer dizer que, se no início, 80% do valor da prestação forem para amortizar o valor do imóvel, por exemplo, nos meses finais, é possível ter até 95% do valor voltados para a amortização. A sua vantagem é que se trata de um sistema previsível.
O Sistema Francês de Amortização é conhecido como Tabela Price e o Sistema de Amortização Constante é conhecido como Tabela SAC. São duas formas distintas de amortização de financiamento a longo prazo, pagas ao banco ou à construtora, no caso da compra de um imóvel, na hora de fazer o financiamento.
Como mencionado anteriormente, a Tabela SAC permite que você economize em juros ao longo do tempo, o que pode ser uma opção atraente para quem deseja minimizar os custos totais do empréstimo.
No sistema de Amortização constante – SAC, ela ocorre de forma constante e decrescente. Já na tabela price, a prestação deve ser constante em todo o financiamento, por essa razão entende-se que o valor da dívida será crescente, pois os juros caem, porém o valor da parcela será o mesmo.
Para realizar o cálculo de amortização, é necessário dividir o valor total da sua dívida contraída pelo número de meses (o número de parcelas). Daí você tem o valor das amortizações para somar os juros.
É melhor antecipar parcelas ou amortizar saldo devedor?
Amortizar uma dívida adquirida para a compra de um imóvel significa antecipar as parcelas para pagar o débito de forma mais rápida. Em alguns casos, isso permite também que os juros sejam reduzidos – por isso a opção acaba atraindo muitos adeptos.
Como Amortizar um financiamento? Amortizar é simples. Acesse o aplicativo do banco onde você fez o financiamento do seu imóvel e escolha a opção de amortização por tempo. A cada mês ou quando conseguir reunir um valor extra, direcione-o para a amortização.
O que é melhor: amortizar prazo ou prestação? Seguindo a lógica acima, amortizar no prazo é a melhor opção para economizar juros em um empréstimo. E, para economizar ainda mais, a tabela SAC é a melhor escolha.
Uma desvantagem da Tabela Price é que, em comparação com outros métodos de amortização, como o Sistema de Amortização Constante (SAC), o seu custo total ao longo do tempo pode ser maior. Isso ocorre devido à maior proporção de juros nos primeiros períodos do financiamento.
Qual a melhor forma de financiar um imóvel SAC ou Price?
Assim, no sistema SAC você amortiza mais no começo do contrato, o que torna a primeira prestação do financiamento, em média, 25% maior do que na Price, quando consideramos a mesma taxa de juros.
Se você contratou o financiamento imobiliário e agora está se perguntando “posso mudar meu financiamento de Price para SAC para tentar reduzir os custos?”, saiba que o caminho disponível para essa alteração é a portabilidade de financiamento.
Quais as vantagens e desvantagens da Tabela Price?
Dentre as principais vantagens, destacamos: pagamento total menor devido à redução progressiva do saldo devedor e juros mais baixos ao longo do tempo. Porém, como desvantagem o valor das parcelas varia bastante ao longo do tempo e os valores pagos inicialmente costumam ser altos.
Como calcular o valor da amortização na Tabela Price?
A amortização é calculada subtraindo o valor da prestação do valor do juro: 2.970,56 – 800 = 2.170,56. O saldo devedor da parcela 1 é calculado subtraindo: 20.000 – 2.170,56 = 17.829,44. E assim respectivamente, até a quitação total do financiamento.