Teoria do conhecimento é um dos principais ramos de estudo da filosofia ocidental. Os filósofos pré-socráticos iniciaram um movimento de tentativa de compreensão racional do mundo, da formação dos seres viventes e não viventes, ou seja, um afastamento do pensamento mitológico e uma aproximação do conhecimento racional.
Uma revisão de literatura de temas relacionados as principais teorias do conhecimento é apresentada com ênfase no inatismo, na metafísica, no racionalismo, no empirismo, criticismo e fenomenologia.
A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento e a capacidade que o ser humano tem de atingi-lo por ele mesmo. Por esse motivo, a teoria do conhecimento também pode ser de interesse da psicologia.
Quais são as principais questões da teoria do conhecimento?
A Teoria do conhecimento é uma área da Filosofia que estuda o ato de conhecer. Ela busca responder questões como “o que é o conhecimento?” e “como conhecemos?”, para entender o modo pelo qual o homem conhece as coisas.
Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
Epistemologia (teoria do conhecimento) - Brasil Escola
O que é teoria do conhecimento para Platão?
O conhecimento em Platão está ligado à concepção de que o mundo real é o mundo das ideias, em que as experiências sensíveis não têm efetiva importância porque são subjetivas. O ideal (universal) é de fato, em Platão, o real. Nesse real, o conhecimento seria válido para todas as entidades.
Teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento. A capacidade de conhecer o mundo racionalmente é objeto de estudo da teoria do conhecimento.
Ao retirar das ideias o caráter inato, Locke defende que o que apreendemos da experiência é que dá origem ao conhecimento, pois o conteúdo da nossa consciência (emoções, pensamentos, lembranças etc.) vem daquilo de que nós temos experiência.
Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.
O conhecimento científico é considerado o mais importante e com maior credibilidade, pois se baseia em resultados de diversas áreas de estudo, como engenharia, biologia, geologia, química, física, entre outros.
Resgatando as teorias platônicas sobre o conhecimento, Descartes deu origem ao racionalismo moderno, defendendo que o conhecimento humano é inato, ou seja, já nasce com o ser humano, que vai, na medida em que estuda, descobrindo tal conhecimento oculto em si.
O conhecimento é a substantivação do verbo conhecer. Conhecer é o ato de entender, compreender, apreender algo por meio da experiência ou do raciocínio. O conhecimento fascina a humanidade desde a Antiguidade, quando a Filosofia passou a pensar os modos como o ser humano pode conhecer a verdade.
O verdadeiro conhecimento está em um patamar “acima” do mundo das opiniões e das sensações, e pode ser acessado pelo ser humano através da aplicação de técnicas e do exercício de capacidades e sentidos, que hoje não são comumente conhecidos e desenvolvidos.
O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.
Hans Vaihinger, no pioneiro artigo sobre o assunto, publicado em 1876, no Philosophische Monatshefte, “Sobre a origem da palavra 'teoria do conhecimento'”, aponta que as raízes conceituais da teoria do conhecimento estão em Locke – nas suas palavras, é nesse momento que “nasce a teoria do conhecimento enquanto ciência” ...
Ter conhecimento significa possuir informações, enquanto a sabedoria está na habilidade de utilizar esses dados de maneira apropriada e eficaz. A aplicação inteligente do conhecimento é essencial para tomar decisões informadas e resolver problemas de forma eficiente.
Conhecimento é uma consciência dos fatos ou uma habilidade prática. O conhecimento dos fatos, também chamado de conhecimento proposicional, é frequentemente caracterizado como uma crença verdadeira que é distinta da opinião ou suposição em virtude da justificação.
Sócrates defendia a importância do conhecimento através de seu método de questionamento e diálogo, conhecido como "maiêutica". Ele acreditava que o verdadeiro conhecimento só poderia ser alcançado através do autoconhecimento e da reflexão crítica sobre as crenças e valores pessoais.
A epistemologia e a gnosiologia são partes da Teoria do Conhecimento, cada uma com seu foco. A epistemologia foi o modelo de teoria do conhecimento usada na antiguidade. A gnosiologia é a Teoria do Conhecimento esquematizada como conhecemos hoje, a partir de Locke.
Ler é uma das maneiras mais eficientes de adquirir conhecimento. Seja com sites, blogs, livros, jornais, revistas, workshops, palestras… todos eles vão trazer novos aprendizados sobre os mais diversos assuntos. Escrever também ajudará na assimilação do conteúdo que você deseja aprender.
O conhecimento está na relação que a alma tem com o que a circunda, de onde surgem os estímulos. Assim, o conhecimento é social, porque está disposto no que circunda os seres, e é também concreto, como já se tem dito.
Kant, (KANT, 1997, p. 36), mostra que “todo o conhecimento se inicia com a experiência, isso não prova que todo ele derive da experiência”, ou seja, para conhecer é preciso tanto a razão com seus instrumentos, como a experiência com os fatos da realidade empírica.