São Paulo — Criada na década de 1970 para combater ações da esquerda armada durante a ditadura militar, a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) conta hoje com cerca de 800 integrantes — os boinas pretas — e é considerada a tropa de elite da Polícia Militar (PM) de São Paulo. Também é a mais letal.
O BOPE é a força especial considerada a mais forte do Brasil, sendo reconhecida e temida por muitos. Esta polícia atua principalmente no Rio de Janeiro e tem como objetivo principal lutar contra o terrorismo, contra o tráfico e contra o crime organizado nas favelas cariocas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) é uma das mais importantes do mundo, ocupando a 17ª posição de uma lista de 137 países, segundo dados divulgados pelo Global Firepower Index 2023. De acordo com o relatório, o Brasil tem 628 aeronaves, incluindo 46 caças, 72 aviões de ataque, dois aviões-tanque e 195 helicópteros.
Estar à frente de uma força de combate que se projeta do mar para terra é a razão de ser do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), tropa de elite da Marinha do Brasil.
Uma recente simulação conduzida por inteligência artificial surpreendeu ao classificar o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Brasil como a força especial mais preparada do mundo, superando até mesmo a SWAT dos Estados Unidos.
As melhores e mais conhecidas Forças Especiais do Brasil são: o Comando Anfíbios (COMANF) do corpo de Fuzileiros Navais, ministrado pela Marinha do Brasil; Forças Especiais do Exército Brasileiro, que atuam fortemente em missões no exterior; e o Batalhão de Forças Especiais do Rio de Janeiro, o BOPE.
O Exército Fantasma era formado por atores, publicitários, artistas plásticos, locutores de rádio, engenheiros de som e outros profissionais de várias áreas do conhecimento. Essa foi a unidade de dissimulação mais famosa da história, mas não foi a única.
Luís Alves de Lima e Silva nasceu no dia 25 de agosto de 1803 em uma fazenda chamada São Paulo (hoje no território do município de Duque de Caxias) na então capitania do Rio de Janeiro da colônia portuguesa do Brasil.
O 1º Batalhão de Forças Especiais é a principal unidade de elite do Exército brasileiro, subordinada ao Comando de Operações Especiais (COPESP). A atuação de seus membros requer sigilo, pois participam de missões de alto risco em territórios hostis.
Porém estudos da Polícia Militar demonstraram que, na prática, a cor acaba expondo seus integrantes na maioria dos terrenos e dificulta a camuflagem, diminuindo o efeito-surpresa e comprometendo a segurança dos policiais em ação.
O BOPE é uma fração reserva do Comando Geral da Brigada Militar, vinculado diretamente ao Subcomandante-Geral para emprego em situações que envolvam grave perturbação à ordem pública e ocorrências que necessitem de intervenções de elevado rigor tático e estratégico, com atuação em todo território do Estado do Rio ...
Cada Polícia Militar é comandada, em cada Estado, por um oficial superior do posto de coronel, chamado de comandante-geral. Polícias civis: presentes em todos os Estados da federação, são chefiadas por delegados-gerais, que comandam por sua vez os delegados de polícia locais, responsáveis por cada distrito policial.