Geralmente, a maioria dos exames tem validade de 6 meses, podendo chegar a 1 ano. Entretanto, quando se trata do acompanhamento de alguma doença, ou se for para uma elucidação diagnóstica, a validade pode passar para 3 meses ou menos.
A validade clínica dos exames são de 03 meses para ser apresentado ao seu médico. Mais não necessariamente quer dizer que depois desse período eles estão bons ou ruins.
O tempo de validade deste exame pode variar, ou seja, se o paciente estiver realizando o exame para um pré-operatório, vai ter uma validade curta, podendo chegar até 30 dias. Por outro lado, se o paciente realizar um exame de rotina para que o médico possa acompanhar sua saúde, o exame pode ter validade de até 6 meses.
Qual prazo de validade do pedido de exame medico? Normalmente a validade é de 30 dias e deve-se tomar o cuidado de prestar atenção, pois fevereiro tem 28 dias, existem meses com 31 dias.
Geralmente, a maioria dos exames tem validade de 6 meses, podendo chegar a 1 ano. Entretanto, quando se trata do acompanhamento de alguma doença, ou se for para uma elucidação diagnóstica, a validade pode passar para 3 meses ou menos.
Informamos que, desde o dia 30/08/2024, os pedidos médicos passaram a ter validade de 60 dias, contados a partir da data de emissão, seja para realização de exames, de procedimentos ou de terapias. Esse prazo vale para os pedidos emitidos pela rede própria, credenciada, pública ou particular.
- Exames de sangue tem validade de 6 meses (com exceção do exame de Zika Vírus que tem validade de 30 dias.) - Histeroscopia diagnóstica - Pode ser repetida a qualquer momento a critério médico. - Histerossalpingografica tem validade de 10 anos. - Exames da rotina ginecológica tem validade de 1 ano.
Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos. O que fazer após o exame?
A validade do eletrocardiograma depende das condições físicas do trabalhador. Caso ele não possua nenhuma doença crônica que possa se agravar durante suas atividades, o exame tem validade de 2 anos, do contrário é válido por 1 ano podendo ser reduzido a critério do médico do trabalho.
A urina deve ser entregue em no máximo duas horas após ser colhida. Caso isso não seja possível, a amostra pode ser mantida em geladeira até a entrega, mas vale conferir na clínica ou posto o prazo pelo qual o material pode ser armazenado.
Exames de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia (ou Ecografia), Ressonância Magnética, Densitometria Óssea e Mamografia, por exemplo, possuem validade de até 6 meses, desde que esteja em bom estado de conservação (precisa estar legível), e que se considere a finalidade para a qual o exame foi ...
Dependendo da situação, o material precisa ser levado para o laboratório algumas horas após a coleta. Em outros, pode ser guardado na geladeira, mas somente por 24 horas. Caso você precise guardar na geladeira, embrulhe o pote com papel ou plástico e lacre com fita adesiva.
Validade da solicitação é de 90 dias, caso não esteja datado a validade é indeterminada. Não será aceita solicitação médica rasurada, caligrafia e cores de caneta diferentes, assinatura digitalizada e data futura.
- Colesterol Total e frações, Triglicerídeos e ALT/TGP e AST/TGO (validade 90 dias); - Beta HCG (validade 30 dias) ou documento médico que ateste a esterilização (sem validade) em mulheres em idade fértil.
Geralmente, a maioria dos exames tem validade de 6 meses, podendo chegar a 1 ano. Entretanto, quando se trata do acompanhamento de alguma doença, ou se for para uma elucidação diagnóstica, a validade pode passar para 3 meses ou menos.
Desde julho do ano passado, está em vigor a Resolução CREMERJ nº 334/2022, a qual prevê que as solicitações de exames complementares podem ter validade de até 180 dias, a contar da emissão, de acordo com o critério do médico.
“Um exame feito com o preparo certo, de boa qualidade e com resultados completamente normais vai ser repetido dali 10 anos. Mas, se acharmos pólipos, pode ser necessário repetir em um, três ou cinco anos, dependendo da quantidade, do tamanho deles e da biópsia”, explica Lages.
Segundo a OMS, estudos quantitativos têm demonstrado que, nas mulheres entre 35 e 64 anos, depois de um exame citopatológico do colo do útero negativo, um exame subseqüente pode ser realizado a cada 3 anos, com a mesma eficácia da realização anual.
Como regra geral, para pessoas consideradas saudáveis (ou seja, nem doença crônica ou fator que exija avaliação mais frequente), o exame de sangue deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano.
A mamografia, como forma de rastreamento do câncer, é indicada para mulheres acima dos 40 anos, anualmente, como recomendação da nossa instituição e da Sociedade Brasileira de Mastologia. O Ministério da Saúde recomenda a cada dois anos entre os 50 e 69 anos.
Sendo que o consenso dos seis meses costuma ser aplicado quando o exame de imagem faz parte de um check-up de rotina do paciente. Neste período estão incluídos: Ultrassonografia. Ressonância Magnética.
Atualmente, os pedidos valem por 30 dias. E as guias de autorizações de exames e procedimentos no geral, que antes tinham validade de até 60 dias, passam a ter validade de 90 dias a contar da data de autorização. Essa medida reduz a necessidade de revalidação das guias já autorizadas.