A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo cliente ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo.
A missão da Amazon é ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, e o primeiro dos nossos 16 Princípios de liderança, a Obsessão pelo cliente, afirma que “os líderes começam com o cliente e trabalham percorrendo o caminho inverso. Eles trabalham com afinco para conquistar e manter a confiança do cliente.
A missão define o propósito atual, a visão estabelece a direção futura e os valores determinam os princípios que norteiam a organização. Essas declarações ajudam a empresa a manter o foco em seus objetivos e a tomar decisões alinhadas com sua direção estratégica.
Após o período de teste, o Amazon Prime custará R$ 19,90/mês ou até 12x de R$ 13,90 (R$ 166,80/ano), dependendo do plano escolhido. Pague com cartão de crédito, débito ou Pix. Cancele a qualquer momento.
Como definir a visão? Para definir a visão da organização, é preciso pensar em quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo. Mais do que metas organizacionais, no entanto, a visão deve refletir o que a empresa espera de si mesma, onde ela almeja chegar.
Disney – Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças. Coca-Cola – Matar a sede do mundo. Petrobrás Visão 2030 – Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse. Involves – Temos um grande sonho.
Missão: “A Apple projeta os melhores produtos do planeta, cria experiências incríveis e lidera o setor de tecnologia com suas inovações.” Visão: “Ser uma empresa que revoluciona o mundo por meio da tecnologia.” Valores: Inovação, qualidade, simplicidade, design, sustentabilidade.
Para os acionistas, o grande diferencial da Amazon continua é: O foco é na obsessão do cliente, em vez de obsessão da concorrência, vontade de inventar e ser pioneiro, disposição de fracassar, paciência para pensar a longo prazo e orgulho profissional. Sem contar a excelência operacional.
Amazon é uma empresa multinacional de tecnologia norte-americana com sede em Seattle, Washington. A companhia se concentra no e-commerce, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. É considerada uma das cinco grandes empresas de tecnologia, juntamente com Google, Apple, Microsoft e Facebook.
Para nós, a mais importante, o alicerce que sustenta a cultura da Amazon, é a obsessão pelo cliente. A Amazon adota 16 princípios de liderança que usamos para orientar nossas ações e as decisões que tomamos todos os dias.
Logo depois da fabricante do iPhone, quem chegou aos imenso valor foi a Amazon. Mas, a empresa do bilionário Jeff Bezos não se manteve entre as trilionárias, saindo do seleto grupo em seguida. Ela conseguiu voltar ao ranking apenas em 2020, e agora tem US$ 1,73 trilhão em valor de mercado.
Afinal, de onde surgiu o nome Amazon? A inspiração para Jeff Bezos nomear a sua então loja online de livros, lançada em julho de 1994, foi o rio Amazonas, o maior do mundo em extensão e vazão, segundo contou Joshua Weinstein, amigo de longa data do empresário, em um documentário da rede americana “PBS”, de 2020.
A Amazon usa uma série de estratégias para aumentar as vendas. Entre elas, estão o cross sell e o upsell. A Amazon, já foi considerada o segundo varejista mais admirado do mundo, de acordo com a Fortune Magazine e grande parte disso se deve a sua habilidade de incentivar os consumidores a comprar mais.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.
A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles.
A Amazon se orienta por 4 pilares: obsessão pelo cliente, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Nos empenhamos todos os dias para sermos a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo.
Meta e Amazon vão capacitar 50 mil brasileiros em tecnologia até 2023; veja como participar. A Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp, vai capacitar 50 mil brasileiros em tecnologias voltadas às áreas de nuvem, marketing digital e tecnologias para o metaverso até 2023.
O modelo de negócio da Amazon é definido como “obcecado pelo cliente” e isso gera uma prática de inovação que começa no próprio cliente e suas necessidades. Essa estratégia procura entender o que o consumidor busca antes mesmo de criar uma solução para ele, no formato de produto ou serviço novo.
Através de uma maior mobilidade intra-organizacional, a Amazon permite que seus funcionários persigam suas áreas de interesse dentro da empresa, onde terão maior paixão pela sua função e portanto terão um melhor desempenho no trabalho. Acredita que a criatividade é fundamental para que haja inovação.