A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer.
Não existe uma maneira mais saudável ou correta quando se deseja aquecer alguma comida. "A escolha entre micro-ondas, fogão ou air fryer depende do alimento e da preferência pessoal. O micro-ondas é eficiente para aquecimento rápido, enquanto o fogão e o air fryer podem oferecer diferentes texturas aos alimentos.
De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
A airfryer não solta metais pesados nos alimentos e nem ondas cancerígenas. O que ela faz é soltar ar quente numa velocidade turbo, ou seja, um vento quente, apenas isso!
Do ponto de vista nutricional, não há nenhum problema, segundo Beatriz. Não há a possibilidade de se perder nutrientes com o uso desses aparelhos. Na verdade, determinados alimentos, como os vegetais, podem ficar até mais vantajosos na AirFryer.
MICROONDAS X FRITADEIRA ELÉTRICA .(QUAL O MAIS PERIGOSO DE USAR)? (Tiago Rocha)
O que é mais saudável, microondas ou AirFryer?
A air fryer oferece vantagens como a capacidade de cozinhar de forma mais saudável com menos óleo, criar alimentos crocantes e versatilidade para assar, grelhar e tostar, o que o micro-ondas não pode fazer. Leia mais no nosso artigo.
A fritadeira elétrica realmente não precisa de óleo para entregar um preparo que simula a imersão em óleo ou fritura, e esse aspecto torna esse método saudável. A nutricionista ainda aponta que é uma ótima substituição.
“O consumo energético da air fryer é maior que o do micro-ondas. Porém, em geral, ela tem uma potência maior, otimizando seu uso e garantindo um tempo reduzido para o preparo das receitas”, explica a executiva da Philco.
Mas, se considerarmos um modelo de micro-ondas de 1000 watts (potência mais comum), há, de fato, um consumo menor comparado a air fryer, com média de 1 kWh. Agora que você já sabe o quanto esses eletrodomésticos consomem de eletricidade, confira algumas dicas de como economizar energia com a Órigo!
Use bastante azeite. Muita gente não entende porque alguns preparos não ficam tão crocantes na airfryer. Pode ser a quantidade de azeite que você esteja usando - ou nem usando. O ideal, é sempre lambuzar os ingredientes ou alimentos com um pouco de azeite.
A acrilamida é uma substância química usada na produção de poliacrilamida, a qual é empregada no tratamento de água potável e águas de reuso para remover partículas e outras impurezas. É também utilizada na produção de colas, papel, cosméticos e ainda em construção, nas fundações de represas e túneis.
A acrilamida não está associada a produtos de origem animal como os lácteos, carne ou peixe e, até à data, não foi detetada em alimentos cozidos, escalfados ou cozinhados a vapor. Isto deve-se ao facto de a temperatura usada nestas técnicas não exceder os 100 ºC e pela ausência de caramelização.
A dúvida em relação ao uso da air fryer se parece bastante com a falsa ideia de que o micro-ondas faz mal e é cancerígeno por usar radiação no aquecimento. O ponto é que o aparelho utiliza a radiação não ionizante, ou seja, aquela que não compromete a saúde.
De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.
Enquanto a Air Fryer é utilizada para grelhar e fritar alimentos sem gordura mantendo a crocância do alimento, o micro-ondas ajuda a descongelar e esquentar os mais variados tipos de alimentos.
O forno, a frigideira e até o banho-maria são opções melhores para garantir refeições com mais sabor e boa textura, mesmo que não tenham sido feitas na hora. Confira a seguir dicas para requentar carne, frango, massas e até legumes sem micro-ondas!
O mini forno elétrico com grill é uma opção compacta para aqueles que buscam praticidade e rapidez em preparos mais saudáveis, afinal, ele também não necessita do uso de gorduras. Ele é projetado para ocupar pouco espaço na cozinha, sem comprometer seu desempenho.
O forno elétrico é uma excelente opção para quem deseja uma cozinha versátil e eficiente. Uma de suas principais vantagens é a possibilidade de controlar a temperatura com precisão, o que permite assar, grelhar, gratinar e cozinhar uma ampla variedade de alimentos com perfeição.