O Galaxy A54 conta com a tecnologia Super AMOLED, que deixa as imagens com cores super vivas e contornos excelentes. Já o Galaxy S21 FE, que foi lançado um ano depois, recebeu uma tecnologia ainda mais avançada, a Dynamic AMOLED 2X, que melhora ainda mais o contraste, gasta menos energia e ainda é mais fina.
É o S21 FE que tem o corpo mais compacto e leve, além do leitor biométrico mais avançado, já que traz o sensor sob a tela, enquanto o rival usa ainda na lateral. Outro destaque do coreano está na certificação IP68, que protege mais contra líquidos e poeira do que a IP53 do 11T Pro.
No carregamento, o Motorola Moto G84 5G é mais rápido que o da Galaxy A54 5G por contar com um carregador de 33 W na caixa. Com isso, ele leva cerca de uma hora e 30 minutos para sair de 10% a 100%.
O Galaxy A54 foi lançado em fevereiro de 2023, como uma ótima opção da Samsung para satisfazer quem precisava de um celular básico com ficha técnica intermediária.
O Galaxy A54 é um dos celulares mais completos para quem busca um intermediário da Samsung e não está interessado em entrar de vez no mundo dos aparelhos topo de linha. Ele traz tela Super AMOLED com 6,4 polegadas, atualização de 120 Hz para o display e entrega corpo com o mesmo alinhamento de câmeras do Galaxy S23.
Galaxy S23 FE é o sucessor do S21 FE, e traz algumas melhorias interessantes; mas até que ponto vale a pena investir mais na versão mais nova? O Samsung Galaxy S23 FE chegou ao mercado no final de 2023 como sucessor direto do S21 FE, considerado um dos melhores custo-benefício do ano.
Qual a melhor, linha A ou S? A melhor linha da Samsung é sem dúvidas a linha Galaxy S. Nesta linha que ficam os smartphones tops de linha, com o que há de mais moderno no mercado. Já a linha Galaxy A, é a segunda da fabricante e conta com modelos intermediários, mas com alguns recursos premium.
Segundo o portal SamMobile, a função foi liberada hoje para o Galaxy A54 de modelo SM-A546U nos Estados Unidos com a versão de firmware A546VSQU8CXH1. Além do Circule para Pesquisar, esta atualização também traz o pacote de segurança de agosto de 2024, que corrige dezenas de falhas de segurança no Android e na One UI.
Basicamente, o S23 FE consegue rodar jogos com mais fluidez em qualidade gráfica um pouco melhor que o A54. E também vai durar mais tempo em uso normal, o que também pode ser considerado uma vantagem. Especialmente se você gosta de ficar mais de cinco anos com o mesmo celular.
O telefone foi originalmente planejado para ser lançado em outubro de 2021, mas foi adiado devido à escassez global de chips em 2020. O S21 FE foi lançado em 11 de janeiro de 2022.
Galaxy S21 FE recebe atualização com pacote de segurança de abril de 2024. No final do mês passado, a Samsung iniciou a distribuição do pacote de segurança Android de abril para os seus mais recentes flagships Galaxy S24, Galaxy S24 Plus e Galaxy S24 Ultra.
Enquanto o S21 conta com um sensor principal de 12 MP, o S22 possui uma câmera de 50 MP, que além de ser maior, é mais sensível à luz. Por outro lado, há um certo “retrocesso” na resolução da telefoto, já que caiu de 64 MP para 10 MP.
O S23 FE tem as câmeras colocadas individualmente, enquanto o S21 FE ainda traz o bloco que fica integrado à lateral. Ambos são compostos por uma estrutura de alumínio, porém o Galaxy mais novo usa uma traseira de vidro com Gorilla Glass 5.
Os dois modelos apresentam mais semelhanças do que diferenças. A evolução do S20 FE tem tela ligeiramente menor, existem menos cores, mas é um processador mais robusto. Além disso, o S21 FE é uma versão mais resistente, já que vem com Gorilla Glass Victus.
O Samsung Galaxy A54 é um aparelho que tem suporte para carregamento de até 25W de potência, mas uma desvantagem do modelo é que o carregador que vem de fábrica com o smartphone é de apenas 15W. Este é um ponto fraco do modelo pois um carregador menos potente aumenta o tempo de espera na hora de recarregar o aparelho.
Além de deteriorar a bateria, havia certos momentos que era impraticável ficar com o celular em mãos. Alguns desses motivos são problemas reais que a Samsung vai precisar saber lidar, como aquecimento e também um carregador mais potente.
O Samsung A54 vem com um conjunto de três câmeras, a principal com 50 MP, ou megapixels, uma ultrawide de 12 MP e outra macro de 5 MP. Com elas você faz fotos muito boas, seja em lugares com muita ou pouca luz, mesmo no modo automático. Incrível!
O Samsung Galaxy A54 é bom e vale a pena comprar em 2024, se destacando por sua impressionante tela e conjunto de câmeras de alta qualidade, oferecendo uma experiência premium em um aparelho intermediário. Além disso, sua autonomia de bateria é notável, podendo ficar até mais de um dia longe das tomadas.
Considerando que o intermediário premium foi anunciado em março de 2023, o mesmo pode acontecer com o seu sucessor, chegando ao mercado brasileiro até o final de março de 2024. Mesmo que isso aconteça, é importante recordarmos que o A54 chegou ao país por R$ 2.899.
Em resumo; quer o que há de melhor na Samsung e pode gastar mais, opte pelos aparelhos da linha Galaxy S. Já se o que você busca é um smartphone que possua uma relação mais equilibrada entre especificações técnicas e preço, os modelos da linha Galaxy A são os mais indicados.