"Enquanto o alho branco (importado) tem um sabor mais leve e adocicado, o alho roxo nacional é mais intenso, picante, e com muito mais aroma", afirma Barreto.
O alho branco (ou chinês) apresenta um sabor mais leve e adocicado, já o roxo é mais picante e aromático. Porém, um dente de alho roxo tem uma quantidade de alicina equivalente a cinco dentes de alho branco.
A chamada alicina é um composto organossulfurado encontrado em maiores quantidades no alho roxo no comparativo com a versão branca. Ela é responsável por ajudar no controle do colesterol, auxilia no combate a infecções causadas por micro-organismos e por vírus, além de ser um potente antifúngico.
Essa dica é mais especifica porque depende também do preparo da receita. Você pode passar o alho em água morna e dar um "susto" na frigideira com um pouco de óleo e sal.
O alho negro é incrivelmente saboroso, diferenciado e tem mais vantagens que o comum. Este ingrediente da família da cebola tem uma longa história na civilização e grande atenção tem se dado a ele ao longo dos tempos devido ao seu sabor.
Consuma Alho, mas Não Cometa o Mesmo Erro Que Muitos Fazem: Efeitos Comer Alho | CORPO HIPERTROFIADO
Qual o melhor alho para comprar?
O alho roxo tem um sabor mais forte, sendo considerado mais picante e, consequentemente, dando mais sabor quando usado. Enquanto o sabor do alho branco é mais suave, sendo mais próximo ao adocicado. Esse é ideal para quem gosta do sabor do alho, mas prefere dar suavidade aos seus pratos.
não sabe é que existe um truque culinário para suavizar sua presença. E esse “segredo” não é nada mirabolante: basta adicionar suco de limão ou outro líquido ácido, como vinagre e suco de laranja para camuflar toda sua potência. Isso ocorre porque o ácido cítrico abaixa o pH inicial da matéria-prima, no caso, o alho.
Embora o alho não seja intrinsecamente amargo, o modo como é utilizado pode influenciar no seu sabor. Se deseja diminuir a intensidade, retire o miolo do alho, já que é essa parte que pode conferir um gosto mais amargo à receita.
Pelo fato de o miolo do alho contribuir para um sabor mais forte e até amargo, removê-lo pode ajudar a diminuir o mau hálito depois do consumo. Alguns cozinheiros ainda alegam que retirá-lo deixa o prato mais leve não só no sabor, mas em todos os quesitos.
A chamada alicina é um composto organossulfurado encontrado em maiores quantidades no alho roxo no comparativo com a versão branca. Ela é responsável por ajudar no controle do colesterol, auxilia no combate a infecções causadas por micro-organismos e por vírus, além de ser um potente antifúngico.
Temos o alimento nacional e importado da Argentina, da China ou da Espanha, sempre frescos e bonitos, e te convidamos a comprovar nossa qualidade na hora de comprar apertando o alho: quanto mais firmes, mais frescos!
O alho deve ser colhido quando aproximadamente 2/3 das folhas estiverem amarelas ou secas. Nesta fase, os bulbos encontram-se fisiologicamente maduros e não haverá prejuízos à conservação dos mesmos após a colheita.
"Enquanto o alho branco (importado) tem um sabor mais leve e adocicado, o alho roxo nacional é mais intenso, picante, e com muito mais aroma", afirma Barreto.
O consumo constante desse alimento pode combater fungos, bactérias e vírus, controlar a diabetes e até mesmo proteger a pressão arterial — segundo alguns estudos. Por isso, muitas pessoas têm incluído essa planta bulbosa na dieta, junto com outras comidas que também fazem bem para a saúde.
O alho picado já tem sabor forte, mas quando o ingrediente é utilizado na textura de pasta, aí, sim, ele tem o gosto mais presente nas receitas. Essa diferença ocorre por conta da presença da alicina na composição do alho. Essa é a substância responsável pelo cheiro forte do ingrediente.
Propriedades antioxidantes: O alho cru é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo, diminuindo o risco de doenças crônicas. Controle da pressão arterial: Estudos sugerem que o alho cru pode ajudar a reduzir a pressão arterial, tornando-se benéfico para a saúde cardiovascular.
É considerado um verdadeiro remédio natural. Afinal, possui ação antibacteriana, é hipocolesterolêmico (ajuda a manter os níveis de colesterol no sangue baixos) e anti-hipertensivo. Os benefícios não param por aí! O alho é fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais.
4 – PIQUE-OS BEM PARA UM SABOR MAIS FORTE – FATIE-OS PARA UM SABOR MAIS AMENO. Quanto mais você cortar o alho cru, picando-o finamente ou triturando-o, mais liberará os compostos sulfúricos e óleos essenciais que lhe dão o sabor picante familiar ou pungência.
Segundo eles, a pessoa deve beber um pote de iogurte com alto teor de gordura logo após comer o alho. A gordura e a proteína presentes na bebida láctea neutralizam os compostos sulfurosos que dão ao alho cru e cozido o seu odor característico.
As cultivares de alho nobre mais plantadas e com melhores características comerciais são Ito, Caçador, Quitéria, Jonas e Chonan. A cultivar San Valentin pela sua rusticidade e tolerância a pragas e doenças tem sido bastante plantada na região Sul.
Magicamente, o alho pode ser utilizado para vencer obstáculos, afastar os inimigos e as energias negativas de nossos caminhos. A cor roxa de sua casca também está associada à capacidade de transmutação na magia, por isso é comum vermos em diversas simpatias de transformação e proteção com este elemento.
Ao selecionar alho fresco, prefira bulbos que estejam firmes e pesados para o seu tamanho. Evite aqueles com manchas escuras na casca ou que apresentem brotos verdes saindo dos dentes, pois isso indica que o alho está começando a envelhecer. Dica: Opte por bulbos de alho com casca firme e sem danos visíveis.