O gavião é uma ave de rapina e não apenas se tornou a mascote do Corinthians, mas dá nome a uma torcida organizada do clube, que também mantém uma escola de samba.
O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro, inspirado na história dos "Três Mosqueteiros", criada e publicada pelo escritor francês Alexandre Drumas em 1844.
O Coelho, do América-MG, o Fura-Cão, do Athletico, o Galo, do Atlético-MG, o Super-Homem, do Bahia, o Cachorro, do Botafogo, o Touro, do Bragantino, o Mosqueteiro, do Corinthians, o Vovô Coxa, do Coritiba, a Raposa, do Cruzeiro, o Dourado, do Cuiabá, o Urubu, do Flamengo, o Guerreiro, do Fluminense, o Leão, do ...
O Gavião é o animal representante do time do Corinthians, ganhando fama por causa de sua torcida organizada mais conhecida atualmente por “Gaviões da Fiel”, mas lembrando de que essa ave é apenas um símbolo adotado pela torcida, pois já possui um mascote oficial desde 1929, que é o Mosqueteiro.
Quando o time entrava em campo, as torcidas adversárias gritavam “urubu, urubu”. Para transformar a ave em uma afronta aos adversários, um grupo de 4 amigos flamenguistas decidiu, então, soltar um urubu com uma bandeira do time em um clássico contra o Botafogo, em 1º de junho de 1969.
Aves MASCOTES dos times Brasileiros | Aves símbolos: Corinthians, Palmeiras, Flamengo e Santos
Qual é o animal que representa o Fluminense?
O Guerreirinho, com seu capacete e seu escudo do Fluminense, passou a ser presença garantida nos jogos da equipe entre 2016 e 2018, quando era usado principalmente como um personagem para criar identificação com torcedores mirins. O termo 'Guerreirinho', inclusive, dá nome ao projeto de escolinhas de futebol do clube.
Macumbeiro, encantador de serpentes e sambista ao estilo malandro da Mangueira, o corvo possuía poderes místicos, era um amuleto da sorte que protegia o Vasco. A ave era companheira do Almirante (a mascote retratada por Lorenzo Molas e mantida por Otelo), e sempre que podia elogiava-o: “Este Almirante é inteligente…”
Gaviões da Fiel Torcida) é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista e também uma escola de samba da cidade de São Paulo. Fundada em 1969, localiza-se no bairro do Bom Retiro, contando com mais de 140 mil associados.
Periquito. O Periquito é o primeiro mascote oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras. Adotado ainda em 1917 pelos torcedores do Palestra Italia, quando o time passou a se vestir totalmente de verde, o apelido também se origina no fato de que existiam muitas aves deste tipo nos bosques do Parque Antarctica.
Mascote. Chamado 'Santo Paulo' para não se confundir com o nome do clube, o simpático velhinho de barbas brancas eternizou-se como mascote do São Paulo por meio de cartuns publicados no jornal A Gazeta, nos anos 1940.
A cidade de São Paulo já tem um animal silvestre símbolo: a onça suçuarana (Puma concolor capricorniensis), também conhecida como onça parda. Ela foi escolhida por 16.689 votos, em um total de 84.140.
"Olê, porco". O cântico ecoa nas arquibancadas dos jogos do Palmeiras há mais de 30 anos e a associação do clube com o animal se tornou inevitável. Mas o porco não é o primeiro (e nem o único) mascote palmeirense e sequer era o personagem oficial até pouco tempo; conheça a história.
O espírito de luta e a valentia do Timão, que são sempre muito presentes, fez com que o Mosqueteiro se tornasse o mascote oficial do clube até hoje. Agora no tamanho ideal, perfeito para presentear e colecionar.
A mais recorrente é que o mascote foi inspirado no romance "Os Três Mosqueteiros" de Alexandre Dumas, onde D'Artagnan, o quarto mosqueteiro, é conhecido por sua bravura e dedicação, traços que o Corinthians gostaria de espelhar.
O Leão no símbolo do Sport é também uma homenagem ao povo pernambucano, pois figura no brasão do primeiro donatário do estado de Pernambuco que tem a alcunha de “Leão do Norte” dentre os estados brasileiros.
Chamar o Palmeiras de "porco" virou hábito entre os rivais a partir do ocorrido em 1969. E por 17 anos o Verdão lidou mal com essa alcunha. Em 1986, porém, a história mudou. O porco passou a ser de fato parte da história do Palmeiras, institucionalizando-se o apelido.
Torcidas. organizadas que tem amizade com a gaviões da fiel, torcida gaviões alvinegro do Figueirense, torcida fúria jovem do Botafogo, torcida remoçada do remo. Fundado em 1o de julho de 1969. a gaviões da fiel.
Resolvemos montar uma lista de animais e plantas que representam times. Mandamos parabéns ao Corinthians pelo título, mas a equipe não faz parte da nossa relação. Maldosamente, o animal associado pelos adversários ao Timão é o gambá, que não está associado ao nosso mundo agro.
O Grêmio Cultural Torcida Organizada Força Jovem, ou simplesmente Força Jovem do Vasco (FJV) é uma torcida organizada, independente, do Club de Regatas Vasco da Gama.
O mascote do Vasco é mais um capítulo da rica história do clube. Atualmente, o oficial é o Almirante, que simboliza o explorador português que batizou a equipe. Sua presença é constante em jogos do Cruzmaltino em São Januário, mas o personagem não é a única figura que representou o time ao longo da história.