Todos os animais pertencentes a esse filo possuem sistema nervoso, formado por gânglios cerebrais bem desenvolvidos, de onde parte o cordão nervoso central ganglionar. Seus órgãos sensoriais são muito especializados e situados na cabeça. O seu coração situa-se na cabeça.
Divertida Mente 2 – AMOR É A NOVA EMOÇÃO!? | Melhores Clipes 2024 | Inside Out 2 Animação
É verdade que o camarão tem um coração bem na cabeça?
Sim, é verdade. Aliás, não só o coração mas também praticamente todo o sistema digestivo desse crustáceo se localiza na cabeça. “O hepatopâncreas é um sistema glandular que tem funções de fígado, de pâncreas e também de estômago.
Segundo a nutricionista clínica e esportiva Renata Pigliasco Branco, o camarão tem duas tripas, uma em cima e outra embaixo. E é na de cima onde ficam os restos de ovas e fezes. As tripas, assim como a casca, cabeça e cauda, são retiradas e descartadas antes do consumo.
Desses, dois corações recebem o sangue não-oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido brânquias, onde é oxigenado. Daí o sangue vai para o terceiro coração, que tem como função bombeá-lo de volta para o organismo inteiro.
Qual é o animal mais inteligente do mundo inteiro?
Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra. Esse mamífero pode ser encontrado em regiões da África Central e Ocidental. Naturalmente, costuma viver em grupos nas florestas.
“O consumo de cádmio [metal tóxico] pode levar à disfunção renal, desmineralização óssea, insuficiência renal e até mesmo a um cancro, após muito tempo exposto.
"Você sabia que os camarões são as baratas do oceano? Camarões são comummente conhecidos como 'baratas do mar' pelo seu tipo de alimentação omnívora, ou seja, que se alimenta do lixo do mar", alega-se em publicação nas redes sociais.
Com relação aos itens alimentares, ficou claro, que os camarões alimentam-se, preferencialmente, das microalgas, notadamente as diatomaceas, sobressaindo-se, Coscinodiscus centralis, Navicula spp., Nikschia spp., e de fragmentos de vegetais superiores (restos de gramíneas e mangues).
Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora. As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários.
A vieira, por sua vez, não tem olhos grandes, mas tem muitos: mais de 100! Na verdade, é o animal com mais olhos. Estão situados na borda da concha e são pequenos pontos azuis brilhantes, capazes de perceber se há inimigos por perto.
O coração de titânio pesa apenas 11 gramas – o coração artificial padrão, usado por adultos, pesa 900 gramas – e consegue bombear 1,5 litro de sangue por minuto. Como todo coração artificial, foi usado apenas como uma forma de garantir a sobrevida até o transplante.
Imagina um coração que pesa nada menos que 430 quilogramas? Pois é essa a realidade da baleia-azul, que tem o maior coração de todos os animais vivos atualmente. Para se ter uma noção, só as paredes da aorta, a artéria principal, podem ter mais de 15 centímetros de diâmetro.
Dois destacados gânglios localizados na extremidade anterior do corpo da minhoca, logo nos primeiros segmentos, denominados de gânglios cerebrais e, às vezes, de cérebro, simplesmente, se unem a outros da cadeia nervosa, através de dois nervos que envolvem o esôfago.
Comer camarão sem tratá-lo faz mal pra saúde? Sim! A tripa, linha preta dentro do camarão é uma víscera do crustáceo e deve ser retirada antes do cozimento. Acredita-se que ela possua restos de areia e uma concentração de chumbo e cádmio (este tanto por dentro quanto na casca).
Faz mal comer a tripa do camarão? A limpeza é um passo importante principalmente para retirar a tripa do camarão, onde estão armazenadas as fezes do animal. Essa parte do alimento pode conter metais que são tóxicos para o nosso organismo, como o cádmio.
Após a pesca e morte do camarão, inicia-se um processo de oxidação enzimática chamado de melanose (também conhecido como mancha preta ou “black spot”) que se refere ao aparecimento de manchas escuras em locais como carapaça, patas e final do corpo do camarão.