Psicrômetro – Mede a umidade relativa do ar – de modo indireto – em porcentagem (%). Compõe-se de dois termômetros idênticos, um denominado termômetro de bulbo seco, e outro com o bulbo envolvido em gaze ou cadarço de algodão mantido constantemente molhado, denominado termômetro de bulbo úmido.
Em ambientes fechados, como os cômodos da casa, basta utilizar um termo-higrômetro digital ou datalogger para descobrir qual o nível de umidade. Alguns modelos de desumidificador de ar Desidrat também efetuam a medição do nível de umidade e temperatura dos ambientes.
Explicando o Tempo - Como se mede a umidade do ar?
Como fazer um medidor de umidade caseiro?
Dobre um canudo de refresco em ângulo reto e coloque-o sob a tira de borracha, como mostra a figura. Faça um mostrador com um cartão e monte todo o conjunto em uma base qualquer, bem firme. Esse é seu higrômetro. Quando a umidade do ar cresce o cabelo se expande e o ponteiro gira no mostrador.
Disponível para IOS e Android, o AirVisual é um dos aplicativos mais completos que testamos para medir a qualidade do ar. Ao acessá-lo, não é necessário fazer cadastro. Basta ativar a localização por meio do GPS e já é possível conferir tanto a previsão do tempo, quanto a qualidade do ar no local onde você está.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade ideal para a saúde dos seres humanos deve estar entre 50 e 60%. Por isso, quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção, como ocorreu nesta segunda-feira em São Paulo.
Sensores de umidade do solo funcionam com dois eletrodos para conduzir corrente elétrica pelo solo, fazendo a leitura de umidade relativa por comparação com a resistência, pois a água diminui a resistência, enquanto o solo seco conduz com mais dificuldade.
A pressão atmosférica é medida por barômetros. Há 2 tipos básicos de barômetros: mercúrio e aneróide. O mais preciso é o barômetro de mercúrio, inventado por Torricelli em 1643. Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento, fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercúrio (Hg).
Os dados de umidade relativa do ar podem ser consultados na página de Clima no seguinte endereço: http://clima1.cptec.inpe.br/~rclima1/monitoramento_brasil.shtml.
Dicas para manter o equilíbrio da umidade no ambiente
Mantenha as janelas abertas para permitir a circulação de ar fresco, especialmente em ambientes úmidos; Realize a limpeza regular dos umidificadores e desumidificadores para evitar o acúmulo de bactérias e mofo; A temperatura também afeta a umidade relativa do ar.
Como as pessoas se sentem quando a umidade do ar é muito alta ou muito baixa?
A umidade do ar tem impactos diretos na saúde humana. Quando muito alta, pode aumentar o desconforto térmico e desencadear a proliferação de fungos. Quando muito baixa, resseca a mucosa das vias aéreas e aumenta a irritação nos olhos, nariz e garganta, podendo agravar crises alérgicas e respiratórias.
Quando o ar está muito seco, a umidade do ar está muito baixa e sentimos a garganta seca, incômodo ao respirar, mal-estar e até dores de cabeça. Quando o ar está mais úmido, a umidade está mais alta e podemos perceber nuvens no céu e um ar melhor de se respirar.
A umidade do ar é um elemento climático importante para a caracterização do clima de uma localidade. Além disso, os seus indicadores contribuem para a formação de chuvas, a atenuação da amplitude térmica e a manutenção das temperaturas terrestres.
O Barômetro é seguro e eficiente e funciona da seguinte forma: o tubo cheio de mercúrio mostra a pressão, o metal líquido escoa até o ponto de 76 cm, este será o valor de pressão obtido a nível do mar e é considerado o normal, pode ser representado por 760 mmHg ou 1 atmosfera (1 atm).
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
O primeiro geralmente vem com eletrodos/agulhas/pinos acoplados, que servirão para perfurar o material no momento de medir a umidade. Já o não intrusivo, possui sensores que funcionam pelo contato, permitindo realizar medições apenas encostando o equipamento na área determinada ou afetada.
A umidade ideal para dormir fica entre 30 e 50%. Qualquer porcentagem menor, algo comum durante o verão em muitas partes do país, pode dificultar o sono por dois motivos: falta de conforto e congestionamento das vias aéreas.
Se os vidros da sua casa ficam embaçados com frequência, essa é uma indicação de que a umidade está muito alta; Indícios de mofo nas paredes e no teto, além de paredes constantemente molhadas, também indicam excesso na umidade do ar; Secura e rachaduras em móveis e pinturas podem ser indicativos de umidade muito baixa.
O higrômetro é um instrumento de medição utilizado para determinar a umidade do ar. É um dispositivo essencial em diversas áreas, como meteorologia, agricultura, indústria e até mesmo em residências.
A segunda forma simples de medir a umidade relativa do ar em casa é medindo o ponto de condensação. Nessa, você precisará de um termômetro, uma lata com água e cubos de gelo. Essa forma dará o resultado mais próximo do resultado de um higrômetro, usado por meteorologistas.
Os principais indicadores para medir a qualidade do ar em casa são a quantidade de pessoas que habitam o local, a razão entre a concentração de poluentes em ambientes internos e externos, emissões, ventilação, odores e concentração de contaminantes no ar.