As pessoas que apresentam um padrão de corpo mesomorfo tem uma estrutura óssea grande, músculos mais fortes e têm facilidade tanto em ganhar como em perder peso. Características dos mesomorfos: Cabeça grande. Ombros largos e cintura estreita.
O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.
Biotipo ectomorfo. O biotipo ectomorfo é marcado por um corpo magro e alongado, que se assemelha ao formato de um retângulo, com ombros estreitos, braços e pernas compridos. ...
Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.
Os mesomorfos geralmente possuem uma estrutura física naturalmente mais atlética e com propensão ao ganho de massa magra (hipertrofia). Ou seja, apresentam o copo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos.
Segundo levantamento da ABNT, 76% das brasileiras têm o corpo no formato retangular, com mínima diferença entre tórax e quadril, e cintura pouco pronunciada.
Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.
De forma geral, as pessoas com esse biotipo apresentam metabolismo mais lento, maior acúmulo de gordura e têm mais dificuldade para perder peso, apesar de maior facilidade para ganhar massa muscular.
Os ombros desalinhados são cada vez mais comuns na sociedade, principalmente por conta dos maus hábitos posturais e da consciência corporal. O trabalho no computador pode originar ou piorar a má postura ao estimular uma posição desleixada e permitir que os músculos atrofiam.
O termo se trata de quando os ombros são mais largos do que o quadril. Não há nada de errado com esse formato de corpo, pelo contrário, é lindo como qualquer outro! Mas, às vezes, você pode querer variar um pouco a sua silhueta, evidenciando o efeito ampulheta que nós amamos tanto.
Hoje já se sabe que a maioria das pessoas pode ter um biotipo híbrido, combinando dois ou três deles. Além disso, a genética é apenas um entre vários fatores que se combinam para resultar em uma composição corporal específica.
Com a mão direita, faça uma pinça com o dedão e o dedo médio e envolva o punho da mão esquerda tentando tocar as pontas dos dedos. Se os dedos se encostam, seu biotipo é mesomorfo. Se os dedos se encostam com folga, seu biotipo é ectomorfo. Agora, se os dedos não se encostam, você é endomorfo.
Medições Antropométricas: Estas incluem a medição de circunferências corporais (como cintura, quadris e bíceps) e dobras cutâneas. Com esses dados, é possível calcular índices como o percentual de gordura corporal, que pode indicar sua predisposição a ser um ectomorfo, mesomorfo ou endomorfo.
O biotipo mesomorfo é caracterizado por corpo magro e musculoso, mesmo sem a prática constante de atividades físicas. Também conta com membros superiores desenvolvidos e baixo percentual de gordura corporal, ou seja, o metabolismo é acelerado. Esse biotipo tem mais facilidade de ganhar massa muscular.
Além disso, pessoas com o biotipo mesomorfo têm maior facilidade para manter e ganhar massa muscular, possuem o metabolismo mais acelerado, menor percentual de gordura e maior facilidade para emagrecer.
Contrariando o mito de que ectomorfos não conseguem ganhar peso, resultados notáveis podem ser alcançados ao aumentar a ingestão calórica, priorizando fontes saudáveis como proteínas magras, gorduras benéficas e alimentos ricos em nutrientes. Essa abordagem é fundamental para o sucesso da dieta do ectomorfo.
Fazer exercícios físicos diariamente é uma das formas que podem auxiliar na perda de gordura abdominal. Isso se dá porque a atividade física ajuda a queimar calorias e a reduzir o acúmulo de gordura na região abdominal. Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga.
Os endo-ectomorfos tendem a ter pernas finas, porém com armazenamento substancial de gordura central, que ocorre pelo consumo de uma dieta de baixa qualidade e sedentarismo.