Protótipo do Maverick, veículo tático adotado pelo BOPE e CORE em 2013. Em 2014, a Polícia do Rio de Janeiro incluiu em sua frota 8 novos Caveirões, sendo quatro deles destinado ao BOPE.
Para enfrentar uma verdadeira guerra contra o tráfico, foi feito o popular Caveirão, blindado usado pelo BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) para incursões em favelas. O atual modelo passou a ser usado em 2008.
Como mencionamos, este é baseado em um caminhão Ford, por isso vem com um motor turbodiesel de 6,7 litros capaz de uma potência de 330 cv torque de 103 kgfm. Tudo isso movimentando as mais de 7 toneladas do veículo. Sua autonomia é de 640 km e ele chega a até 140 km/h.
Ouça o texto abaixo! O Batalhão de Operações Especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros.
Lançado no Brasil no final de 2022, o BYD Song Plus conquistou definitivamente seu espaço no mercado nacional, tanto que o SUV híbrido plug-in emplacou 7.669 unidades em 2023. O utilitário caiu tanto nas graças do consumidor em terras tupiniquins que foi adotado até como viatura policial pela PM do Rio de Janeiro.
Caveirão destrói carros de moradores na Vila Kennedy
Quais são os carros de polícia?
Hoje, a maioria das forças policiais optam pelos SUV's com boa participação dos Renault Duster, Toyota Hilux e Corolla Cross e os Chevrolet Trail Blazer e S10, além de uma extensa variedade de veículos em uso, com modelos Honda Civic, Troller e Jeep Renegade (especialmente pela Polícia Militar do Ceará), dependendo ...
Além do Dodge Charger Pursuit, a frota policial é composta por diversos veículos, e os mais conhecidos por nós brasileiros são: Ford F-150, Chevrolet Silverado SSV, Chevrolet Malibu e Ram 1500 Classic, entre outros modelos.
Quando foi criado, o BOPE ainda não havia tomado as proporções que tem hoje. O BOPE do Rio de Janeiro foi o primeiro do Brasil e serviu de inspiração para a criação de outras unidades similares em outros estados. Hoje, existem 15 BOPEs estaduais no país, cada um com sua própria história e características.
Em 2020, o Governo do Estado iniciou processo de renovação de frota adquirindo 30 blindados da empresa Combat Armor Defense, num investimento de cerca de R$ 20 milhões (ao custo unitário de R$ 652,5 mil).
O comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio, tenente-coronel Uirá do Nascimento Ferreira, detalhou as medidas adotadas pela tropa durante o sequestro a passageiros de um ônibus na rodoviária do Rio nesta terça-feira, 12.
Foi criado em 19 de janeiro de 1978, pelo Boletim da Polícia Militar n° 014 da mesma data como Núcleo da Companhia de Operações Especiais (NuCOE), através de um projeto elaborado e apresentado pelo capitão PM Paulo César Amendola de Souza, que presenciou a crise, ao então comandante-geral da PMERJ, coronel Mário José ...
Batalhão de Operações Policiais Especiais (PMSC) - no estado de Santa Catarina. Batalhão de Operações Policiais Especiais (PMERJ) - no estado do Rio de Janeiro. Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte - no estado do Rio Grande do Norte.
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) tem sede em Piraquara, e atua em todo estado do Paraná. O BOPE é subordinado ao Comando de Missões Especiais (CME/PMPR).
Ambas são reconhecidos mundialmente, mas em combate urbano, nenhuma equipe da SWAT pode superar o BOPE. Apesar disso, a SWAT possui um orçamento consideravelmente maior.
Os policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) estrearam nesta segunda-feira a nova farda verde camuflada que passarão a usar como uniforme principal da unidade, em substituição à conhecida farda preta.
“A farda preta absorve grande quantidade de calor, o que pode causar desidratação e mal-estar, comprometendo o desempenho dos militares. Os estudos também apontam que ela delineia a silhueta dos policiais, tornando-os mais visíveis em operações em comunidades e na mata.
Em 2021, a PF recebeu autorização da Justiça Federal para caracterizar como viatura ostensiva. A Lamborghini Gallardo LP 560-4, apreendido na Operação Daemon, tem motor de 10 cilindros e 560 cv de potência.
O Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), criado para ser uma espécie de Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) do Interior, hoje, está presente em quase todo Estado. Suas viaturas escuras têm sequência de identificação inciada pela letra E, seguido do número do batalhão, companhia e registro do veículo.