6A02.3 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com linguagem funcional prejudicada; 6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional; 6A02.
6A05 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
6A.05.1 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade predominantemente hiperativo-impulsivo; 6A05.2 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, apresentação combinada; 6A05.
O CID F84.0 indica o Autismo infantil, ou seja, a incidência dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) em crianças de até três anos. A descrição do código reproduzida no DATASUS indica transtorno global do desenvolvimento. Ele é caracterizado por: Desenvolvimento anormal ou alterado, manifestado antes dos três anos.
A síndrome de Asperger segundo CID-10 F84. 5 é um transtorno nosológico incerto caracterizado por alterações qualitativas das interações sociais recíprocas, semelhantes ao autismo. Com repertório e interesses e atividades restritas, estereotipadas e repetitivas.
Nível 2: é o nível “moderado” do autismo, a pessoa precisa de mais suporte do que quem está com autismo nível 1. Assim, não conseguem manter uma conversa, falam pouco, sentem dificuldade com a comunicação não verbal como reconhecer expressões faciais. Sofrem muito com as mudanças.
Autistas nível 1 de suporte costumam imitar comportamentos de pessoas neurotípicas. São eles: Nível 1 de suporte – Em geral, são pessoas que lidam com dificuldades para manter e seguir normas sociais, apresentam comportamentos inflexíveis e dificuldade de interação social desde a infância.
O autismo infantil é classificado como F84. 0 no CID-10. Os códigos CID-10 associados a sintomas e sequelas mais comuns do autismo infantil podem variar, abrangendo questões como atraso na linguagem (F80), transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (F90), entre outros.
O transtorno global do desenvolvimento abrange uma variedade de condições que afetam a capacidade de uma pessoa se desenvolver e interagir socialmente. No CID-10, essas condições são classificadas sob o código F84. 8, que engloba os outros transtornos globais do desenvolvimento.
Uma pessoa com CID f84 pode ter direito ao BPC-LOAS, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, desde que cumpra os requisitos necessários para cada benefício.
Este é o nível mais grave de autismo, caracterizado por déficits graves na comunicação, interação social e comportamento repetitivo. Pessoas neste nível podem ter dificuldade em realizar tarefas simples do dia a dia sem suporte significativo.
Conforme o DSM V, os graus de autismo variam de acordo com o grau de funcionalidade e dependência do paciente. É dividido em três graus, de modo que, no grau 1, o paciente é mais funcional e exige pouco apoio, e, no grau 3, o paciente é mais dependente e precisa de um suporte substancial.
Apesar da codificação F84. 0 no CID-10 ser denominada "Autismo infantil" também pode ser utilizada para adultos diagnosticados tardiamente com o que hoje é denominado TEA (Transtorno do Espectro Autista), que inclui o que antes era chamado Autismo e Síndrome de Asperger.
A Síndrome de Rett é uma condição neurológica rara que afeta principalmente meninas e está classificada como F84. 2 no CID-10. Ela é caracterizada pelo desenvolvimento normal nos primeiros meses de vida, seguido por um período de regressão em que ocorre a perda de habilidades adquiridas.
Transexualidade — A CID-11 deixa de classificar a transexualidade como uma doença mental, como fazia a CID-10, e a reclassifica como “incongruência de gênero”, em vez de “distúrbio de identidade de gênero”. Com isso, ela foi transferida para a categoria de saúde sexual.
Em tese, esse diagnóstico passa a ser de TEA com nível 1 de suporte, ou seja, no CID-11, código 6A02.0: Transtorno do Espectro do Autismo sem deficiência intelectual (DI) e com comprometimento leve ou ausente da linguagem funcional.
Nesse sentido, a CID-11 leva em consideração o nível intelectual e a linguagem da criança, se ela tem algum déficit intelectual ou não, se tem algum comprometimento grave ou leve. Já na CID-10, as classificações eram genéricas, o que não permitia um diagnóstico preciso.
6A02.5 – Transtorno do Espectro do Autismo com deficiência intelectual (DI) e com ausência de linguagem funcional; 6A02. Y – Outro Transtorno do Espectro do Autismo especificado; 6A02.