CID H90 – Perda de audição por transtorno de condução, neurossensorial ou misto. CID H90 é o código para Perda de audição por transtorno de condução e/ou neurossensorial, conforme a Classificação Internacional de Doenças.
Tudo sobre o laudo de surdez: como é, quem faz, qual é a CID e mais.
Como conseguir PCD auditivo?
Para ter direito a cotas, a perda auditiva deve ser de 41 dB ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz; de quantos decibéis.
CID H90: o que significa? O CID H90 significa que o paciente apresenta perda de audição, em uma dessas situações: Transtorno de condução: impede o envio dos sinais sonoros até o ouvido interno, podendo ser causado por deficiência no canal auditivo externo, tímpano ou ouvido médio.
CID H90. 6: Perda de audição bilateral mista, de condução e neurossensorial. CID H90. 7: Perda de audição unilateral mista, de condução e neurossensorial, sem restrição de audição contralateral.
Qual grau de deficiência auditiva é considerado PCD?
4º do Decreto Federal 3.298/1999 é que é considerada pessoa portadora de deficiência auditiva, o indivíduo que possua perda auditiva bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma, na média das freqüências de 500HZ, 1.000HZ, 2.000Hz e 3.000Hz.
2º, “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Definição: Transtornos cognitivos adquiridos ou desenvolvidos de PERCEPÇÃO AUDITIVA, caracterizados por uma redução da capacidade em perceber informações contidas em estímulos auditivos apesar de vias auditivas intactas.
CID H83: o que significa? O CID H83 representa um conjunto de transtornos observados nas estruturas do ouvido interno. Também inclui cóclea e sistema vestibular.
É considerado surdo quem tem perda de 41 decibéis ou mais, aferida por audiograma em frequências de 500 hertz, 1 mil hertz, 2 mil hertz e 3 mil hertz. Matéria atualizada em 24/1/2024 para corrigir a informação de que a surdez parcial ou total em um dos ouvidos passou a ser considerada deficiência auditiva.
Vale destacar que existem diferentes graus e tipos desta surdez, alguns dos quais são codificados na Classificação Internacional de Doenças (CID). Dois exemplos de CID da surdez unilateral são: CID H90. 7: Perda de audição unilateral mista, de condução e neurossensorial, sem restrição de audição contralateral.
Atualmente, o Decreto 5.296/04 restringe a deficiência auditiva à perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.