Há vários registos de milharal como nome colectivo de milho. Fernanda Carrilho, no seu Dicionário de Nomes Colectivos1, regista milharal, a par de milhal e milharada, como nomes colectivos de milho, milheiro e milhos.
O milho pertence a família das Poáceas (antiga família das gramíneas). É uma espécie anual, estival, cespitosa, ereta, com baixo afilhamento, monóico-monoclina, classificada no grupo das plantas C-4, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente.
O milho é classificado em três tipos: 1,2 e 3, de acordo, principalmente, com o índice de grãos avariados (ardidos, chochos, imaturos, fermentados, germinados, gessados ou mofados). Também são considerados aqueles que estão carunchados, quebrados, com matérias estranhas ou impurezas, entre outros itens.
Grupo dos cereais, tubérculos e raizes 6 porções Arroz, pão, massa, batata, batata doce, milho, inhame, macaxeira, etc. Grupos das carnes 1 porção Carnes, aves, peixes, frutos do mar.
Pode parecer repetitivo ou até meio esquisito, mas para falar da maçã também usamos “penca”! De acordo com o dicionário Michaelis, penca é o “conjunto ou esgalho de flores ou frutos; cacho, molho”. Pode ser usado até no sentido figurado para se referir a um grupo de pessoas – como uma penca de crianças ou de mulheres.
Os substantivos coletivos de milho são: milharal, milharada, milheirada, milheiral e milhal. Um substantivo coletivo é uma palavra que mesmo estando no singular consegue passar a ideia de um conjunto de coisas e/ou seres, sejam estes da mesma espécie ou não.
Sua presença foi fundamental para a dieta e mesmo para a cultura de antigas civilizações americanas. Na América é conhecido por diferentes nomes: milho, choclo, jojoto, corn, maíz, elote. Deve-se notar que existem tipos diferentes de milho, como o dentado, o duro, o macio ou farinhoso, o doce e o pipoca.
A cenoura (Daucus carota L.) é uma hortaliça do grupo das raízes tuberosas da família Apiaceae, e considerada um dos vegetais mais consumidos no Brasil, sendo cultivada em larga escala nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.
O milho é um alimento multifacetado. Quando está em forma de grão seco, é considerado um cereal. Já fresco, é reconhecido como um legume. Seu consumo também se dá de diversas formas, seja como mingau, creme, bolo, pipoca e, até mesmo, em opções mais simples, como ingrediente para saladas.