A oração que agrada a Deus, a oração que chega ao coração de Deus, é aquela que vem da profunda humilhação, de um coração profundamente humilde, que reconhece: “Sim, eu sou um pobre pecador, eu tenho pecado, Senhor, por isso, tem piedade de mim! Tem compaixão de mim, pois eu não sou nem digno de me aproximar de Ti”.
A alegria do coração de Deus é a nossa conversão, e o Céu faz festa por cada pecador que se converte, o Céu faz muita festa quando desistimos do pecado. Mesmo nos achando justos, mesmo estando nos caminhos do Senhor, quantas vezes vem a nós a tentação do pecado!
O coração segundo o coração de Deus é o coração que busca fazer a vontade de Deus. Não é da vontade de Deus que odiemos nem julguemos, muito menos condenemos, mas não é essa a vontade da maioria, que aproveita das suas redes sociais para fazer isso à vontade.
A Bíblia considera o coração como o centro da personalidade. Todas as ações da vida fluem dele, “o que o pensamos, sentimos e realizamos emana do coração. Dessa fonte jorra toda a expressão do nosso ser”1.
5 ATITUDES QUE AGRADAM O CORAÇÃO DE DEUS - (Muitos Ignoram a 5ª)
O que é um coração perfeito diante de Deus?
Uma pessoa cujo coração é perfeito para com Deus, sempre vai querer agradar a Deus de forma sincera e zelosa em todos os aspectos, ainda que saiba que Deus nunca a rejeitará por suas fraquezas ou erros.
Quando a graça de Deus entra no coração, eleva a confiança, reinando sobre todos os membros e sobre todos os pensamentos. No entanto, se o pecado adentra, há o afastamento da graça. O Senhor Jesus nos fala que é do coração que provêm os maus pensamentos (cfr.
Existem sete coisas que o SENHOR Deus detesta e que não pode tolerar: o olhar orgulhoso, a língua mentirosa, mãos que matam gente inocente, a mente que faz planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que diz mentiras e a pessoa que provoca brigas entre amigos.
Praticar a fé e confiar em Deus é uma atitude fundamental que agrada a Deus, conforme Hebreus 11:6: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
Não se estresse tentando fazer as coisas acontecerem sozinho. Entregue tudo a Deus enquanto você ora. Lembre-se, Ele prometeu que quando nós O buscarmos, nós O encontraremos. Vamos orar e buscá-Lo de todo coração.
O clamor de Israel moveu o coração de Deus. Todas as vezes que eram afligidos, Deus sofria com eles. A Bíblia conta-nos que, mesmo quando Israel pecava contra o Senhor e a angústia caia sobre eles, “Ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel” (Juízes 10:16).
Só por isto percebemos que a noção de pureza implica um caminho, uma disponibilidade para querer ser puro. Mas o que significa ser puro de coração? Na Bíblia a palavra “coração” designa o centro de toda a vida íntima do homem: pensamentos, memórias, sentimentos, e decisões.
A felicidade de Deus reside em, conhecendo a si mesmo, deleitar-se e amar-se a si mesmo de modo perfeito. “Deus não necessita dos nossos louvores”. Tal é a felicidade divina que Ele nem mesmo precisa das glórias que podemos lhe atribuir. A glória de seu Ser infinito é o seu máximo louvor.
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente” (Salmos 24:3–4). Irmãos e irmãs, é possível que tenhamos mãos limpas e não sejamos puros de coração.
Também conhecida como síndrome do coração rígido, é uma doença na qual proteínas anormais, chamadas amiloides, se acumulam no coração. Essas proteínas se depositam nos tecidos cardíacos, tornando o músculo do coração rígido e menos elástico. Isso, por sua vez, dificulta o bombeamento eficaz de sangue para o corpo.
Mas quem pode conhecer o coração? Deus é que sonda e conhece os corações (Provérbio 21.2; Romanos 8.27). Há um versículo que diz: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas, com a tristeza do coração, o espírito se abate” (Provérbios 15.13).
Leia Mateus 25: 14 – 30. A cada dia precisamos perceber se o nosso coração está abastecido com o amor de Deus, pois a boca revelará o conteúdo que estiver nele. Somente andando em amor é que poderemos alegrar o coração de Deus, nosso Pai.
Porque Deus vê o coração, Deus sabe das nossas intenções, Ele sabe dos nossos sentimentos mais secretos, Ele sabe daquilo que está escondido lá dentro, e só nós temos conhecimento. Por isso a Deus interessa mais o que está dentro de você, o que está dentro de mim, do meu coração.
O nosso coração necessita de ser purificado, pois a natureza humana sem Deus é corrompida e má. Jesus disse: “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mateus 15:18, 19).
O coração possui um formato de cone invertido, com seu ápice voltado para baixo, e seu peso é de cerca de 300 g. O coração é um órgão formado, principalmente, por tecido muscular estriado cardíaco, o qual se caracteriza por apresentar contração involuntária.
Deus fala ao coração de cada um de maneira particular e única. Ele quer estar conosco a todo momento, uns o sentem mais próximo na oração, outros na alegria de estar em família ou mesmo nas tempestades, quando os dias ruins parecem não ter fim. Deus está sempre lá e quer falar ao nosso coração.