O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil como uma exceção. Em grande parte do mundo, incluindo Estados Unidos e Europa, o equivalente à data é o Valentine's Day (ou Dia de São Valentim), comemorado no dia 14 de fevereiro.
O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho, e o surgimento dessa comemoração está ligado a um santo católico (São Valentim) que viveu no Império Romano no século III d.C. Todos os anos, no dia 12 de junho, é comemorado aqui no Brasil o Dia dos Namorados.
A criação desta data é atribuída ao publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo, João Dória Jr. Na década de 1940, ele trabalhava na Standart Propaganda, contratada pela loja de departamentos Exposição e precisava alavancar as vendas neste período do ano, considerado "fraco" pelo varejo até então.
O Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho no Brasil desde 1948. A data coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso — é, na verdade, exclusivamente comercial.
No país, a comemoração ocorre em 12 de junho, que neste ano cai em uma quarta-feira. Mesmo sendo importante para o comércio como várias datas sazonais ao longo do ano, o Dia dos Namorados não é considerado feriado nacional nem ponto facultativo.
Em Portugal e em Angola, assim como em muitos outros países, comemora-se no dia 14 de fevereiro. Cartão comemorativo do Dia de São Valentim, publicado em 1883 nos Estados Unidos. No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 12 de junho.
Arquivados. O Dia dos Filhos é comemorado anualmente em 23 de setembro. Apesar de pouco lembrada, a data foi criada com o intuito de ajudar a fortalecer os laços filiais que ligam pais e filhos.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em 1949, o publicitário João Dória teve a ideia de colocar a data no nosso calendário no mês de junho, um mês fraco para o comércio. E bem na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro.
O Dia de São Valentim é celebrado anualmente no dia 14 de fevereiro em diferentes países. A data também é conhecida como Valentine's Day ou Dia dos Namorados, e é quando os casais de várias regiões do mundo celebram seu amor e união.
De declarações e demonstrações de carinho. É o Valentine's Day. Na tradução literal do inglês para o português, quer dizer Dia de Valentim. No dia 14 de fevereiro, vários países celebram a data.
A repercussão positiva da ação fez com que outros comerciantes aderissem à data e, em seguida, toda a população. Desde então, 12 de junho passou a ser, oficialmente, o "Dia dos Namorados" no Brasil.
Segundo eles, as segundas-feiras, entre 20h e 21h, são os melhores períodos para encontrar alguém. Os domingos também estão entre os principais dias, sendo o primeiro de janeiro o principal, conhecido como “domingo do namoro”.
Ele é tradicionalmente conhecido como o “santo casamenteiro” no catolicismo. O sucesso da campanha foi tanto que a ideia da data agradou em cheio aos comerciantes do Brasil e o país todo passou a celebrar o Dia dos Namorados a cada 12 de junho, movimentando a economia, como explica o artigo da Agência Brasil.
Celebração no Brasil acontece em dia diferente da maior parte do mundo; data foi criada pelo pai do ex-governador Doria. Data muito esperada pelo comércio e pelo setor de serviços, o dia dos Namorados, 12 de junho, não é feriado nem ponto facultativo no Brasil.