O diminutivo de pé - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Qual o diminutivo de pé? Pezinho ou pézinho? O diminutivo de pé é pezinho, do mesmo modo que o de só é sozinho, o de café é cafezinho e o de avô é avozinho, por exemplo.
Quanto ao diminutivo, pode usar-se marzinho.» Acrescente-se que o Dicionário Houaiss regista o termo marzão, característico do português do Brasil, com o sentido de «grande mar; mar revolto, grande quantidade de água».
O aumentativo de sol é solão, que representa o substantivo masculino sol. Um exemplo de aplicação em frase é "nossa, hoje estava um solão na praia, né?".
Assim sendo, de acordo com as regras, teríamos: luz – luz + inha = luzinhas e flor – flor + zinha – flore(s) + zinhas = florezinhas. Para terminar duas observações: 1a) Para o acadêmico Evanildo Bechara, pazinhas é o plural do diminutivo de pá (pazinha = pá + zinha – pazinhas).
A formação do diminutivo se faz por meio de sufixos, entre os quais (z)inho é o que tem mais vitalidade: pão – pãozinho; pá – pazinha; mãe – mãezinha; coração – coraçãozinho; pastel – pastelzinho; colher – colherinha ou colherzinha; devagar – devagarzinho ou devagarinho ; igual – igualzinho e assim por diante.
Já os diminutivos dos substantivos acentuados perdem o respectivo acento gráfico na formação do diminutivo. Por isso, café faz cafezinho; pé faz pezinho; chaminé faz chaminezinha, e boné faz bonezinho ou bonezito.
Ele já era citado na Bíblia, onde representa prosperidade e segurança, pois ser uma árvore de frutos muito nutritivas e econômica nos tempos antigos. Para o Budismo, a figueira também é uma árvore sagrada, por significar instrução moral.