Uma análise sobre as entidades do amorExu é o que sempre vai à frente, aquele que abre os caminhos, o que permite que os pedidos sejam entregues e as necessidades amorosas e gerais sejam atendidas. Exu é aquele para quem se pede a primeira passagem para atender as demandas e os anseios.
Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.
Oxum aceitou e durante todo o tempo do trato, lavou, passou e cozinhou para Exu. No final do período tratado, Exu cumpriu o que havia prometido e liberou-a. A moça, entretanto, havia se apaixonado e, mesmo com os segredos em mãos, preferiu continuar morando com ele. Assim viveram por muito tempo em perfeita harmonia.
Quando é incorporada, a Pomba Gira assume personalidades e nomes como a espanhola Maria Padilha, Sete Encruzilhadas, Sete Saias, Rosa Caveira, Rosa Negra, Maria Mulambo, Dama da Noite e Maria Quitéria.
Conhecida como dama da noite, nas duas crenças é considerada a figura feminina de Exu. Além de atuar como mensageira espiritual, a pomba-gira também exerce o papel de uma mulher independente e dominadora – relacionada ao amor e ao desejo.
Então, nos três primeiros dias da Lua, exatamente à meia- noite, vá a um local seguro, coloque o vidro de perfume em um prato branco e, ao redor, acenda três velas vermelhas formando um triângulo. Chame, então, pela Pomba-Gira Cigana e faça a ela seus pedidos para abrir caminhos no amor.
Oxum simboliza o amor, a união e o casamento. Seu elemento é a água doce, rios e cachoeiras. Símbolo universal da riqueza e prosperidade e está presente nos rios, lagos, fontes, cachoeiras e regatos.
Dentre os principais orixás cultuados pelas religiões de matriz africana está Oxum, também conhecida como Senhora do Ouro, Mãe d'água, Rainha das Cachoeiras, Orixá do Amor.
Composição: anis, artemisia, poejo, malva, pitanga, rosa e maçã. COMO FAZER: Coloque 3 litros de água para esquentar, assim que ferver desligue o fogo e adicione o banho. Aguarde a água amornar, coe e após o banho normal, jogue no corpo do pescoço para baixo.
Pombagiras são entidades da umbanda, também chamadas de lado feminino de Exu ou Exu mulher. Esses espíritos possuem ligação com o Orixá Exu do candomblé, que é a divindade Trickster que produz a desordem e confusão na vida de quem não o agrada.
Dessa forma, o que se tem de mais antigo sobre Exu é que ele é primordial, um dos primeiros Orixás, mas a sua criação passa por uma série de mitos. Em algumas histórias ele é filho de Oxum, em outras ele é simplesmente criado. Não temos exatidão do princípio de Exu, mas, em suma, ele é o primórdio da criação suprema.
Atua ao lado de Ogum, o orixá representado pela figura de um guerreiro, na irradiação para as aberturas de caminhos. Tiriri também luta contra espíritos sem luz, levando-os para longe dos consulentes, para que estes possam receber limpezas, descarregos e tratamentos para a saúde física e mental.
Pomba Gira: A sedutora entidade espiritual das religiões afro-brasileiras. A Pomba Gira é uma entidade espiritual presente na Umbanda e no Candomblé (sendo mais comumente associada a esta última), considerada um Exu feminino e uma mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.
Há vários Exus para diversas funções/interesses. Sua atuação se refere às esferas da saúde, financeira, afetiva (motivos pelos quais mais são procurados) e sexual.
Exu: é um Orixá que aceita tudo que a boca come, inclusive as frutas, mas ele tem predileção pelo caju, maçã e até pela cana de açúcar, que apesar de não ser uma fruta, ela é usada no culto a Exu, no intuito de amenizar situações adversas.
Oxum é a orixá da água doce que rege as emoções e os sentimentos. Ela é referenciada por representar o amor e a beleza, e também por ser a Senhora do Ouro, presenteando com prosperidade quem acredita e pede suas bênçãos.
No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu. A espiritualista Kelida Marques comenta que este ano será de luz para aqueles que cultivaram o bem durante todo 2023.
Mamãe Oxum é a representação do amor, alegria e prosperidade. Oxum está ligada à fertilidade, feminino e proteção às crianças. Sincretismo: Nossa Senhora da Conceição.
Meu Santo Antônio, que cuida da felicidade humana, no amor eu te rogo que façais (nome do ex) me amar profundamente, que ele chegue atrás de mim como as ervas do campo chegam aos pés da cruz. Tudo me dará, nada me esconderá, nada me negará e ser-me-á sempre fiel. Que (nome do ex) venha à minha procura.
No candomblé, as Àyabás (orixás femininos) são as responsáveis pelo amor, beleza, fecundidade e família. Oxum, com seu grande poder de sedução, rege a união, casamento e a fertilidade.
A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.
tem Exu e pomba gira, que parece que eles complementam a energia, como esse caso de morcego e Maria mulambo, como pomba gira rosa, caveira e Exu caveira, o show das sete encruzilhadas, pomba gira das sete encruzilhadas.
Maria Padilha é uma entidade Pomba-Gira presente nas religiões de matriz africana, como Umbanda e Candomblé. Ela possui fama de feiticeira, atraindo amor romântico, amor próprio e prazeres da vida. Além disso, essa força espiritual proporciona saúde, prosperidade e abertura de caminhos.