O cartaz é um gênero textual marcado especialmente pela função informativa, bem como pela função apelativa. Existe uma série de gêneros textuais utilizados para transmitir mensagens; dentre os diversos existentes, o cartaz é um dos mais comuns, pois é frequente nos depararmos com eles diariamente.
- Pode ser utilizada a linguagem verbal, onde o texto escrito é o protagonista, ou não verbais, se apropriando de imagens, já que elas também passam mensagens.
A mensagem transmitida em um cartaz é direta, objetiva, breve e sugestiva, de modo que a leitura seja rápida e de fácil compreensão. Para alcançar seu propósito comunicativo, é comum o emprego de verbos no modo imperativo e o uso de imagens aliadas aos textos.
Cartazes geralmente são produzidos com linguagem verbal e linguagem não verbal. O conteúdo, o assunto dos cartazes é tratado de maneira atraente, para chamar atenção das pessoas.
Compõem-se de uma linguagem verbal e não verbal, na qual as imagens deverão estar em consonância com o discurso, conferindo-lhe um aspecto visual atraente, no intento de despertar o interesse por parte das pessoas.
O cartaz é uma folha de papel impressa que possui a função de transmitir uma mensagem para as pessoas no local em que ele foi aplicado. Além disso, o cartaz é chamativo, mas não exagerado. Tudo vai depender do layout, que busca captar a atenção do público.
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
O cartaz como o conhecemos nasceu na França do século 19, onde se desenvolveu um novo estilo de propaganda de produtos, exposições e eventos. Muitas vezes chamado de pai do cartaz, Jules Chéret foi um dos primeiros mestres do novo processo de impressão litográfica de quatro cores.
Então quando chegamos ao cartaz atingimos a ideia básica. Essa é a grande força do cartaz, a síntese”. Arte em Cartaz é uma exposição que traz cartazes como objetos de Arte, criados pelo Designer e Artista Visual Tim Oliveira nos últimos anos para espetáculos de Teatro e Dança em Fortaleza.
O gênero textual é identificado com base no objetivo, na função e no contexto do texto. São as características do texto que determinam a qual gênero ele pertence. Os gêneros variam de acordo com a intenção comunicativa e com as particularidades em relação à linguagem, à estrutura e ao conteúdo.
Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Qual é a principal ideia que os cartazes apresentam?
O objetivo do cartaz é estabelecer uma interação com o receptor da mensagem, é comunicar algo a alguém, que pode ser simplesmente uma informação acerca de um evento - nesse caso é utilizada a função informativa.
Sua função principal é a de divulgar uma informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico.