O Gol 1000i era muito mais espaçoso e oferecia mais opcionais. Seu motor era o mesmo AE-1000 da geração anterior, de origem Ford e baseado no motor CHT, porém era dotado de injeção eletrônica monoponto, o que melhorava e muito a eficiência do jurássico motor.
Batizado de AE-1000, o motor, criado a partir do AE-1600, que por sua vez era a evolução do CHT da Ford, superou o projeto original. Tinha 997 cm³, gerando 50 cv de potência a 5800 rpm e 7,3 kgfm de torque a 3500 rpm. Sua potência específica era superior à versão 1.6: 50,1 cv/litro, ante 46,3 cv/litro.
GOL CL 1000 94 COMO VOCE NUNCA VIU! | O ENTUSIASTA
Qual Gol tem o motor cht?
Com um estoque remanescente de motores AE-1000i, algumas unidades do Gol i foram fabricadas em 1997, e em março daquele ano, o primeiro motor 1.0 do Gol, e primeiro e último motor “CHT” com injeção eletrônica saia de linha e entrava para a história como propulsor de vendas do carro mais vendido da história do Brasil.
Por isso mesmo, todos os propulsores EA111 foram montados nele transversalmente. Com o Gol, isso só foi acontecer em sua terceira geração, conhecida como G5, em 2008.
Em 2013, se despedia do mercado a segunda geração do Volkswagen Gol. Intitulado Gol G4, a segunda reestilização da segunda geração oferecia resistência, robustez, baixo custo de manutenção, revenda garantida e confiabilidade.
Lançado em 1980, a primeira geração do Gol ficou em linha por impressionantes 14 anos e passou por diversas mudanças. Pouca gente se lembra, mas o Gol chegou ao mercado com o mesmo motor boxer refrigerado a ar do Fusca. Posteriormente ganhou o popular AP.
Definitivamente a geração mais odiada do Volkswagen Gol, o G4 foi um salto extremamente negativo de qualidade em relação ao modelo anterior. Enquanto o Gol G3 é considerado a melhor geração do Gol, especialmente por conta do acabamento e oferta de motores, seu sucessor foi a pior.
O Volkswagen Gol de segunda geração chegou ao mercado em 1995, mantendo a proposta de modelo de entrada, mas quase que completamente reformulado. A plataforma não mudou, mas passou por alterações em diversos pontos para, além de acomodar a nova carroceria, corrigir algumas características incômodas da primeira geração.
CL – Comfort Luxe, versão de entrada da Volkswagen. CLi – Comfort Luxe Injection, injeção eletrônica e conforto nível luxo. Confortline – “Linha Conforto”, topo de linha dos modelos Polo e Voyage. Copa – Versão da Copa do Mundo disponibilizada especialmente somente para o Gol.
Qual é o Gol mais barato? O Volkswagen Gol 1.0 MPI é a versão mais barata, com preço médio de R$ 13 mil no mercado de usados, variando conforme o nível de conservação, ano e opcionais. Qual o Volkswagen Gol mais vendido? O modelo de Volkswagen Gol mais vendido da história no Brasil é o Gol 1.0 MPI, lançado em 2012.
Apesar de ser considerada uma das gerações menos marcantes do Gol, a G4 ficou em linha até 2014, quando foi substituída pelo subcompacto Up. Dessa forma, entre 2005 e 2014, foram mais de 1 milhão de unidades vendidas no Brasil – a produção é ainda maior, já que o Gol foi exportado para países vizinhos.
Lançado em 1999 como modelo 2000, o Gol de terceira geração, ou simplesmente G3, usava uma versão alongada da plataforma da versão anterior, conhecida como “Bolinha”. Mesmo assim, continuava com motor posicionado longitudinalmente.
Baseado na plataforma PQ24 (Polo e Fox), o Gol G5 foi lançado em julho de 2008 e enfim adotou o motor na posição transversal, seja o 1.0 8V de 72/76 cv da versão de entrada ou o 1.6 8V de 101/104 cv.
O Volkswagen Gol 2011 G5 é um hatch compacto, que tem motor 1.0 da família EA111, que gera até 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, com câmbio manual de 5 marchas e direção mecânica.
O motor AP da Volkswagen foi fabricado no Brasil de 1985 até o fim da produção do Gol G4, em 2013. Nesse período, equipou praticamente todos os modelos nacionais da marca - com exceção apenas do Fusca.
O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor. Antonio Soares fora do Brasil tinha o CHT turbo de fábrica, andando forte.
Qual é a diferença do motor AP para o motor CHT? - Quora. A forma de acionamento das valvulas no cabecote. No motor AP, o comando eh no cabecote, acionado por correia, onde um eixo excentrico aciona diretamente as valvulas, com o uso de tuchos mecanicos.
O motor CHT ( abreviação para High Turbulence Combustion ou Compound High Turbulence) é um motor a combustão interna de quatro cilindros produzido pela Ford no Brasil, durante a década de 1980. É um motor completamente diferente do motor Ventoux e não deve confundir com ele.