GMT ou Greenwich Mean Time (Hora Média em Greenwich) é a hora no meridiano que atravessa o laboratório astronómico da cidade de Greenwich no Reino Unido. UTC ou Coordinate Universal Time (Tempo Universal Coordenado) é um padrão internacional de tempo equivalente à GMT.
O território brasileiro está oficialmente dividido em quatro fusos horários. Fuso horário 1: Duas horas de atraso em relação a Greenwich (GMT -2). Estão inseridos nele arquipélagos brasileiros e ilhas, como Fernando de Noronha, o arquipélago de São Pedro e São Paulo e o atol das Rocas.
Para ler corretamente um relógio GMT tem de identificar o ponteiro GMT. Este ponteiro das horas adicional é normalmente indicado por uma pequena seta. Este ponteiro também tem uma cor diferente da dos outros ponteiros no mostrador do relógio para facilitar a visibilidade.
GMT-10: Havai, Polinésia Francesa e Ilhas Cook. GMT-9: Alasca, Ilhas Aleutas e Ilhas Gambier. GMT-8: Hora do Pacífico (Estados Unidos e Canadá), Tijuana e Baja California (México) GMT-7: Hora das Montanhas (Estados Unidos e Canadá), Chihuahua, La Paz e Mazatlan (México)
Tempo Médio de Greenwich (TMG) ou Greenwich Mean Time (GMT) em inglês, também conhecido por Hora de Greenwich, é a média do horário solar aparente no Observatório Real, em Greenwich, Londres.
Ele indica o segundo fuso horário no contorno da graduação da luneta. Usado para a hora de referência (hora do local de residência), ele fica próximo do ponteiro das horas convencional (que marca a hora local).
Como a Terra é quase esférica e leva aproximadamente 24 horas para completar uma rotação de 360°, temos 360 ÷ 24 = 15, o que significa que cada faixa de 15° de longitude está para uma hora e equivale a um fuso horário.
GMT-4. Na porção mais a oeste do Brasil, onde ficam os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e parte do estado do Amazonas, o fuso horário é de -4 horas em relação ao Meridiano de Greenwich.
O Brasil observa quatro fusos horários: o Horário de Fernando de Noronha (FNT – Fernando de Noronha Time em UTC-02:00); o Horário de Brasília (BRT – Brasília Time em UTC-03:00); o Horário do Amazonas (AMT – Amazon Time em UTC-04:00); o Horário do Acre (ACT – Acre Time em UTC-05:00).
O Brasil possui quatro fusos horários: GMT -2, GMT -3 (horário de Brasília, o horário considerado oficial), GMT -4 e GMT -5. Pelo fato de estar totalmente situado no hemisfério ocidental (oeste), todos os horários do Brasil estão atrasados em relação ao Meridiano de Greenwich (zona inicial).
O Brasil fica a oeste de Greenwich, portanto, sua hora é atrasada com relação a esse meridiano de referência. Os fusos horários brasileiros compreendem o intervalo que vai de GMT–2 a GMT–5. O Horário de Brasília, hora oficial do país, corresponde ao fuso GMT–3.
Resolução: A cidade “A” está no -1 GMT (15° Oeste) e a cidade “B” está no -8 GMT (120° Oeste). O voo saiu às 16h da cidade “A”. Se eram 16h na cidade “A”, na cidade “B” eram 9h. Para saber o horário que o avião chegou na cidade “B”, basta somar 9h com o tempo de voo, ou seja, 5 horas.
GMT+7 is 12 horas adiantado em relação a the time in Nova Iorque when Nova Iorque is on standard time, and 11 horas adiantado em relação a the time in Nova Iorque when Nova Iorque is on daylight saving time.
UTC+3: definido para as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal e dos estados de Goiás, Amapá, Pará e Tocantins. Esse fuso corresponde ao chamado Horário de Brasília, ou seja, estabelece a hora oficial do Brasil.
O que é GMT e como funciona o fuso horário com base nele?
Ele é representado pela sigla GMT (Greenwich Mean Time). Para calcularmos a diferença de horários entre dois pontos distintos, é preciso considerar que à medida que caminhamos para leste, as horas aumentam, ou seja, os horários estão adiantados. A oeste, os horários estão atrasados, portanto, as horas diminuem.