Para Neto, não houve dúvidas na resposta: o maior craque da história do Guarani foi o centroavante Careca, campeão brasileiro pelo clube em 1978, além de jogador de gigantes do futebol brasileiro, como o São Paulo, e ídolo do Napoli, da Itália.
Com 401 jogos disputados na equipe principal, entre 1920 e 1941, Joca é o atleta que mais vezes defendeu as cores do Guarani FC nos 110 anos de sua história. E tem mais: transformando-se num dos cobradores oficiais de pênaltis da equipe bugrina, marcou o número invejável de 24 gols.
Manda suas partidas de futebol em seu estádio, o Brinco de Ouro, cuja capacidade é para 29 130 espectadores. Seu maior rival é a Ponte Preta, a partida entre as duas equipes é conhecida como Dérbi Campineiro. Esta rivalidade é tida como a maior entre clubes de interior no Brasil.
CRAQUE NETO: A História do Mais Irreverente E Polêmico ídolo Do Guarani E Corinthians!
Qual é o time mais velho do Brasil?
Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol.
Afinal, o início do Guarani é pior do que nas duas oportunidades que foi rebaixado para a Série C. Em 2006, quando amargou seu primeiro rebaixamento para a terceira divisão nacional, o Bugre tinha somado 11 pontos nas nove rodadas iniciais. Foram duas vitórias, cinco empates e duas derrotas.
Escalado por Bruno Pivetti como titular pela primeira vez na Série B, Derek correspondeu na vitória do Guarani sobre o Sampaio Corrêa, por 2 a 0, no Brinco de Ouro. Autor do segundo gol na partida, o camisa 11 permanece como artilheiro da equipe na competição.
Pior time do século entre as equipes da elite do futebol nacional e campeão brasileiro em 1978, O Guarani foi rebaixado para a Série B. O time sucumbiu à pressão de 35 mil torcedores do Paysandu em Belém, perdeu por 4 a 2 e une-se ao Grêmio entre os já degolados da primeira divisão.
Era o segundo título nacional do Guarani. Libertadores da América são três, uma delas como semifinalista (1979), isso em uma época que apenas campeões e vice campeões nacionais disputavam a competição. Decisões de Campeonatos Brasileiros, são outras duas, 1986 e 1987, contra São Paulo e Sport Recife.
Dos fundadores, onze deles eram ou italianos ou filhos de italianos e apenas um era de ascendência alemã: Vicente Matallo, Antonio de Lucca, Pompeu de Vito, Romeo Antonio de Vito, Angelo Panatoni, José Trani, Luis Bertoni, José Giardini, Miguel Grecco, Julio Palmieri, Hernani Felippo Matallo e Alfredo Seiffert Jaboboy ...
Campeonato Paulista: 68 participações, com dois vice-campeonatos, em 1988 e 2012. Paulista Série A2: 11 participações, com dois títulos, em 1949 e 2018. Campeonato Brasileiro: 29 participações, com o título de 1978 (relembre aqui) e dois vice-campeonatos, em 1986 e 1987.
O Guarani venceu o confronto direto com o CRB por 2 a 1, de virada, se reabilitou na Série B e ganhou novo ânimo na luta contra o rebaixamento. O resultado, conquistado na noite desta segunda-feira (14), no Brinco de Ouro, no encerramento da 31ª rodada, também motiva a equipe para o próximo duelo, que será o Dérbi 208.
Dirigido pelos jornalistas André Pécora e Stephan Campineiro, o documentário conta a história de Oscar Sales Bueno Filho, o Dicá, maior ídolo da Associação Atlética Ponte Preta, de Campinas.
O Campeonato Brasileiro de Futebol de 1978, originalmente denominado Copa Brasil pela CBD, foi a 23. ª edição do Campeonato Brasileiro. O campeão da competição foi o Guarani, que chegou ao título ao vencer nas finais o vice-campeão Palmeiras.