Debbie é um nome feminino de origem inglesa, que é uma forma diminutiva do nome “Deborah", que, por sua vez, deriva do hebraico "Devorah", ou seja, "abelha".
Débora (em hebraico: דְּבוֹרָה, Dəḇōrā, "abelha"; em árabe: دبوراه, Dabūrā), foi uma profetisa do Deus dos israelitas, e a quarta juíza da Confederação Israelita, sendo sucedida por Gideão. Débora em Promptuarii Iconum Insigniorum.
Débora era uma profetisa, uma líder israelita que foi inspirada pelo Senhor. Seu povo tinha parado de guardar os mandamentos do Senhor e os cananeus governavam sobre eles. Depois de 20 anos, os israelitas começaram a orar ao Senhor por ajuda.
Para criar maneiras mais íntimas de se relacionar com o nome, destacamos as opções mais comuns de apelidos que temos por aqui: Débi, Dé, Débs, Debinha, Dê e Dedé.
Era comum nomes hebreus fazerem referência direta a animais. Dessa forma, o nome Débora possui a simbologia da abelha, representando trabalho, senso de justiça, cooperativismo, eficiência e organização.
No caso do nome Débora, por exemplo, com acento agudo na letra “e”, o nome ficou famoso na década de oitenta, época em que foram batizadas 102.479 meninas. Algumas das nove variações mais comuns do nome são: “Deborah”, “Deborra”, “Dhebora” e “Bebora”.
O nome é derivado do hebraico "Devorah", que significa "abelha". Na Bíblia, Débora foi uma profetisa e juíza mencionada no Livro de Juízes, que liderou os israelitas em uma batalha contra os cananeus. Debora também foi um nome popular entre os judeus durante a Idade Média.
Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheira doce e amigável.
Juízes 4–5 relata como Israel foi libertado do cativeiro de seus inimigos sob a direção de uma mulher chamada Débora, que era juíza e também profetisa. Ela profetizou que uma mulher destruiria os líderes dos inimigos.
Podemos apenas supor que Deus o escolheu porque ele era a melhor pessoa para a tarefa. Da mesma forma, parece que Débora foi a melhor pessoa para a tarefa de liderar Israel em seu tempo, e assim Deus a levantou para salvar Israel de seus inimigos (Juízes 2:18).
O voc[ábulo], se nos chegou do lat[im] é Débora (em Juízes, V, 1, 7, 12, 15, etc.), se por intermédio do la[im] Déborah, isto é: no primeiro caso é uma forma esdrúxula; no segundo aguda. Acontece que em Portugal e no Brasil é mais corrente Débora, pelo que é esta a aqui preferida. [...].»
Débora, a profetisa, governou Israel durante o reinado de Jabim, um rei cananeu que foi muito cruel para com os filhos de Israel. A vida nas aldeias era dura. O povo era saqueado e fugia para as cidades fortificadas, em busca de proteção. Então o Senhor suscitou Débora, que era como uma amorosa mãe para Israel.
A origem do nome Débora é do Hebraico Debhoráh e significa a abelha laboriosa. Indica uma pessoa que possui uma força de vontade excecional. Luta com grande determinação para alcançar os seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém revela-se uma companheira doce e amigável.
Os nomes coreanos na sua grande maioria têm um formato bem estabelecido, sendo compostos por 3 sílabas: a primeira é o sobrenome e as duas seguintes são o nome em si. Ou seja, a ordem é inversa à do português. Ex: 박서준 (Park Seo-jun -> “Park” é o sobrenome e “Seo-jun” é o nome).