De acordo com Rodrigo, Oxóssi é representado pelo número 6 e rege a quinta-feira. No Candomblé é associado pela cor azul e na Umbanda pelo verde. A saudação é "Okê Arô!
Características do Orixá: Ògún é audaz e irrequieto. É chamado no Candomblé de Olú Irin (Senhor dos metais) e na Umbanda, de Beira-Mar, Rompe-Mato e outros. Seu número é o 3 (Odú étàògúndá –coragem).
Seus números para sorte: 2, 3, 7 e 21. Oxóssi é o caçador protetor das matas. Rege a fartura de alimentos. Para ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças verdes ou azul-turquesa e ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco.
Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste odu.
O número 7 é ligado ao Odù Òdí. Odù é o elemento indicativo da personalidade e do destino que determina as extensões e os limites a serem vividos aqui no Àiyé (mundo). Também chamado de signo do oráculo de Ifá, o Odú é o regente da vida.
Normalmente, se relaciona bem com todos e gosta de ajudar os outros. Também tem um senso estético aguçado. Oxumaré é o Orixá das cores do arco-íris, o que faz com seja uma pessoa muito charmosa, simpática e querida pelos mais próximos, bem como admirada pelos mais distantes.
E a segunda-feira é apontada como dia de Exu, o orixá que inicia tudo na umbanda, “que abre os caminhos, que precede todos os rituais”, como diz mãe Dai de Oxossi. As segundas também são apontada como dia de Omulu, que ainda pode ser chamado de Obaluaê.
O sexto Odu da série Odu de Nascimento e sua influência sobre nossa personalidade e destino é, talvez, o mais famoso e mais desejado dos Odus de Ifá: o Odu Obará - o caminho da prosperidade, da abundância e da satisfação pessoal.
Odi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Obá, Oiá.
Ofum (Ofun) é um odu do oráculo de Ifá, representado no merindilogum com dez conchas abertas pela natureza e seis fechadas. Nesta caída responde Oxalufã e Airá. Significa problemas inerente a barriga, útero, trompas e ovários que leva quase sempre a cirurgia, se for homem deve ter cuidado com a próstata.
No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu. A espiritualista Kelida Marques comenta que este ano será de luz para aqueles que cultivaram o bem durante todo 2023.
A Cromoterapia, prática terapêutica que utiliza as cores para restaurar o equilíbrio físico, emocional e energético do corpo, informa: o laranja será a cor de 2024. Já a numerologia acredita que esse ano que se avizinha vai ser rosa (leia mais abaixo).
Capricórnio é regido por Saturno, planeta regente de 2024. Por isso, ele é um dos destaques entre os signos que vão prosperar. Determinação, disciplina e ambição serão as peças fundamentais que guiarão estes nativos rumo ao progresso.
O ano de 2024 é previsto como um período de complexidade e desafios em escala global, com uma das principais preocupações sendo o potencial para conflitos e guerras de grande magnitude.