Comunicação interna é uma estratégia utilizada nas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.
O objetivo de comunicação consiste em estabelecer metas claras sobre o que você deseja alcançar ao se comunicar com seu público-alvo. Pode ser o aumento das vendas de um produto específico, a divulgação de uma promoção, a melhoria da imagem da marca, entre outros.
Quais as principais responsabilidades da comunicação interna?
O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados e engajados com os objetivos, causas e discursos da organização. Dessa maneira, são estabelecidas e estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa prega.
É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros. A comunicação pode ser realizada de diversas formas, como verbal, não-verbal ou escrita, e pode ser influenciada por fatores culturais, sociais e pessoais.
Qual a importância de uma boa comunicação dentro de uma empresa?
Uma boa comunicação no trabalho é necessária para que a empresa prospere no mercado. Sem ela, podem ocorrer erros graves, atritos, além da falta de integração e motivação da equipe. Com as mudanças no mercado de trabalho, é possível que essa habilidade essencial esteja em xeque.
COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL NO AMBIENTE DE TRABALHO (Resumo Prático)
Qual é o principal objetivo da comunicação interna?
Objetivos da comunicação interna para as empresas
Manter um fluxo de informação padronizado, com oportunidades para que todos falem e sejam ouvidos. Favorecer a transparência e um clima organizacional agradável.
Por meio de ações de comunicação interna, a empresa conhece (e reconhece) os colaboradores que mais se destacam em determinadas áreas. Premiações, promoções, mensagens de boas-vindas a novos colaboradores e histórias de vida inspiram e incentivam os demais membros da equipe.
Por meio da comunicação é fornecida a informação para que indivíduos e grupos possam se juntar, trocar dados e conhecimentos para identificar e avaliar opções alternativas. Bancos de dados e redes de conexões são boas formas de trabalhar essas capacidades e tomar decisões de qual a melhor medida a ser adotada.
Emissor ou locutor — quem elabora a mensagem, quem diz. Receptor ou interlocutor — a quem a mensagem é dirigida, por quem ela é captada. Mensagem — texto verbal ou não verbal propriamente dito, é a estrutura textual. Referente ou contexto — o assunto que perpassa o ato comunicativo.
A comunicação permeia todas as esferas da vida de uma pessoa, desde a pessoal até a profissional. Essa é a principal forma de transmitir mensagens a outros indivíduos. Uma vez que a pessoa recebe a mensagem e pode interpretá-la de inúmeras maneiras, o ideal é que se desenvolva diálogos assertivos.
O propósito comunicativo diz respeito à finalidade, ao intuito da comunicação. É possível ilustrar uma situação comunicativa no exemplo a seguir: ao longo de uma aula, numa escola, um supervisor pede licença para dar um aviso à turma.
A função final da comunicação é facilitar a tomada de decisões. Ela proporciona as informações de que as pessoas e os grupos precisam para que se identifiquem e avaliem alternativas. Quanto mais informações estão disponíveis, melhor será a tomada de decisão, por ser feita em contexto esclarecido.
Comunicação é a capacidade de transmitir uma mensagem e seu objetivo é partilhar uma ideia, a fim de tornar uma informação comum para uma ou mais pessoas. Essa ação pode resultar em uma resposta, gerando uma troca de mensagens entre emissor e receptor da mensagem.
É uma troca de informação entre dois ou mais indivíduos com o objetivo de compartilhar conhecimento, sentimentos, ideias, entre outros. A comunicação pode ser realizada de diversas formas, como verbal, não-verbal ou escrita, e pode ser influenciada por fatores culturais, sociais e pessoais.
Considerada uma das principais competências de um profissional de sucesso, a comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Esta capacidade demonstra a inteligência social daquele que comunica.
Um diálogo digno desse nome, depende muito mais de nossa capacidade de ESCUTAR do que de FALAR. Para 'ouvir o que não foi dito' precisamos nos libertar da NECESSIDADE de convencer o outro de nossas ideias.
*A comunicação ajuda a desenvolver a criatividade, estimula o pensamento criativo e a abertura para mudanças. Faz com que tenhamos capacidade de exercitarmos a capacidade que temos de argumentar e contestar. Analogias nos ajudam a trazer à luz ideias importantes para a solução ou adequação de cada ideia disponível.
Comunicação interna é uma estratégia utilizada nas organizações para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento com o público interno e tem o papel de tornar comum a mensagem destinada aos seus colaboradores, com o propósito de motivar, estimular, promover agentes e difundir os ideais da empresa.
O principal objetivo da comunicação interna é garantir que todos os colaboradores de uma empresa estejam alinhados com a cultura da organização, bem como deixá-los informados sobre o que acontece no local. Essa é uma ferramenta eficiente para evitar problemas internos, assim como as crises.
Uma boa comunicação interna exige que todos da instituição se conheçam bem, estejam à vontade uns com os outros e tenham plena ciência de seu papel e obrigações dentro da organização. O líder deve explicar com clareza como cada colaborador deve agir em relação aos valores de responsabilidade social do negócio.