As atividades de pintura com cotonete tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora através da manipulação de materiais variados, como o cotonete. Além de tudo isso, a pintura com cotonete também irá proporcionar aos alunos experiências com diversas cores, texturas e superfícies.
O principal objetivo da pintura sensorial é trabalhar os cinco sentidos (visão, olfato, paladar, audição e tato) e as cores com os pequenos. O contato com outros materiais é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois também influencia na concentração, criatividade e construção do pensamento do pequeno.
“O objetivo principal dos jogos e brincadeiras pintados no chão é um meio de inibir as correrias sem interação durante o intervalo, mais precisamente no pátio”, explica Ismênia.
Além de estimular os sentidos, auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, incentiva na percepção das cores e desenvolve a parte da criatividade, pelo fato da expressão artística estar ligada totalmente à imaginação, o que a transforma em algo ainda mais positivo e que deve ser estimulado pelos pais, avós, tios e ...
A pintura estimula a imaginação, promove a coordenação motora, desenvolve habilidades cognitivas e emocionais, e permite que as crianças se expressem de maneira única, pois ao segurar um pincel e explorar as cores, elas são encorajadas a criar e inventar, desenvolvendo assim sua capacidade de pensar de forma original e ...
A noção de Arte Sensorial é de seguida posta em prática através do exercício de análise da obra A+B=X do coreógrafo suíço Gilles Jobin, o qual procura o sentido da experiência estética da obra essencialmente através das percepções sensoriais e do afecto gerado pelos estímulos sensoriomotores.
Atividades e brincadeiras sensoriais incentivam o aprendizado por meio da curiosidade, interação, resolução de problemas e criatividade. Elas auxiliam na construção de conexões nervosas no cérebro e também estimulam o desenvolvimento de habilidades linguísticas e motoras.
Pintar com os pés é uma atividade artística e sensorial que permite à criança explorar os sentidos e desenvolver a criatividade. A pintura também estimula a comunicação, sensibilidade, e aumenta a concentração e expressão das crianças.
A técnica da pintura do cotonete é uma das atividades que realizamos na Crescer, com o objetivo de desenvolver a coordenação motora fina e a percepção visual.
Cotonetes ou bastonetes são objetos de higiene pessoal utilizados principalmente para limpar os ouvidos da acumulação de cera e outras aplicações estéticas. Se estéril, é utilizado na área de saúde para recolhimento de secreções e amostras, também conhecido como zaragatoa ou suabe.
· No caso de estar a alguns dias sem evacuar, pode-se fazer estímulos retais para amenizar (pegue um cotonete e coloque óleo de bebê em uma das bases, depois, com muito cuidado e delicadeza, insira a parte com o algodão no ânus do bebê e faça suaves movimentos circulares.
A pintura pode ser ligada à produção de imagens decorativas ou imagens de representação, seja esta figurativa ou abstrata. Uma pintura figurativa é essencialmente a representação pictórica de um tema, ou seja, quando o artista reproduz em seu quadro uma realidade que lhe é familiar.
A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
Através de texturas, aromas, cores e sons, as crianças desenvolvem suas habilidades cognitivas, emocionais e motoras. Elas aprendem a explorar o mundo com curiosidade, a experimentar novas sensações e a se conectar de forma mais profunda com o ambiente ao seu redor.
Brincadeiras sensoriais, como explorar diferentes materiais, tocar instrumentos musicais, experimentar diferentes sabores e cheiros, são ótimas maneiras de estimular os sentidos. Além disso, atividades ao ar livre, como brincar na areia, na água e em parques, também proporcionam estímulos sensoriais importantes.
Atividades sensoriais são dinâmicas que, além de divertidas, estimulam os diferentes sentidos: olfato, paladar, audição, tato e visão. Com as crianças, estas brincadeiras desenvolvem mais do que habilidades físicas, mas também a criatividade, a capacidade de raciocínio e a coordenação motora.
A arte sensorial pode ser encontrada em diversas manifestações artísticas ao redor do mundo. Um exemplo marcante é a obra “Narcissus Garden”, de Yayoi Kusama, que consiste em uma instalação composta por centenas de esferas espelhadas, proporcionando uma experiência visual e tátil única.
O que são as experiências sensoriais? Quando estimulamos os nossos sentidos, ao visualizar uma imagem ou sentir um aroma, enviamos ao cérebro sinais nervosos que criam ligações neurais. Isso acontece de maneira incessante, fazendo com que as impressões recebidas no dia a dia acabem por modelar nosso cérebro e memória.
Como vimos anteriormente, a principal função do sistema sensorial é, sem dúvida, captar estímulos por meio de seus receptores e levá-los ao sistema nervoso central, onde serão “decodificados” e traduzidos em forma de sensações.
A pintura é mais do que uma técnica artística, é também uma atividade benéfica para a saúde mental. Desde relaxamento ao autoconhecimento, a prática de pintura pode ajudar as pessoas a encontrarem bem-estar emocional e satisfação pessoal.
Segundo a literatura psicológica, a pintura é uma forma de arteterapia. “Ela ativa a dopamina, neurotransmissor associado ao bem-estar, e inibe a amígdala, que é ativada cada vez que sentimos medo ou tensão, por isso, o hábito promove sentimentos de calma, alívio e expressão das emoções.