Uma dissertação de mestrado é um trabalho acadêmico extenso que apresenta uma pesquisa original realizada pelo aluno. O objetivo é demonstrar a capacidade do aluno de conduzir uma pesquisa e contribuir com novos conhecimentos para a área de estudo.
A dissertação é um trabalho Strictu Sensu (sentido estrito), que se destina à obtenção do título de mestre. Utiliza-se de um método investigativo científico experimental, com materiais de pesquisa empírica (uso de entrevistas, coleta de dados, observação sistemática etc.) em seu estudo.
Para o INEP, o texto dissertativo-argumentativo é aquele que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. É fundamentado com argumentos, a fim de influenciar a opinião do leitor, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias.
A finalidade de um Mestrado é formar um pesquisador, alguém capaz de descobrir o que precisa. Acontece, felizmente, de ser isso também uma das principais habilidades desejáveis em um professor. Se, além disso, seu trabalho de Mestrado o transformar num especialista em alguma área, melhor ainda.
Para profissionais com experiência, entender o que colocar no objetivo do currículo é fundamental. Ele deve refletir não apenas suas aspirações futuras, mas também sua experiência prévia e habilidades consolidadas.
Objetivo geral e específico da dissertação ou tese - Como fazer? - Pesquisa na Prática #48
Como iniciar um objetivo?
O ideal é sempre utilizar verbos no infinitivo no início do enunciado dos objetivos. Ou seja: verbos que terminem: com ar, er ou ir. Isso porque os verbos no infinitivo facilitam a compreensão da finalidade do trabalho.
Um projeto de mestrado é uma das etapas do processo de seleção para cursos de mestrado. Sua estrutura pode variar de faculdade para faculdade e de curso para curso, mas em geral é bastante comum esbarrar com essa etapa.
O mestrado pode ser dividido em duas categorias: o mestrado profissional, voltado para aqueles que buscam aperfeiçoamento dos conhecimentos da área, aplicados ao mercado de trabalho; e o mestrado acadêmico, voltado para o ensino e para a pesquisa.
Quem faz mestrado e se forma, se torna um mestre, pois mestrado é um tipo de graduação stricto senso, seja: mestrado profissional ou mestrado acadêmico, o indivíduo é nomeado como mestre, após concluir sua pós graduação de mestrado.
O tipo textual dissertativo é aquele em que o autor se propõe a apresentar um determinado tema ou assunto, posicionando-se sobre ele, baseado em uma argumentação consistente, com avaliações, justificativas, conceitos e exemplos.
Qual o objetivo da conclusão na elaboração de uma dissertação?
Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A dissertação argumentativa, principal modalidade textual solicitada nas provas de redação de concursos e vestibulares, tem, na boa conclusão, grande parte da sua eficiência.
Nessa modalidade textual, o objetivo do texto é convencer/persuadir o leitor a acatar os pontos de vista do autor a respeito de determinado assunto. Nesse sentido, o autor deve selecionar, organizar e relacionar argumentos em defesa de seu ponto de vista.
Ela deve conter uma exposição precisa do objeto da dissertação, uma descrição do conteúdo da própria dissertação, eventuais particularidades na abordagem do tema — dificuldades encontradas, por exemplo — e uma antecipação de quais serão as conclusões do trabalho.
Ele é um curso que aprofunda conhecimentos da graduação, tendo como objetivo ampliar e pesquisar sobre determinado assunto acadêmico e estimular a reflexão teórica. Em princípio é indicado para os profissionais que queiram lecionar e crescer no meio acadêmico como pesquisador e professor.
Além da oportunidade de dar aulas em nível superior, fazer mestrado é uma ótima forma de melhorar sua remuneração. Ao ter um diploma de mestre, você tem acesso a boas oportunidades que pagam um salário muito maior.
Com o título de mestre já é possível dar continuidade a sua carreira acadêmica, podendo se tornar professor ou pesquisador universitário. E o mestrado também é importante para quem quer seguir no mercado de trabalho. Isso porque, cada vez mais, as empresas valorizam profissionais com alto níveis de qualificação.
O MP pode ser entendido como um título final, que objetiva imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar, o que também não o impede de ingressar em um doutorado.
Quantos objetivos específicos deve ter uma dissertação de mestrado?
Assim, o objetivo geral é a resposta para o seu problema. Enquanto os objetivos específicos, por sua vez, dizem respeito aos caminhos para responder a esse problema de pesquisa. São os passos da pesquisa rumo a esta resposta. Sendo assim, o mais comum é que um estudo tenha três objetivos específicos.
a) objetivo geral: refere-se à mudança que se pretende alcançar com o projeto; é, por isso, uma afirmação sobre os resultados esperados da intervenção e aponta uma direção ao projeto.
No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar. Para quem busca o primeiro emprego, vale a mesma lógica, destaca a Catho.
O que colocar no objetivo de um trabalho acadêmico?
Deve conter, de forma concisa, os objetivos gerais e específicos do trabalho, ou seja, as hipóteses que se quer demonstrar, os dispositivos que se quer montar, os compostos que se deseja sintetizar, as idéias que se deseja corroborar ou refutar, etc.