Isca raticida, ração para aves e bovinos, alimento para pássaros, flores para ornamentação, produção de mel e fabricação de sabonetes e velas, são algumas das várias utilidades do Girassol.
O principal interesse da produção agrícola do girassol é para a extração do óleo, considerado, dentre os óleos vegetais, como um dos óleos de melhor qualidade nutricional e organoléptica (aroma e sabor). Além disso, a massa resultante da extração do óleo rende uma torta altamente protéica, usada na produção de ração.
As cores das suas pétalas simbolizam calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo energia positiva e alegria. Uma passagem da Bíblia nos ensina que assim como o girassol segue o sol, nós devemos seguir a luz de Deus e permitir que a sua glória brilhe em nossas vidas.
Um deles é a felicidade; suas pétalas amarelas indicam lealdade, calor e entusiasmo, pois transmitem a energia e vitalidade do sol. Também em relação ao sol, o girassol simboliza adoração, pois seu miolo remete a uma cabeça que presta culto ao sol, sempre direcionada a ele.
A semente de girassol faz bem para quem tem níveis elevados de colesterol devido à sua composição ter ômega-6, ômega-9 e vitamina E, elementos que evitam a fixação desta gordura nas paredes das artérias e, consequentemente, previnem acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.
Cuidado na hora de escolher o ÓLEO DE GIRASSOL [DICA #63] 🌻👈
Para que serve o girassol?
A semente de girassol é rica em gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes, que ajudam a combater a prisão de ventre, a prevenir doenças cardiovasculares, como pressão alta ou infarto, além de ainda ajudar na perda de peso.
O Antigo Testamento descreve o girassol como uma flor que segue o sol, lembrando-nos que devemos seguir a Deus. Nos Salmos, Deus é comparado ao sol, sendo a fonte de vida e luz para nós. O girassol também é um símbolo de fé e serviço a Deus.
O coração amarelo costuma ser usado junto com o girassol (🌻) e tem como objetivo alegrar um tweet ou mensagem. “Um amigo leu que era a cor da amizade e entre nós usamos esse coração”, diz Ruiz.
Quem não sabe agradecer é porque não reconhece o que viveu durante o dia. Se lembre que o caminho não acabou. O girassol não morreu. Apenas descansa para recuperar as energias e enfrentar um novo desafio, uma nova meta, um novo dia.
O girassol é uma flor exuberante com um profundo simbolismo. Associado à força e ao equilíbrio, ao amor e à felicidade, acompanha o movimento do sol e irradia energia e vitalidade.
A metáfora do girassol indica que devemos encarar a vida como essa flor. Dar as costas para a sombra e se voltar para a frente, para o sol, a luz. Mesmo em dias nublados, a flor procura o sol se volta para ele.
Na sabedoria popular, os tons amarelados e alaranjados da flor do girassol o tornam uma planta associada à felicidade, energia, alegria e vitalidade. No amor, ele frequentemente simboliza respeito e honestidade, enquanto nas amizades, representa a lealdade. Em algumas culturas, o girassol também é símbolo de coragem.
Em alusão a esse comportamento da natureza, o girassol foi escolhido como símbolo da campanha Na Direção da Vida – Depressão sem Tabu, iniciativa do movimento mundial Setembro Amarelo, que tem o objetivo de abrir o diálogo e alertar a sociedade sobre o tema.
🌻 🌻🌻 Aí está a sua primeira lição: a HUMILDADE. Se você quer ser grande, primeiro é preciso cultivar a humildade, olhar as tuas raízes e reconhecer a tua origem.
A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse. E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.
Para Clície, apenas o sol, representando sua paixão por Apolo, importava. Ela passou a acompanhar todo o seu percurso, desde o nascer até o crepúsculo. Assim, seus pés se enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua própria haste, voltada sempre para o sol, recebeu o nome de girassol.
O uso do cordão de fita com desenhos de girassóis foi instituído por lei como símbolo nacional de identificação das pessoas com deficiências ocultas, aquelas que não podem ser observadas de imediato, como é o caso da surdez, Transtorno do Espectro Autista (TEA), algumas deficiências intelectuais, entre outras.
Além disso, o girassol certamente traz as bênçãos do nosso amado Sol. Ele é muito muito usado nos rituais de prosperidade. É uma planta consagrada ao Deus Grego Apolo, a divindade solar. Para você aproveitar ao máximo as energias dessa flor, aprenda com a Benzedeira alguns rituais, banhos, defumação e chás de girassol.
E há outra particularidade no girassol que poucos sabem: Quando não há sol e ele se encontra fechado numa sala escura com outros girassóis, ele se volta para o girassol mais próximo. E a proximidade dos dois os ajuda a viver por mais tempo ao compartilharem a energia do sol guardada por cada um.
O girassol apresenta a curiosa capacidade de girar no sentido do sol, o que é chamado de movimento heliotrópico ou heliotropismo, e é também a característica que deu o nome à planta.
Foi sancionada a lei (Lei 14.624) que formaliza o uso nacional da fita, cordão ou colar com desenhos de girassóis como identificação de pessoas com deficiências ocultas, ou seja, aquelas que podem não ser percebidas de imediato.