Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
O objetivo inicial do rádio era substituir o telégrafo com uma tecnologia melhor e mais rápida, mas foi muito além disso. Em 15 anos desde sua invenção, o rádio já tinha sido adotado pela maioria das frotas marítimas do mundo. Em 1920, começaram as primeiras transmissões de rádio para entretenimento.
Desde sua invenção, o rádio caracteriza-se como veículo de grande alcance, interatividade e influência, desempenhando um papel fundamental no lazer, na informação e na formação de opinião das pessoas.
A rádio promove a participação de toda a comunidade escolar, estimulando a troca de experiências, a pesquisa, o debate e a busca por soluções dos problemas enfrentados no espaço escolar e no ambiente em que a escola está inserida.
MINUTOS COM DEUS - Qual o objetivo dos programas da Rádio Menorah?
Qual objetivo da rádio?
Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
Os rádios comunicadores fornecem comunicação instantânea e em tempo real entre os membros da equipe, permitindo uma troca rápida de informações sem a necessidade de discar números de telefone ou esperar por respostas.
Além de ser uma fonte confiável de informações, o rádio é uma valiosa fonte de entretenimento. Música, programas de entrevistas, debates e programas culturais são apenas algumas das opções oferecidas pelas rádios comunitárias.
Levar a rádio para dentro da escola e da sala de aula pode fazer muito para a aprendizagem, estimulando as estruturas mentais e aguçando a criatividade do professor e dos alunos.
Já os brasileiros se orgulham de que o rádio foi inventado pelo padre gaúcho Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 1862. Em 1893, Landell inventou um aparelho que recebia a voz humana, sem a utilização de fios condutores. Sua primeira experiência ocorreu em São Paulo, naquele mesmo ano.
Apesar do potencial, no início, o rádio ainda tocava em caráter experimental e começou a se popularizar na década de 1930. Principalmente após a sanção de uma lei, pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1932, que autorizava a transmissão de propaganda pelas emissoras.
Para que serve o rádio? Atualmente, o elemento rádio não possui muitas aplicações em razão da alta emissão de radioatividade. No entanto, durante muito tempo, esse elemento foi amplamente empregado na medicina, em cosméticos e em tintas luminescentes, como aquelas utilizadas em relógios.
Assim, a radiocomunicação é um dos fatores principais na atualidade empresarial, visto que é um recurso que auxilia na comunicação rápida entre os mais diversos setores e funcionários, garantindo um melhor desempenho nas demandas e atividades.
Por que o rádio é um importante meio de comunicação?
O rádio faz parte do cotidiano das pessoas, especialmente em um país continental como o Brasil, tornando-se um companheiro de todas as horas e um importante meio de informação, entretenimento e uma poderosa ferramenta de combate às notícias falsas.
O rádio criou moda, estimulou debates, transmitiu informações, reduziu a distância entre pessoas, entre países. E se mostrou um poderoso instrumento de propaganda política.
Qual a importância do rádio para a cultura brasileira?
O rádio se tornou um instrumento de integração social, proporcionando um repertório comum de informações, músicas e fantasias para as pessoas. Além de entreter, o rádio também teve um papel importante na criação de moda e na estimulação de debates sobre diversos assuntos.
No caso do Brasil, o Rádio era o meio de comunicação perfeito para a época: ajudava a superar as longas distâncias, chegando a locais remotos e de difícil acesso.
O rádio (geralmente na forma de cloreto de rádio) é usado em medicina para produzir o gás radônio, usado para o tratamento do câncer; Uma unidade da radioatividade, curie, se baseia na radioatividade do rádio-226; Hoje a grande maioria das pessoas que tem câncer necessitam do medicamento à base desse metal.
Mesmo com avanços tecnológicos e o surgimento de novas mídias, as rádios regionais desempenham um papel importante na promoção da cultura local. O estudo ressalta a contribuição da rádio para a promoção da cidadania e fortalecimento da democracia, levando informação e entretenimento mesmo aos locais mais remotos.
Além de proporcionar a comunicação imediata (ao contrário do celular, que depende de um sinal), o rádio comunicador está conectado a uma antena e a transmissão de dados ou voz se inicia de forma instantânea.
O uso das ondas de rádio é focado nas telecomunicações, e elas podem ser utilizadas em gps e radares devido a sua natureza eletromagnética. As características da onda eletromagnética são: amplitude (A), comprimento de onda (λ), frequência (f) e velocidade (v).
O rádio é o osso mais lateral, enquanto a ulna é o osso mais medial do antebraço. Esses ossos são especialmente adaptados para possibilitar os movimentos únicos do membro superior, como a supinação e a pronação.